Autor Tópico: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial  (Lida 241004 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:23 »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:27 »
Achei legal, só não sei se vai ter aceitação das empresas de Smartphones
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:31 »
Achei legal, só não sei se vai ter aceitação das empresas de Smartphones

Se der como instalar como os mods do Android já seria um bom começo.

O Firefox OS vai ser lançado este ano e é voltado para smartphones de baixo custo. Tem que saber o peso deste Ubuntu. Se rodar em aplicativos mais baratos, de entrada pode até ser, mas se pra competir no mercado de ponta, chega muito tarde (mais tarde ainda em 2014).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #18 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:36 »
Achei legal, só não sei se vai ter aceitação das empresas de Smartphones

Se der como instalar como os mods do Android já seria um bom começo.

O Firefox OS vai ser lançado este ano e é voltado para smartphones de baixo custo. Tem que saber o peso deste Ubuntu. Se rodar em aplicativos mais baratos, de entrada pode até ser, mas se pra competir no mercado de ponta, chega muito tarde (mais tarde ainda em 2014).

Pois é, tá chegando até depois do windows 8.

Não sei, acho q a Canonical tá arriscando muito. Vc pega o Ubuntu no desktop, tem tanta coisa para ser melhorada, acho q isso tudo é dar um passo maior que a perna.

Tem muita coisa para ser melhorada no Unity, tanto em correções de bugs como em usabilidade. No desktop é fácil usar o Unity, vc usa o teclado e acha rápido qualquer coisa, agora em um smartphone ou tablet...
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #19 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:42 »
Uma coisa que não me sai da cabeça, todos aplicativos do Ubuntu são orientados à menus, como vai ser em um tablet ou smartphone? Cara, teriam que adaptar uma porrada de aplicativos existentes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #20 Online: 02 de Janeiro de 2013, 16:43 »
Achei legal, só não sei se vai ter aceitação das empresas de Smartphones

Se der como instalar como os mods do Android já seria um bom começo.

O Firefox OS vai ser lançado este ano e é voltado para smartphones de baixo custo. Tem que saber o peso deste Ubuntu. Se rodar em aplicativos mais baratos, de entrada pode até ser, mas se pra competir no mercado de ponta, chega muito tarde (mais tarde ainda em 2014).

Também acho que chegou tarde, se levarmos em conta que nem o Windows Phone vingou, com todo o aparo financeiro da M$. o Ubuntu tem menos chance.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #21 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:10 »
Estava até bem animado, mas achei que iria sair já algum aparelho, para 2014 é meio tenso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #22 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:15 »
Uma coisa que não me sai da cabeça, todos aplicativos do Ubuntu são orientados à menus, como vai ser em um tablet ou smartphone? Cara, teriam que adaptar uma porrada de aplicativos existentes.

Ainda é muito cedo para falar alguma coisa, mas pelo menos podemos afirmar que tiveram coragem, pois já ouço a muito tempo usuários clamando pelo linux (não estou falando em android) em aparelhos móveis e ninguém até o momento teve coragem de tentar a não ser a Canonical agora.

O certo é que aplicativos para smartphones/tablets não serão os mesmos que para PCs, pois a forma de uso é outra, mas pelo que vi, caso a forma não mude muito, o HUD aceitará comandos de voz, então ameniza muito isso do uso dos menus.

Parece-me também que o sistema funcionará em aparelhos conhecidos como low-end, que curiosamente, também é o plano do Firefox OS.

Só nos restar esperar e acompanhar, mas dou meus parabéns a Canonical pela tentativa/iniciativa de portabilidade do linux para plataforma móvel.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 17:17 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #23 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:21 »
Tudo vai depender do marketing e dos desenvolvedores. Empresas interessadas provavelmente vão ter, mas o problema é fazer um produto final de qualidade, ou seja, nada de xing-lings. Acho que por isso o prazo ser tão grande (só em 2014), um projeto desses leva um bom tempo pra ser concebido, tem muitos detalhes a serem acertados. Só pelo vídeo dá pra ver que eles nem têm o telefone real ainda.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #24 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:23 »
Achei legal, só não sei se vai ter aceitação das empresas de Smartphones

Se der como instalar como os mods do Android já seria um bom começo.


Vc fala em rodar os apps do Android no Ubuntu phone? Mas aí vai estar usando uma máquina java para rodar eles né.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #25 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:25 »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #26 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:34 »
Tudo vai depender do marketing e dos desenvolvedores. Empresas interessadas provavelmente vão ter, mas o problema é fazer um produto final de qualidade, ou seja, nada de xing-lings. Acho que por isso o prazo ser tão grande (só em 2014), um projeto desses leva um bom tempo pra ser concebido, tem muitos detalhes a serem acertados. Só pelo vídeo dá pra ver que eles nem têm o telefone real ainda.

Segundo o texto desta fonte:

 http://www.blognerdegeek.com/2013/01/primeiros-dispositivo-com-ubuntu-os-chegam-em-2014.html

"...segundo o site The Verge, a Canonical possui alguns dispositivos de demonstração em Londres..."

Agora o grande problema será encontrar uma boa fabricante de telefones que tope o desafio. Nada de xing-lings que já começaria mal.

Isso aí é briga de gigantes: Android (google), iOS (apple) e win8 (Microsoft). Será que o Ubuntu terá chance nesse mercado, o lobby deixaria? Esse é o verdadeiro desafio, vencer o lobby dos gigantes.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #27 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:51 »
se for feito em multiplataforma,como no phonegap,é capaz de se rodar apps android em ubuntu phone,pois os aplicativos feitos com o phonegap usam html5,e seria fácil adaptar um desses a plataforma do ubuntu phone.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #28 Online: 02 de Janeiro de 2013, 17:53 »
Aqui um vídeo demonstrativo do telefone com o Ubuntu Phone OS:

http://www.theverge.com/2013/1/2/3828266/ubuntu-phone-os-hands-on
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2013, 18:21 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu para telefones e tablets - Tópico Oficial
« Resposta #29 Online: 02 de Janeiro de 2013, 18:11 »
Aqui também tem vídeo:

http://www.engadget.com/2013/01/02/ubuntu-for-smartphones/

Ai eu me pergunto, será que daria para instalar no meu Galaxy Nexus e aproveitar todo o hardware? Fiquei curioso.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!