Autor Tópico: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal  (Lida 20614 vezes)

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 16:28 »
Certo, mas eu fiz isso e tive que dar downgrade no meu Kernell, já que o vídeo não abria mais quando iniciava o Ubuntu com a nova versão.
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 16:52 »
Bah... Então acho que o melhor no teu caso vai ser aguardar o Ubuntu 13.04 e ver se esses problemas acabam, porque pelo visto nem o 12.04 nem o 12.10 se encaixam nessa máquina. Ou tenta segurar com o 10.04 até abril, depois instala o 13.04 e vê aí o que acontece.

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #17 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 18:48 »
Acho que o jeito é esse, infelizmente essa linha da HP parece que não suporta bem o Ubuntu. Vou fazer uma limpeza completa e repassar a pasta para ver se muda algo, mas duvido muito que seja isso.

Valeu a todos!
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #18 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 21:50 »
Bom, ninguém perguntou mas sempre acaba tendo alguém atrás de uma resposta sobre esses tópicos. O resumo da ópera é esse:

Tenho um HP G42-373BR. Nele vem a placa ATI HD 6370, que pelo visto é famosa por seus problemas de compatibilidade com o Ubuntu nas versões recentes. Para solucionar a questão de superaquecimento a solução foi instalar o Ubuntu 12.04 LTS e instalar o driver proprietário da ATI RADEON, a aterceira opção dos adicionais, isso deixa a placa bem configurada com a versão e não cria maiores problemas. A questão foi que após tudo isso o note continuava bem quente. A solução final foi instalar o software Jupiter, em uma googada vocês acham facilmente, e colocar a opção de otimizar a bateria.

Resolvido, tudo começou a funcionar em temperatura normal e sem perda de desempenho aparente.

Obrigado a todos!
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #19 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 22:03 »
A solução final foi instalar o software Jupiter, em uma googada vocês acham facilmente, e colocar a opção de otimizar a bateria.

Resolvido, tudo começou a funcionar em temperatura normal e sem perda de desempenho aparente.

Ótimo  :D
Sério... Eu já tava apavorado aqui... Seria esse o primeiro computador "Windows-only" que eu conheceria na minha vida? Mas deu pra ver que não - mais uma prova de que o Ubuntu é para todos  :D

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #20 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 23:20 »
Uma sugestão é entrar no Synaptic e procurar pelo Kernel 3.5. Talvez esse superaquecimento seja coisa do Kernel 3.2.x.

Synaptic ou Central de Programas mesmo, mas o repositório de backports tem que estar habilitado. Na Central de Programas mesmo, vá no menu Editar -> Canais de Software, vai abrir uma janela, na aba Atualizações deixe selecionado o quarto repositório, "Atualizações não Suportadas (precise-backports)". Tem q atualizar, abra o terminal e digite sudo apt-get update, ou abra o Gerenciador de Atualizações mesmo, e faça atualização do sistema. Depois procure lá na Central o kernel 3.5.

Mas pode ser que dê problema aí para vc, não dê compatibilidade entre o driver e o kernel.

Vc tentou trocar a placa de vídeo ativa? A outra pode ser que esquente menos, por ser mais simples. Veja VGAswitchroo. Vc troca as placas pela linha de comando.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 17:35 »
Colocar Kernel 3.5 nessa placa pelo visto é um péssima ideia. Dei uma lida em uns fóruns gringos e muita gente teve problemas semelhantes com a linha ATI 6000. Até agora o que consegui rodar ela direito é no Uubuntu 12.04 com Kernel 3.2, espero que resolvam a situação dessas placas pro 13.04, mas vamos aguardar. Quanto a mudar para a placa mais fraca, não vi muita vantagem. O desempenho do note cai e aquece praticamente a mesma coisa. O negócio é que esses notes da HP esquentam muito mesmo, não tem muito jeito de deixar 100%. Enfim, muito obrigado à todos!
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline eduslack

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #22 Online: 13 de Fevereiro de 2013, 00:06 »
Eu tenho esse aparelho. E depois perder um bom tempo tentando instalar o driver proprietário no Ubuntu 12.10 e 13.04, tive que voltar para o 12.04. O meu problema agora é que alguns jogos que comprei no Steam da Valve requer um componente atualizado que só é encontrado nas versões mais recentes dos drivers da AMD. Nem mesmo o driver experimental que o Ubuntu diz ter para essa placa funciona com o Ubuntu 12.04. Entrei em contato com o suporte da AMD e segundo eles por existirem várias versões do Linux, eles não dão suporte para o mesmo.

O jeito é esperar.   >:(

Offline jersobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #23 Online: 05 de Junho de 2013, 01:39 »
Nada de esperar! http://www.thefanclub.co.za/how-to/ubuntu-amd-catalyst-install
Habilitei novamente meus drivers híbridos!