Autor Tópico: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal  (Lida 20618 vezes)

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Online: 09 de Fevereiro de 2013, 17:20 »
Olá a todos, estou com a seguinte dificuldade com o Ubuntu 12.10

Tenho note Hp

HP G42-373BR
MD Vision Premium Turion II
4GB
500GB
Placa de Vídeo de 512MB ATI RADEON HD 6370
Windows 7 x64

Com o Windows o processamento e o uso da placa gráfica variam de acordo com o uso, então quando faço tarefas simples o note esquenta pouco e quando jogo algo pesado ele fica muito quente.

Meu problema é que depois que instalei o Ubuntu 12.10 ele fica sempre quente, igual a quando jogo Diablo 3, por exemplo.

Tentei instalar os Catalyst e o Legacy, mas quando vou logar após a instalação meu Unity não inicia mais. Ouvi dizer que isso poderia resolver, mas quando instalo algum deles não consigo nem usar o Ubuntu.

Alguém sabe o que posso fazer?
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 17:43 »
O Ubuntu está tentando rodar todos recursos gráficos por meio de software e não usando os recursos gráficos da sua placa de vídeo. Vc terá que instalar o driver proprietário da placa de vídeo, procure por driver na busca do Unity, ou chame ele pelo terminal, o comando é jockey-gtk. Vai abrir uma janela com opções de drivers disponíveis. Esse é o melhor método e mais fácil de instalar drivers proprietários no Ubuntu.

Nos dê a informação que esse comando retorna:

sudo lshw -C video
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 18:05 »
Aqui está o resultado do comando.

michel@Michel:~$ sudo lshw -C video
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: RS880M [Mobility Radeon HD 4200 Series]
       fabricante: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI
       physical id: 5
       informações do barramento: pci@0000:01:05.0
       versão: 00
       largura: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=radeon latency=0
       recursos: irq:18 memória:d0000000-dfffffff ioport:7000(tamanho=256) memória:f1300000-f130ffff memória:f1200000-f12fffff
  *-display
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Robson CE [AMD Radeon HD 6300 Series]
       fabricante: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       versão: 00
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=radeon latency=0
       recursos: irq:44 memória:e0000000-efffffff memória:f0200000-f021ffff ioport:3000(tamanho=256) memória:f0220000-f023ffff


No caso meu Note opera com duas placas de video, uma de baixo desempenho (4200) e a de alto (6370).
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 18:11 »
A lista de drivers que você se refere é esta?

Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 18:53 »
É isso mesmo, esqueci que as coisas mudaram no ubuntu 12.10.

Escolhe a terceira opção, fglrx-updates.

Não entendi o q vc falou, duas placas de vídeo? Digite lspci no terminal para eu tirar uma dúvida. Não tenho muita experiência com esse tipo de hardware.

Uma coisa importante, vc está com o sistema atualizado?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 18:56 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 19:11 »
Sim, meu sistema está sem nenhuma atualização pendente. O que eu quis dizer é que meu note tem duas placas de vídeo, ambas da AMD. Ele usa cada uma de acordo com minha escolha no Windows, geralmente na bateria a mais fraca e na fonte a mais forte. Aqui no Ubuntu ele parece que roda sempre no talo.

Eu já tentei instalar o driver próprio da AMD, o Catalyst, mas não funciona nem a pau!! Quando dou login depois da instalação ele abre somente meu papel de parede, daí preciso sempre reverter a instalação...

Tem alguma ideia do que posso fazer??
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 19:26 »
Sim, meu sistema está sem nenhuma atualização pendente. O que eu quis dizer é que meu note tem duas placas de vídeo, ambas da AMD. Ele usa cada uma de acordo com minha escolha no Windows, geralmente na bateria a mais fraca e na fonte a mais forte. Aqui no Ubuntu ele parece que roda sempre no talo.

Eu já tentei instalar o driver próprio da AMD, o Catalyst, mas não funciona nem a pau!! Quando dou login depois da instalação ele abre somente meu papel de parede, daí preciso sempre reverter a instalação...

Tem alguma ideia do que posso fazer??

Mas vc instalou essa opção da imagem q vc postou? O fglrx-updates? Ou vc quando instalou, fez de outro jeito, foi lá no site da AMD e baixou os drivers? Explica melhor, seja mais claro.

O pessoal costuma instalar as coisas como se fosse no windows, indo lá no site para baixar driver, e não leva em conta a compatibilidade do driver com a placa e nem com o kernel Linux. O melhor jeito é pelo que vc postou, lá na imagem.

O seu notebook está sempre funcionando no talo mesmo, parece que não há suporte no Linux ainda à esse tipo de configuração, de duas placas gráficas. Veja VGAswitcheroo – Tópico Definitivo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 19:49 »
Amigo, na imagem que postei ele está como ficou quando instalei o sistema.

A instalação do Catalyst eu fiz de acordo com este site https://launchpad.net/~andrikos/+archive/ppa/+sourcepub/2909374/+listing-archive-extra
 Que o caso é mais ou menos o meu, mas quando termino de fazer tudo ele não abre mais nada no sistema!!

Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 19:55 »
Amigo, na imagem que postei ele está como ficou quando instalei o sistema.

A instalação do Catalyst eu fiz de acordo com este site https://launchpad.net/~andrikos/+archive/ppa/+sourcepub/2909374/+listing-archive-extra
 Que o caso é mais ou menos o meu, mas quando termino de fazer tudo ele não abre mais nada no sistema!!

