Autor Tópico: Ubuntu e Ati Xpress 1100  (Lida 2870 vezes)

Offline d-kin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu e Ati Xpress 1100
« Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:22 »
Gostaria de uma explicação de algo:
Tenho um note acer aspire 5050 (e velho eu sei) mas o fato é que eu rodo nele ubuntu 10.xx  - Tenho o Compiz rodando de boa, com tudo que tem direito. Instalei o ubuntu 12.xx - o Compiz roda de boa, também com tudo que tem direito. Mas o Ubuntu 11.xx o Compiz não roda, fiz tudo que achei na net. Tudo devido a suporte da placa agora AMD ATI Xpress 1100 nos kernel....  E também não cossegui rodar o compiz no Debian 6!
Então qual é o motivo do Compiz rodar no ubuntu 10.xx , 12.xx , rodar no mandriva 9, 10 e não rodar no ubuntu 9.xx ou debian 6?
No Meu note o ubuntu 10.xx roda legal com o compiz sem gastar muitos recursos, mas no 12.xx o consumo de recursos ta maior, este seria o motivo que eu queria rodar o ubuntu 11.xx neste note, mas gostaria das frescuras do compiz...  mas pelo que vi ,e tudo que fiz, vou ter mesmo e que ficar com o ubuntu 12.xx, mas se alguem puder comentar o fato....

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Ati Xpress 1100
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2013, 15:29 »
nao entendi nada :)

Sua placa nao e mais suportada com o driver proprietario desde a versao 10.04, ou seja, ate a versao 9.10 do ubuntu, sua placa era suportada com o driver da Ati, mas foi descontinuada por causa do novo X server em que a Ati resolveu nao dar mais suporte e deixar o pessoal na mao.

A partir da versao 10.04 ha somente o driver da comunidade para a sua placa, aquele que ja vem pre instalado no seu ubuntu.

Algumas dessa serie de radeons 9000 e Xpress tem um suporte melhor do que outras, isso depende do trabalho da comunidade em cima de cada modelo, ja que a ati nao revela as especificações das placas para que a comunidade faça os drivers, nao sei se isso mudou com o passar do tempo, mas se ela estiver contribuindo e somente para as placas mais novas.

Com a chegada do unity a partir da 11.04 em diante muitas delas deixaram de rodar o compiz, sendo o unity relativamente mais pesado do que a interface gnome 2 classica.

O ubuntu 11.04 nao tem mais suporte a atualizaçoes de segurança e o proximo sera o 11.10 entao pra que ficar com a versao mais antiga se a versao de longo prazo a LTS vai ter suporte de 5 anos e esta funcionando?

Coloque o 12.04 na sua maquina, mas o desempenho para aplciativos 3D como games por exemplo, pode nao ser dos melhores, ou use o 9.10 com aceleração 3D plena. O debian e outras distros passaram pelo mesmo processo, ja que o suporte foi encerrado pela fabricante e nao pelos desenvolvedores.

Instalar usando o Envy, vc precisa ter os repositorios de softwares habilitados e funcionando mudando a sua sources list mudando para os "old releases".

Instalando a sua grafica: (para usuarios 8.04 ate 9.10)<===

Modo 1 --> Com o Envy modo texto

control+alt+f1   ===> entra no modo texto     
                                                                                                               
sudo apt-get update  ==>faz update dos pacotes

sudo su      ===> tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

/etc/init.d/gdm stop   ===> desabilita a parte grafica para que o driver seja instalado sem nenhuma interferencia

apt-get install envyng-core   ===> instala o pacote envy

envyng -t    ===> executa

escolha as opções do instalador (1,2,3) e escolha o driver que tem o sinal de mais "+" que e o mais recomendado

e so seguir os passos do instalador, no final vc vai reiniciar a maquina e o driver vai estar instalado e habilitado.

Se quiser testar......esse e o metodo de isntalação mais facil....se ainda estiver funcionando...

Fonte: http://wiki.cchtml.com/index.php/9.4
         
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline d-kin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Ati Xpress 1100
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2013, 14:42 »
Valeu, agradeço a resposta! e  apos um tempão de luta ( 2 dais lendo tutorial e fazendo tudo que falavam ), consegui rodar o compiz de boa. estou com o ubuntu 11.04 rodando compiz+cairo dock open gl. e o recurso expose....  Era o bug que tem no 11.xx , que precisa fazer o esquema de desativar o unity, opengl, compose, etc e re-ativar eles.
So para desabafo....
Não quero usar o 12.10 , pois mesmo sem o unity, ele e pesado neste note e tem o lance do xdrp que não roda legal, sendo este que roda 100% no 11.04  e já não roda no 11.10 2 nos 12.xx (eu sei que tem outros meios de acessar a area de trabalho...)
Neste note velho estou rodando o win 7 , mandriva 2010 e ubuntu 11.04  agora. (vou remover o mandriva embora ele tenha la no compiz dele efeitos que não tem no compiz do ubuntu...  também é outra coisa....) E no pc de casa rodo win 7, win 8 , mandriva 2010 e ubuntu 12.04.

Questão de suporte eu não importo, tem o google que ajuda bem, tem os fóruns que ajudam....  sou do tipo que só pergunto algo em um forum quando em ultimo caso....

Obrigado!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Ati Xpress 1100
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2013, 16:45 »
Sem duvida, apos a mudança vamos dizer que "drastica" de interface classica para o unity muita coisa deixou de funcionar, em alguns casos na epoca do 11.04 havia renderização direta ativa mas o compiz e o unity nao rodava com 3D, dentre inumeros problemas que houveram, inclusive com placas da Nvidia.

Quanto aos efeitos do compiz verifique no synaptic, pois muitos nao vem mais isntalados por padrao, inclusive na versao 12.10 poucos vieram habilitados, mas ha sempre a opção de usar a versao experimental do compiz com alguns pluguins a mais.

Na questao do suporte, eu digo nas atualizaçoes de segurança, mas vc pode fazer as atualizaçoes criticas manualmente se desejar, depende tbm para que vc vai usar a maquina, se e para uso pessoal ou outras pessoas vao usar e se ela nao vai se conectar a internet. Ha tbm a opção de usar a versao server do ubuntu 11.04 que tem suporte de 5 anos... vc poderia instalar o ubuntu desktop na versao server e usar ate o fim.

http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Ftakasobiestrona.wordpress.com%2Flinux%2Fsterowniki-dla-kart-ati%2Fsterowniki-dla-kart-z-ati%2F&hl=pt-BR&langpair=auto|pt&tbb=1&ie=UTF-8

Nao vi a sua placa listada mas...pode dar uma olhada sem compromisso, posteriormente tbm vc pode ver o repositorio Xupdates https://launchpad.net/~ubuntu-x-swat/+archive/x-updates e https://launchpad.net/~xorg-edgers/+archive/ppa
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 17:11 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997