Autor Tópico: [5.10]Ubuntu novo, problemas novos...  (Lida 6964 vezes)

Offline CORE_ZSUL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Online: 14 de Outubro de 2005, 16:48 »
Fala pessoal

Baixei ontem o Ubuntu 5.10 Final e instalei aqui.  Pois bem, estou com os seguintes problemas e gostaria que vocês me ajudassem:

1) Na inicialização do Ubuntu aparece a seguinte msg de erro -> "insmod: can't read '/lib/modules/2-6-12-9-386/initrd/vesafb.ko: No such file or directory

2) Tem como desistalar somente os componentes Base, Draw e Math do OpenOffice?

3) A taxa de download está horrível. Enquanto que no Hoary sempre baixava pelo apt-get em 27kb/s aqui no Breezy não passo de 8kb.  Foi um PARTO pra conseguir instalar tudo o que eu queria, foi preciso paciência de jó.  O que pode ser? O que fazer?

4) Tento abrir um arquivo .AVI no Real Player 10, mas invariavelmente aparece a msg de erro: The Player does not have capabilities to play back this content.  Já instalei todos os codecs possíveis e imagináveis. Alguma solução?


Desde já agradeço a ajuda.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:29 »
1) Esse erro é normal, desde que eu atualizei pro breezy na primeira vez (nem era versão preview ainda), começou a aparecer esse tipo de erro no boot que os americanos dizem que é porque o computador não tem suporte pra calcular a temperatura do cooler e tal... Nunca tive nenhum problema com isso.

3) Tem que entender que ontem MUITA gente instalou o Breezy e hoje MUITA gente tá atualizando ele... Fora os MUITOS outros que estão atualizando do Hoary pro Breezy pelo apt-get, o que causa congestionamento no servidor. Daqui a um mês no máximo tudo estará normalizado. Nada tem a ver com a velocidade da sua internet no breezy mas sim com os repositórios do apt-get.

4) Não é no Real Player que você vai conseguir abrir esse tipo de vídeo. Assumindo que você já seguiu a página de RestrictedFormats do Wiki do Ubuntu, você deve agora instalar o gxine (sudo apt-get install gxine) ou fazer com que o Totem use a base do xine ao invés do gstreamer (sudo apt-get install totem-xine). Agora use ou o Totem ou o GXine para abrir seu vídeo.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline CORE_ZSUL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:50 »
Testado e aprovado!!!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: [5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2005, 02:48 »
Citação de: "CORE_ZSUL"
2) Tem como desistalar somente os componentes Base, Draw e Math do OpenOffice?


Tem.

sudo apt-get remove openoffice.org-base
sudo apt-get remove openoffice.org-math

O Draw não da pra tirar senão você leva junto o Impress.


[]s

Offline CORE_ZSUL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: [5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2005, 03:45 »
Citação de: "LedStyle"
Citação de: "CORE_ZSUL"
2) Tem como desistalar somente os componentes Base, Draw e Math do OpenOffice?


Tem.

sudo apt-get remove openoffice.org-base
sudo apt-get remove openoffice.org-math

O Draw não da pra tirar senão você leva junto o Impress.


[]s


Grande LED... Meu Guru.

Quando desinstalei o BASE, acabou removendo também o pacote  openoffice.org2. Será que tem algum problema? Abri aqui o WRITE e aparentemente está tudo ok.

E só corrigindo para quem também quiser apagar esses componentes, o certo é: "... remove openoffice.org2-...."

Valeu mesmo pela ajuda.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2005, 07:55 »
Não tem problema não CORE...

O pacote openoffice2 nada mais é que um "meta pacote"... vou explicar.

Meta pacote é um pacote "falso". Não tem nada nele, mas ele traz nas informações todos os outros como dependência, ou seja...

Ao instalar o pacote openoffice.org2, no pacote mesmo não tem nada, mas ele arrasta todos os outros do openoffice pra facilitar entendeu? Assim se você quiser instalar o openoffice2 completo, basta instalar 1 pacote que já traz todo o resto. Quando você tirou uma parte das dependências dele, ele teve de ser desinstalado pois não está mais completo. Se você tivesse tirado o math primeiro o openoffice.org2 ia ter saído também... rs.

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2005, 14:22 »
Outro exempo de meta-pacote é o ubuntu-desktop. Só atualizando a dica do Led pra quem está usando o Breezy: os nomes dos pacotes a serem removidos para desinstalar o Base e o Math são:
openoffice.org2-base
openoffice.org2-math
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Gurx

  • Visitante
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2005, 13:19 »
Citação de: "LaSSarD"
1) Esse erro é normal, desde que eu atualizei pro breezy na primeira vez (nem era versão preview ainda), começou a aparecer esse tipo de erro no boot que os americanos dizem que é porque o computador não tem suporte pra calcular a temperatura do cooler e tal... Nunca tive nenhum problema com isso.


LaSSarD, esse erro significa que o sistema não encontrou o driver para VESA-framebuffer, que seria o driver de vídeo que o sistema vai usar durante o boot. É algo relativamente normal, visto que deve ter sido setado um modo de vídeo inicial (tipo vga=769, no grub) que precisa do framebuffer ativo. Isso não dá problemas porque, assim que o X.or é ativado, o sistema carrega o driver correto para a placa de vídeo configurada, de acordo com o arquivo xorg.conf.

Espero ter ajudado....

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
[5.10]Ubuntu novo, problemas novos...
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2005, 17:54 »
Valeu!
Eu tinha confundido esse erro com outro que deu no meu PC bem parecido. Trocou o nome do arquivo só ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)