Autor Tópico: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?  (Lida 4156 vezes)

Offline IchuBrasil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Galera queria um ajuda de vocês tenho o Ubuntu 12.10 instalado em HD, tenho outro HD e queria instalar outra distribuição Linux, tem como eu fazer isso?

Queria saber o seguinte tem como eu fazer um grub depois do Ubuntu instalado?
Tem como eu mudar esse grub caso eu decida mudar a distribuição sem ser o Ubuntu?

Exemplo: Ubuntu 12.04 instalado quero instalar o Big Linux para testes, depois quero instalar o Open Suse ou Fedora sem ter que desinstalar o Ubuntu mantendo o sistema sem mudanças.

Galera se não entenderam peço desculpas e diga que tento explicar melhor.

Um abraço a todos

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:20 »
Ter tem, mais sempre terá um HD master e outro slave.

E tem de selecionar o HD ao iniciar a máquina. Fora do Grub.

Bem mais fácil criar partições no HD e cada uma com sistema operacional e gerenciado tudo pelo grub2.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline IchuBrasil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:27 »
O problema que tenho um HD com Ubuntu de somente 80GB (pouco espaço para guardar meu arquivos)  e tenho um outro de 80GB por isso quero instalar um em cada HD.

Mas o problema é que não sei como fazer sem ter que instalar o Ubuntu novamente

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:57 »
O problema que tenho um HD com Ubuntu de somente 80GB (pouco espaço para guardar meu arquivos)  e tenho um outro de 80GB por isso quero instalar um em cada HD.

Mas o problema é que não sei como fazer sem ter que instalar o Ubuntu novamente

Reinicie o computador pelo Live CD do Ubuntu (ou a outra distro que vc for instalar), na hora de instalar é só alterar o HD, escolha o HD secundário que vc tem aí (provável que seja o /dev/sdb). Agora vem o pulo do gato: há uma opção para instalar o Grub, instale no primeiro HD, onde está instalado o Ubuntu (provavelmente é o /dev/sda). Depois de instalado, o Grub apresentará opção para se escolher o Ubuntu e a outra Distro também. E se vc mudar a distro, se fizer o mesmo processo, terá um grub atualizado no final.

Dê uma olhada no primeiro link, o processo está mais detalhado (HD externo e HD secundário é a mesma coisa!):

Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo

Não consigo instalar HD externo

Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

clodoaldops

  • Visitante
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:34 »
-tenho um pc c/ 2 hd's
-no primeiro hd (sda) eu tenho windows + 2 distros (ubuntu + mint)
-e no segundo hd (sdb) eu deixei em ntfs apenas p/ bkp 

Offline IchuBrasil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2012, 17:17 »
O problema que tenho um HD com Ubuntu de somente 80GB (pouco espaço para guardar meu arquivos)  e tenho um outro de 80GB por isso quero instalar um em cada HD.

Mas o problema é que não sei como fazer sem ter que instalar o Ubuntu novamente

Reinicie o computador pelo Live CD do Ubuntu (ou a outra distro que vc for instalar), na hora de instalar é só alterar o HD, escolha o HD secundário que vc tem aí (provável que seja o /dev/sdb). Agora vem o pulo do gato: há uma opção para instalar o Grub, instale no primeiro HD, onde está instalado o Ubuntu (provavelmente é o /dev/sda). Depois de instalado, o Grub apresentará opção para se escolher o Ubuntu e a outra Distro também. E se vc mudar a distro, se fizer o mesmo processo, terá um grub atualizado no final.

Dê uma olhada no primeiro link, o processo está mais detalhado (HD externo e HD secundário é a mesma coisa!):

Consegui instalar o Ubuntu no HD Externo

Não consigo instalar HD externo

Experimentar Ubuntu pelo HD externo?

Valeu vou fazer isso e posto o resultado

Offline IchuBrasil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:21 »
Valeu galera já resolvi, consegui e vi que é simples instalei alguns sistemas pra teste e ta rodando filé

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:40 »
Desculpe me intrometer, mas é que também gostaria de instalar em dois HD.

Tenho um antigo, de 120Gb. Só que é daqueles que usam cabo largo, acho que SATA IDE, é isso?

Bem, então, preciso deixar o velho de 120Gb como slave? Daí, na hora de dar o boot pelo livepen, vou conseguir instalar no de 129Gb, que provavelmente será o sdb?

E depois, mando instalar o grub no sda? Isso não vai apagar o grub antigo que tem o meu Ubuntu atual?

Daí, no setup eu deixo a ordem de discos pra iniciar como sendo primeiro o atual e em segundo o de 120Gb?

Valeu.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 22:28 por sigur »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2012, 22:18 »
    Desculpe me intrometer, mas é que também gostaria de instalar em dois HD.

    Tenho um antigo, de 120Gb. Só que é daqueles que usam cabo largo, acho que SATA, é isso?

    Lembrando: Sata é um cabo vermelho.. O cabo largo é IDE..


    [/list][/list]
    « Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 22:23 por Arthur Bernardes »

    Offline Sergio Benjamim

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 2.902
      • Ver perfil
    Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
    « Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2012, 13:04 »
    Desculpe me intrometer, mas é que também gostaria de instalar em dois HD.

    Tenho um antigo, de 120Gb. Só que é daqueles que usam cabo largo, acho que SATA IDE, é isso?

    Bem, então, preciso deixar o velho de 120Gb como slave? Daí, na hora de dar o boot pelo livepen, vou conseguir instalar no de 129Gb, que provavelmente será o sdb?

