Autor Tópico: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?  (Lida 7603 vezes)

Offline Rodrigo Elutarck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Comprei um tablet da DL (Empresa Brasileira sediada em Santa Rita do Sapucaí -MG) do modelo "3D Max View"
Descrição do produto pela empresa:
Android 4.0 (...), novo processador Cortex A9 de 1.2GHz mais uma GPU dedicada para aceleração de hardware, 8GB de memória e possibilidade de expansão por cartões microSD de até 32GB.
Tela capacitiva de 7 polegadas de alta sensibilidade, 1GB de memória RAM, saída HDMI fullHD para visualizar o conteúdo do tablet na TV e muito mais.

Eu possuo um notebook com o ubuntu 12.04.1, sendo ele um DELL Vostro 1000, 1GB de RAM, AMD Sempron 3600+, 32bits (sei que é antigo e o ubuntu esta dando uma sobre vida imensa para ele, se ele estivesse com o "Janelas" do tio bill, já teria que ter jogado fora).

Para minha surpresa o note não reconheceu o dispositivo, quando tentei ele ou não mostrava nada ou mostrava como um dispositivo de musica e abria o Rhythombox.

Gostaria de configurar o ubuntu para reconhecer o android 4.0, já que procurei pela web, e os sistemas Linux costumam não ver o android 4.0, havia um tópico semelhante sobre isso para o Sansung Galax, como não entendi nada estou buscando ajuda aqui.

Offline Rodrigo Elutarck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2013, 22:30 »
http://orgulhogeek.net/2012/06/11/android-como-sincronizar-musicas-entre-android-e-ubuntu/

O link acima é de um artigo que mostra como sincronizar musicas entre um PC com Ubuntu e o android, é isso que ocorre quando conecto o Tablet no Notebook, mas não quero transferir somente musicas quero também transferir livros que baixei e imagens e outros tipos de arquivos.

Continuo com a pergunta o que devo fazer para que o Ubuntu, veja o sistema do tablet e eu possa transferir outros tipos de arquivos?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2013, 22:35 »
Já Sincronizei iPod Nano com Ubuntu..! Ative nas configurações de conexão do Android, e selecione para ==> USB Mass Storage Device - Armazenamento em Massa - Armazenamento USB

Offline Rodrigo Elutarck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2013, 22:59 »
Não encontrei ou não tem o USB Mass Storage Device, tem as opções

# USB debugging

# Media Transfer Ptotocol (MTP)

# Install Drive

A unica opção que faz alguma coisa é a do meio e é somente o que citei acima sobre musicas, na parte de configurações tem:

USB storage

Scan USB Storage

Poderia ser o MTP no Ubuntu?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:33 »
Creio que sim..! Teste..?

Offline Rodrigo Elutarck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:40 »
Continuei pesquisando (não encontrei a pagina com o passo a passo para mudar os MTP) e acredito que os fabricantes fazem desta forma para proteger o hardware, que é feito sobre medida para o OS Android X.X, pois se instalar qualquer outro OS o mesmo não teria um funcionamento adequado.

Se um PC, não ver os arquivos fica difícil (não impossível), de um usuário sem conhecimento danificar ou formatar o OS. Por isso no manual deste e de outros, a preferencia é para o envio de arquivos via terceiros como pendrive, micro SD ou Drop Box (serviço de arquivos nas nuvens). Como optei por um tablet que tem entradas: mini-USB, USB, HDMI e micro SD, acredito que estou com sorte, já que os demais tables a transferência de arquivos é principalmente PC => micro SD => tablet eu tenho mais opções de escolha. Estou transferindo arquivos via pendrive conectando na entrada USB.

Mas continuo procurando uma forma de mudar o MTP no Ubuntu, e ter acesso aos arquivos do OS Android 4.0, assim que conseguir posto aqui.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:11 »
Mas continuo procurando uma forma de mudar o MTP no Ubuntu, e ter acesso aos arquivos do OS Android 4.0, assim que conseguir posto aqui.

Ola

Dei um google para => Ubuntu mtp android e "voilá:"

http://bernaerts.dyndns.org/linux/247-ubuntu-automount-nexus7-mtp

... acredito que os fabricantes fazem desta forma para proteger o hardware, que é feito sobre medida para o OS Android X.X, pois se instalar qualquer outro OS o mesmo não teria um funcionamento adequado.

Não é bem assim no Android. Apesar de trechos dos programas serem proprietários, o código é livre e o kernel também, logo basta se logar no Android como root e tudo é possivel. ( não vale a pena por perder a segurança, mas sabendo fazer....)


[]'s

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04.1 não vê Tablet com android 4.0 como posso transferir arquivos?
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2013, 00:53 »
Amigo, talvez você já tenha resolvido pois já fazem mais de 15 dias que não se posta mais nada neste tópico.

De qualquer forma, vai aí o que eu fiz. O meu tablet é diferente do seu (é um Samsung) mas roda o mesmo Android (mais especificamente, o 4.0.4).

No começo eu tinha o mesmo problema que você e resolvi assim:

  • no tablet, entre em Configurações. Se não souber como, é simples:
    • dê um toque naquele quadrado com 16 quadradinhos que tem no canto superior direito da tela principal.
    • Depois, toque em "Configurações"
  • toque em "Armazenamento"
  • no canto superior direito tem um ícone com 3 barras horizontais. Toque nele.
  • clique na opção "conexão USB do PC" (no meu, é a única opção)
  • tem 2 opções. Escolha  "Dispositivo de mídia (MTP)"

A partir daí, quando você conectar seu tablet na USB, o Ubuntu vai percebê-lo como um pendrive.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1