Autor Tópico: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04  (Lida 2649 vezes)

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Online: 26 de Outubro de 2012, 20:02 »
Boa tarde,

Eu tinha em minha maquina um sistema em dualboot com windows 7-64bit e ubuntu 12.04-64bit. Ocorre que meu notebook estava com bateria e o plug do carregador não fixava adequadamente na tomada da parede o que levou o notebook a desligar três vezes consecutivas na tentativa de fixar o plug na tomada. Com isso o windows não mais subiu e desta forma não esta funcionando.

Abaixo, pode ser visto o plano de particionamento 01 ora existente em minha máquina.    

Partição   Sistema  Ponto de montagem          Rotulo                    Tamanho
sda1        ntfs       PQSERVICE                                                   14Gb
sda2        ntfs       media/SYSTEM RESERVED  SYSTEM RESERVED   101,98Mb
sda3        ntfs                                            Acer                       146,86Gb
sda4        extend                                                                      226,20Gb
sda5        ntfs                                            Acer1                      66,15Gb
sda6        ntfs                                            Volume                    97,66Gb
sda7        ext4                                            /                            19,56Gb
sda8        swap                                                                        953,00Mb
sda9        ext4                                           home                       41,91Gb
sda10      Livre                                                                         78,60Gb

Eu estou pretendendo o seguinte;

1-Reoganizar o HD, deletandoas partições do windows e colocandoo ubuntu noinicio do HD confiorme plano de partcionamento 02 abaixo

artição   Sistema  Ponto de montagem          Rotulo                    Tamanho
sda1        ext4                                            /                            20,00Gb
sda2        swap                                                                        1Gb
sda3        ext4                                           home                       100Gb
sda4                                                         volume                     100Gb
sda5       livre                                                                           225Gb                            

2-No futuro, caso venha necessitar do windows pretendo instalar na área livre acima.

Assim sendo faço as seguintes perguntas:

a) Qual a melhor forma para reposicionar as partições do ubuntu do plano de particionamento 1 para o plano de particionamento 2 sem perder meus dados e aplicativos já instalados.

b) Fazendo este reposicionamento e vindo a necessitar reinstalar o windows, terei como fazê-lo na área livre conforme plano de particionamento 02 acima?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2012, 20:46 »
-eu faria bkp e meus dados
-reinstalaria logo o windows
-e logo em seguida reinstalaria o ubuntu
-só que desta vez deixando o hd particionado corretamente
sda1-ntfs-systemboot
sda2-ntfs-windows7
sda3-ntfs-bkp
sda4-extendida
sda5-ubuntu
sda6-swap

-instalaria /raiz e /home na mesma partição uma vez que meus dados ficariam na sda3

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2012, 21:11 »
Boa noite!...

Valeu amigo.  Voce pode me indicar um bom programa de backup do ubuntu?

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2012, 21:18 »
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2012, 00:19 »
Boa noite!...

Como coloquei no inicio do post, eu pretendo fazer um backup, realizar um novo particionamento e depois recuperar os dados, isto é, dados de trabalho e sistema.

Neste caso qual dos dois aplicativos que foi sugerido é mais aplicável à minha necessidade/

clodoaldops

  • Visitante
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2012, 16:41 »
-eu faço bkp num hd-externo com o simples e eficiente copiar & colar
-se não tem hd-externo o bom e velho dvd tbem serve

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2012, 15:10 »
Prezado Clodoaldo,

Eu tenho um HD externo de 1Tb. Eu posso fazar um backup copiando e colando meu sistema e depois reparticionar meu HD e fazer o mesmo procedimento? Neste caso meu sistema funcionará a contento?

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2012, 11:07 »
Prezado Clodoaldo,

Eu tenho um HD externo de 1Tb. Eu posso fazar um backup copiando e colando meu sistema e depois reparticionar meu HD e fazer o mesmo procedimento? Neste caso meu sistema funcionará a contento?

Bom dia

Estive lendo o artigo abaixo:

Bom dia!...

Estive lendo o seguinte artigo: http://ubuntued.info/clonezilla-faca-backup-completo-de-discos-ou-particoes

Desta forma pergunto aos amigos q1ual a forma mais segura e/ou efetiva de fazer o backup repaticionar meu HD e depois recuperar tofo meu sistema e dados:

a) Copiar e colar do HD do notebok para o HD externo e depois do re-particionamento fazer a operação inversa?
b) Usar um dos programas de backup (sBackup/Systemback/Conezilla) e depois recuperar os dados no Hd re-particionado. Neste caso qual dos três seria o o mais recomendado?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2012, 15:11 »
-meu hd-externo tem as seguintes pastas : documentos + imagens + musicas + videos
-copio e colo tudo
-depois crio 3 partições p/ instalar ubuntu (/raiz + /home + swap)
-por ultimo faço instalação limpa do ubuntu

Offline Homem_da_selva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 211
    • Ver perfil
Re: Reparticionamento de HD e relocação do ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2012, 17:31 »
Boa tarde!...

Mas no meu caso não estpu querendo fazer uma nova instalação, mas reorganizar o HD mantendo a mesma instalação. Não sei de copiar e colar sistema completo(ubuntu) vai funcionar com copiar e colar.