Deixa ver se entendi, então continua na primeira opção, "Utilizando X.Org X server... (open source, testado)" ?

Então, mas vc tem que instalar por lá, pela janela do Canais de Software, é só trocar a opção da linha "open source, testado" para "fglrx-updates", da primeira para a terceira opção. Eu ainda não entendi se vc tentou fazer isso, dá algum problema em fazer isso?

Esse link q vc postou acho q não tem nada a ver com o seu problema, lá tá constando só coisas relacionas ao X.org e Intel.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 20:02 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 20:14 »
Deculpe a demora, mas fiz exatamente o que você disse. Iniciando pela 3ª opção a rotação do cooler parece reduzida em relação à primeira. O problema é que com ela abre a tela de login normalmente, mas quando coloco minha senha abre somente o papel de parede, consigo acessar o terminal pela tecla de atalho, só isso. Alguma ideia?

Outra coisa que notei agora é que no Ubuntu minha bateria voa!! Não dura nem metade do que dura no Windows.

E ME DESCULPE, POSTEI O LINK ERRADO!! O QUE FIZ FOI ISSO:

http://askubuntu.com/questions/205112/ubuntu-12-10-amd-intel-hybrid-graphics-not-working

« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2013, 20:16 por mimarechal »
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 20:30 »
Deculpe a demora, mas fiz exatamente o que você disse. Iniciando pela 3ª opção a rotação do cooler parece reduzida em relação à primeira. O problema é que com ela abre a tela de login normalmente, mas quando coloco minha senha abre somente o papel de parede, consigo acessar o terminal pela tecla de atalho, só isso. Alguma ideia?

Outra coisa que notei agora é que no Ubuntu minha bateria voa!! Não dura nem metade do que dura no Windows.

E ME DESCULPE, POSTEI O LINK ERRADO!! O QUE FIZ FOI ISSO:

http://askubuntu.com/questions/205112/ubuntu-12-10-amd-intel-hybrid-graphics-not-working


Nossa cara, vc seguiu a primeira reposta do link, que pedia instalar:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential cdbs fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++6
sudo apt-get install dkms libqtgui4 wget execstack libelfg0 dh-modaliases
sudo apt-get install linux-headers-generic xserver-xorg-core libgcc1

e várias outras coisas, foi isso?

Sempre que for instalar coisas no Ubuntu, escolha a opção nativa do sistema, como a do Canais de Software (ou o jockey-gtk para versões mais antigas do Ubuntu), da imagem q vc postou. Deixe essas soluções para depois, se não der certo as soluções nativas.

Agora a gente tem um problema, não sabemos se por conta das alterações que vc fez anteriormente está afetando a instalação que vc acabou de fazer.

Estou vendo aqui com calma, parece que o cara que fez a questão no AskUbuntu fez o mesmo q vc, e ainda deu o mesmo resultado que está dando aí, só papel de parede.

O jeito é esperar alguém com experiências nessas placas, não vou poder ajudar muito...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 20:31 »
Lendo aqui na internet o que eu entendi é que o Ubuntu ainda não suporta nenhum driver de video híbrido, como é o meu caso. Mas será possível invalidar a placa mais fraca e instalar corretamente a 6370?
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 20:36 »
Lendo aqui na internet o que eu entendi é que o Ubuntu ainda não suporta nenhum driver de video híbrido, como é o meu caso. Mas será possível invalidar a placa mais fraca e instalar corretamente a 6370?

Pelo o que eu andei lendo, o Ubuntu como qualquer Linux não suporta a troca automática de placas, mas dá sim para instalar pelo menos uma e sair usando. Não precisa invalidar a outra, ela está simplesmente em stand-by, esperando o sistema chamar ela para o trabalho.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mimarechal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Olá!
    • Ver perfil
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 15:18 »
Bom, continuei estudando meu caso e descobri uma coisa:

O Ubuntu 12.10 não dá suporte para nenhuma placa da linha ATI HD 6000. Ou seja, quem tiver encontrando o mesmo problema com uma placa dessa linha pode voltar para o Ubuntu 12.04, como eu fiz.

Agora estou com o 12.04 e com a placa instalada direitinho. Catalyst tá funcionando numa boa e as questões quando aos drivers foram todas resolvidas.

O problema é que meu note continua aquecendo demais!! Enquanto estou vendo vídeos no Youtube, mesmo em qualidade baixa, a temperatura da CPU fica na casa dos 90º. Se encostar na saída de ar do note você sai de mão queimada. Eis a nova questão, existe alguma forma de resolver o superaquecimento do Ubuntu? Quero deixar claro que isso acontece somente no Ubuntu, no Windows 7 o note aquece muito menos, então não é um caso de fazer a limpeza e aplicar pasta térmica, mas sim algum bug existente no Ubuntu.

Dei uma lida que isso pode ser um pau no Kernell, mas não me sinto muito a vontade de alterá-lo. Se alguém puder dar um auxílio seria de grande ajuda!!!

Essa é a temperatura atual do meu note, note que tem aberto somente o youtube!!

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, 16:19 por mimarechal »
Eu sou quem sou, porque somos todos nós

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: HP G42-373BR Esquentando muito mais do que o normal
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2013, 15:39 »
Uma sugestão é entrar no Synaptic e procurar pelo Kernel 3.5. Talvez esse superaquecimento seja coisa do Kernel 3.2.x.