Autor Tópico: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta  (Lida 24180 vezes)

Offline veiga Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Online: 27 de Novembro de 2012, 15:37 »
Boa tarde a todos, estou enfrentando um problema ao iniciar o Ubuntu 12.10.

Instalei em um notebook Sansung Rv415-ad3br (AMD Dual Core E-350, Video ATI Radeon HD 6310, 3gb de memoria).

O sistema esta perfeito, foi reconhecido todo o hardware, está rápido, estável e bonito,  Porém... nem sempre o vídeo "funciona" as vezes ao ligar o notebook o sistema carrega normalmente mas não aparece o logo do Ubuntu somente uma tela Roxa e/ou Preta e ouço o som de login (som de atabaques) mesmo sem ver nada digito a minha senha e pressiono enter, percebo que o sistema carrega a área de trabalho pela luz de atividade do HD, espero um pouco, pressiono o botão de desligar (isto abre o popup de opções de desligamento) e pressiono enter, o aparelho se desliga.

Para poder usar o notebook preciso reinicia-lo ou desliga-lo umas  4 ou 5 vezes.

O que eu já fiz!

Pesquisei muito antes de postar aqui, encontrei somente um relato como o meu no Viva o Linux, mas sem respostas.
Acredito fielmente que seja o driver de vídeo ATI Radeon.

Já instalei as duas opções de drivers ATI que ficam disponíveis no "Drivers adicionais" mas com estes ativos o Unity some, aparece somente o plano de fundo e a seta do Mouse.

Tentei instalar a ultima versão do driver do site da ATI, sem sucesso "Tela preta total"
Já instalei o Kubuntu, Xubuntu, Ubuntu Gnome remix e Ubuntu 12.04, todos com o mesmo problema.

Instalei também o Debian 6.0.6, "Tela Branca total"

Enfim desisti do Ubuntu Family e acabei instalando o Fedora 17 Gnome para testar.

Nunca tinha usado o Fedora (talvez por um inconsciente preconceito com arquivos .rpm e preguiça de ficar configurando) fiquei impressionado com a estabilidade e rapidez do sistema.

Claro que após a instalação reiniciei e desliguei o notebook umas "1000" vezes para ver se o problema do vídeo ocorreria também. Nada !, faz 2 semanas que estou usando o Fedora e não tive nenhum problema.

O sistema está rodando perfeito, mas eu quero usar o Ubuntu 12.10..

Alguém aqui, já passou por isto, tem alguma dica de como resolver esta problema?

Muito obrigado

Offline jhfavila

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2012, 17:56 »
Meu amigo não sei se você conseguiu resolver o seu problema sem formatar, mas aconteceu a mesma coisa comigo, duas vezes.
A primeira vez eu formatei mesmo porque achei mais fácil, mas dessa segunda vez eu decidi resolver do modo mais difícil, pelo menos foi o que eu pensei.
Esse problema com o driver da ati eu simplesmente abri a central de programas pelo terminal, pois eu sabia qual era o programa, daí foi fácil, foi só remove-lo e reiniciar o computador. Se você instalou o unyti 2d, desinstale-o, pois eu também tinha instalado ele e removi por precaução.

Para abrir o central de programas é só digitar no terminal software-center e apertar enter, espere um pouco e ele será aberto.

 

Offline Deivid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2013, 18:54 »
 :(

Estou trabalhando no meu Ubuntu 12.10 e de repente a tela fica preta, o teclado trava e aí só com o botão de reset...

A princípio achei que fosse só o flash... pois acontecia principalmente ao usar páginas com flash como o youtube...

Mas agora instalei o wine, e quando tento instalar uma aplicação feita pra windows, quando abre o instalador já trava tudo e a tela preta volta... (o monitor fica sem dar sinal)

E minha placa é Nvidia... tenho uma onboard e outra off... acontece com a versão experimental e também com a estável do driver nvidia..

Tenso...  ???

Offline Deivid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2013, 10:54 »
Instalei a versão 13.04 beta, conforme este tópico:

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2013/03/ubuntu-13-04-beta-primeiras-impressoes/

E ficou menos pior... o sistema está menos instável... agora consigo instalar a aplicação via Wine, mas na hora de abrir a aplicação dá o mesmo problema. O micro vai travando e o monitor perde o sinal... Pelo ao menos já progredi  ;D

Na versão 12.04 de 32 bits acontece a mesma coisa... só funciona bem na de 64... mas não quero usar a de 64 pois no Wine os programas feitos para rodar em Windows ficam sem compatibilidade...

Acho que vou fazer um Downgrade para versão 11.10 ou então tentar o OpenSuse... Alguém sabe de alguma outra distro tão fácil de usar quanto o Ubuntu baseada em Debian ?

Offline Deivid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2013, 23:04 »
Bom, não tentei fazer o Downgrade para o 11.10 não...

Instalei o Opensuse 12.3 que nem de longe é tão fácil de usar como o Ubuntu...

Mas já estou quase conseguindo terminar de instalar tudo que preciso... (já gastei umas 4 horas nesta empreitada... desde a instalação do sistema do zero)

De mais importante só não instalei ainda os drivers proprietários da Nvidia...

Mas já instalei o wine e o JurisPlenum... e tá rodando perfeitamente sem travamentos ou tela preta...

Depois que instalar o driver proprietário vou fazer mais testes e posto aqui...

Offline Deivid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2013, 07:42 »
Instalei o driver da Nvidia... também as fontes TT...

Sistema funcionando perfeitamente, muito estável... Sem travamentos...

Problema é que não tem a mesma facilidade de Ubuntu... no quesito usabilidade o Opensuse deixa muito a desejar... Tudo é mais tortuoso de se fazer. Acho que por enquanto vou ficando com o Opensuse... vamos ver as próximas versões do Ubuntu se para de travar...

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2013, 09:31 »
Amigo, teste o Ubuntu 12.04 e veja se melhora teu caso..!

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2013, 12:46 »
Amigo, teste o Ubuntu 12.04 e veja se melhora teu caso..!

+ 1
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2013, 12:56 »
Amigo, teste o Ubuntu 12.04 e veja se melhora teu caso..!

+ 1
ola

to junto com o Chuck norris +2.
ubuntu 12.04

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #9 Online: 21 de MAR?O de 2013, 13:10 »
Nada como um LTS

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #10 Online: 21 de MAR?O de 2013, 13:30 »
Nada como um LTS

Nada como uma versão estável e atualizada..! ;D

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #11 Online: 21 de MAR?O de 2013, 15:53 »
ola

nada como o sonic no forum linux ubuntu.
ubuntu 12.04

Offline TCF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 12.10 inicia mas tela fica preta
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 11:49 »
Olá pessoal. Instalei ontem o Ubuntu 14.04 LTS em meu notebook ASUS N53Ta AMD, e estou com este problema. Alguém poderia me ajudar informando a solução?