    E depois, mando instalar o grub no sda? Isso não vai apagar o grub antigo que tem o meu Ubuntu atual?

    Daí, no setup eu deixo a ordem de discos pra iniciar como sendo primeiro o atual e em segundo o de 120Gb?

    Valeu.

    Veja com o Gparted qual HD é o /dev/sda e /dev/sdb.

    Se instalar o grub e apagar o antigo, qual o problema? Você não vai continuar conseguindo acessar todos os sistemas de qualquer jeito? E não entendi direito a salada que você quer fazer nos seus HD's...
    É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
    Experimente o Xubuntu 14.04 !

    Offline sigur

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 1.176
      • Ver perfil
    Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
    « Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2012, 17:53 »
    Sergio, obrigado pela ajuda.

    Bem, na verdade, eu queria instalar o Ubuntu em um hd e o Debian no outro. Mas eu queria poder escolher entre eles no menu do grub.

    Mas eu não queria ter que ficar alterando a ordem deles no setup. Nem mesmo ficar jampeando master/slave ou tirando cabo de força.

    Daí, quando ligar o pc, escolho Ubuntu/Debian.

    Offline linuser104

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 838
      • Ver perfil
    Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
    « Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2012, 19:14 »
    Não li todos os comentários aqui e portanto não sei se o que vou falar já foi dito, mas para mim a melhor forma seria assim:

    2 HDs, Master (/dev/sda) e Slave (/dev/sdb), por exemplo.

    Instala o Ubuntu no primeiro HD e manda instalar o seu grub no MBR desse HD, ou seja, em /dev/sda.

    No segundo HD instala a distro desejada e manda instalar o grub dela na própria partição (não no MBR desse HD secundário). Depois entra pelo Ubuntu e manda atualizar o grub para detectar o outro SO no HD secundário com o comando:

    sudo update-grub


    A informação mais importe é que o grub que irá comandar tudo, quer o da distro no HD master, quer o da distro no HD slave, deve ser instalado no MBR do HD principal (master).
    Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

    Offline sigur

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 1.176
      • Ver perfil
    Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
    « Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2012, 20:56 »
    Não li todos os comentários aqui e portanto não sei se o que vou falar já foi dito, mas para mim a melhor forma seria assim:

    2 HDs, Master (/dev/sda) e Slave (/dev/sdb), por exemplo.

    Instala o Ubuntu no primeiro HD e manda instalar o seu grub no MBR desse HD, ou seja, em /dev/sda.

    No segundo HD instala a distro desejada e manda instalar o grub dela na própria partição (não no MBR desse HD secundário). Depois entra pelo Ubuntu e manda atualizar o grub para detectar o outro SO no HD secundário com o comando:

    sudo update-grub

    A informação mais importe é que o grub que irá comandar tudo, quer o da distro no HD master, quer o da distro no HD slave, deve ser instalado no MBR do HD principal (master).

    Certo, então, como já tenho o Ubuntu no HD principal, basta colocar o outro como slave, dar o boot pelo pen e instalar no /sdb, criando partições como de costume, se desejar.

    Agora, me lembro que na hora de dizer onde instala o grub, pela sua sugestão "manda instalar o grub dela na própria partição (não no MBR desse HD secundário)", devo instalar em /sdb1 e não em /sdb. É isso?

    Mas se eu não criar partição no HD slave, irá aparecer /sdb1 para instalar o grub?
    « Última modificação: 24 de Novembro de 2012, 21:37 por sigur »

    Offline linuser104

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 838
      • Ver perfil
    Re: Tem como instalar 2 ditribuições Linux diferentes em 2 HD's diferentes?
    « Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2012, 21:35 »
    Não li todos os comentários aqui e portanto não sei se o que vou falar já foi dito, mas para mim a melhor forma seria assim:

    2 HDs, Master (/dev/sda) e Slave (/dev/sdb), por exemplo.

    Instala o Ubuntu no primeiro HD e manda instalar o seu grub no MBR desse HD, ou seja, em /dev/sda.

    No segundo HD instala a distro desejada e manda instalar o grub dela na própria partição (não no MBR desse HD secundário). Depois entra pelo Ubuntu e manda atualizar o grub para detectar o outro SO no HD secundário com o comando:

    sudo update-grub

    Certo, então, como já tenho o Ubuntu no HD principal, basta colocar o outro como slave, dar o boot pelo pen e instalar no /sdb, criando partições como de costume, se desejar.

    Agora, me lembro que na hora de dizer onde instala o grub, pela sua sugestão "manda instalar o grub dela na própria partição (não no MBR desse HD secundário)", devo instalar em /sdb1 e não em /sdb. É isso?

    Mas se eu não criar partição no HD slave, irá aparecer /sdb1 para instalar o grub?


    A informação mais importe é que o grub que irá comandar tudo, quer o da distro no HD master, quer o da distro no HD slave, deve ser instalado no MBR do HD principal (master).

    Algumas distros linux gostam de criar uma partição exclusiva para /boot, então a partição escolhida para o grub seria ela, mas no Ubuntu, assim como em muitas outras distros linux, é comum a /boot ficar mesmo dentro da partição raiz (/), então você tem de escolher a que for a raiz (/), por exemplo, /dev/sdb1.

    Mas se você deseja que o grub desta segunda distro linux comande tudo, tem que mandar instalar seu grub no MBR do primeiro HD, então a escolha seria em /dev/sda.
    « Última modificação: 24 de Novembro de 2012, 21:43 por linuser104 »
    Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].