Autor Tópico: Dell Inspirion N4050  (Lida 19004 vezes)

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Dell Inspirion N4050
« Online: 25 de Outubro de 2012, 20:36 »
Ola Pessoal

Eu tenho um  um Inspirion N4050 que tem  Processador i5 da 2º geração com 4Mb de Memoria e veio com o Windows 7 64 Bits, eu gostaria de saber qual é a melhor opção do Ubuntu para instalar, a versão 32 Bits ou a 64 Bits ?
Alem disso qual são as principais diferenças entre eles ?

Grato

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2012, 20:47 »
Ola Pessoal

Eu tenho um  um Inspirion N4050 que tem  Processador i5 da 2º geração com 4Mb de Memoria e veio com o Windows 7 64 Bits, eu gostaria de saber qual é a melhor opção do Ubuntu para instalar, a versão 32 Bits ou a 64 Bits ?
Alem disso qual são as principais diferenças entre eles ?

Grato

No GNU/Linux o desenvolvimento do sistema operacional de 64 bits está muito bem desenvolvido, portanto, se você puder utilizá-lo, será melhor. Apesar de na prática você não sentir muito a diferença, a não ser, que você trabalhe com edição de imagens, vídeos ou áudio de forma profissional. Aí sim, você perceberá a vantagem de um S.O. 64 bits.

Além da capacidade de gerenciamente de até 128 GB de RAM, o S.O. de 64 bits consegue trabalhar com muitos mais dados ao mesmo tempo que o de 32 bits. Exemplo:

Citar
2^32 = 4294967296
2^64 = 1,844674407×10¹⁹

Pelos números, percebe-se a vantagem da utilização de um sistema operacional (com aplicativos otimizados para ele) frente a um sistema operacional de 32 bits. Ou seja, a maior capacidade de processamentos de dados ao mesmo tempo do 64 bits. Essa é a vantagem na utilização de trabalhos de edição e renderização de imagens, vídeos, áudios e projetos 3D.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2012, 19:45 »
Ola jkmsjq

Primeiramente obrigado pela sua resposta esclareceu muito a minha duvida.
Mas eu tenho outra duvida que eu acho que você pode me ajudar, qual versão seria mais aconselhável eu instalar a 12.10 64 bits ou 12.04 LTS 64 bit ?

Mesmo parecendo um novato no linux eu não sou tanto assim (Na distribuição Ubuntu sim ) eu comecei a usar o Linux em 1995 com o antigo Conectiva Marumbi, que eu cobrei na Banca de Jornal e me lembro até hoje vinha em um CD preto e toda a instalação era por modo texto em uma cor verde.
Depois eu passe para o Conectiva e pelo Red Hat até parar de ser Gratuito ai eu passe para o Fedora.
Ai eu comecei a fazer faculdade de Ciências da Computação e como você sabe tudo é baseado no Windows eu tive que instalar o Windows por causa de vários programas que somente eram compatível com o Windows até para fazer a monografia.

Novamente Obrigado




   

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2012, 22:25 »
[...]
qual versão seria mais aconselhável eu instalar a 12.10 64 bits ou 12.04 LTS 64 bit ?
[...]

Eu utilizaria o Ubuntu 12.04, por ele ser LTS, ou seja, ter suporte oficial até abril de 2017.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2012, 11:15 »
Alem do suporte Oficial qual é a diferença ?
Um exemplo o Red hat não tem esse tipo de versão, e quando sai uma nova versão final eu instalava ela como por exemplo saia versão 7.2 e eu tava com a 7.2 era somente instalar e como é como é um sistema de arquivo .rpm sempre tinha atualização automática.

Abs

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2012, 12:56 »
Se quer estabilidade, 12.04, se quer estar com as novidades da distribuição 12.10, tenho um Inspirion N4050 tbm, so que com processador I3, funciona de boa tanto o 12.04 qto o 12.10

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2012, 19:52 »
Se quer estabilidade, 12.04, se quer estar com as novidades da distribuição 12.10, tenho um Inspirion N4050 tbm, so que com processador I3, funciona de boa tanto o 12.04 qto o 12.10

Oi Bruno

Já  que você instalou as 2 versões qual você achou melhor ? E Porque ?
Você desinstalou o Windows ou usa os 2 Sistemas ? Você chegou a falar com alguém da Dell pois desde que eu comprei esse note ele teve 3 atualização de Bios, mas como é um arquivo executável eu não sei se tem uma versão para o Ubuntu, mesmo Dell trabalhando com eles.
Esqueci de te perguntar você tem algum problema  com algum hardware como o Wi-Fi, o Bluetooth, o som ou qualquer outro ?

Grato
« Última modificação: 30 de Outubro de 2012, 19:55 por Crazylinux »

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2012, 19:57 »
Se quer estabilidade, 12.04, se quer estar com as novidades da distribuição 12.10, tenho um Inspirion N4050 tbm, so que com processador I3, funciona de boa tanto o 12.04 qto o 12.10

Oi Bruno

Já  que você instalou as 2 versões qual você achou melhor ? E Porque ?
Você desinstalou o Windows ou usa os 2 Sistemas ? Você chegou a falar com alguém da Dell pois desde que eu comprei esse note ele teve 3 atualização de Bios, mas como é um arquivo executável eu não sei se tem uma versão para o Ubuntu, mesmo Dell trabalhando com eles.

Grato
sem querer me meter,mas já me metendo,o 12.04 já tá mais tempo ,emm relação ao 12.10,que veio um pouco bugado.vejo pessoas reclamando principalmente dos drivers nvidia,que tão muito instáveis,mas isso já está sendo corrigido.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2012, 13:45 »
Se quer estabilidade, 12.04, se quer estar com as novidades da distribuição 12.10, tenho um Inspirion N4050 tbm, so que com processador I3, funciona de boa tanto o 12.04 qto o 12.10

Oi Bruno

Já  que você instalou as 2 versões qual você achou melhor ? E Porque ?
Você desinstalou o Windows ou usa os 2 Sistemas ? Você chegou a falar com alguém da Dell pois desde que eu comprei esse note ele teve 3 atualização de Bios, mas como é um arquivo executável eu não sei se tem uma versão para o Ubuntu, mesmo Dell trabalhando com eles.
Esqueci de te perguntar você tem algum problema  com algum hardware como o Wi-Fi, o Bluetooth, o som ou qualquer outro ?

Grato

Eu uso em Dual Boot, pra min ainda é impossível largar o windows, ambos os sistemas rodaram bem, nenhum problema de hardware esta rodando tudo normal, os problemas com o 12.10 que eu estou vendo por ai, são referentes a software mal instalado e configurado, instalando PPA de terceiros sem conferir que os mesmo tem compatibilidade total com o novo sistema, sobre o driver nvidia, também tem esquema pra rodar 100%, e o principal PPA usado por todos ainda não libero driver pro 12.10, é ai que todo mundo ta errando, o sistema esta bem estável, o único problema que eu tive foi com softwares que não vem o Ubuntu, ai não é problema do sistema

Sobre driver e Bios liberada pela Dell, só tem suporte pra Windows infelizmente, para instalar a Bios vai ter que recorrer o Windows

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2012, 18:22 »
Se quer estabilidade, 12.04, se quer estar com as novidades da distribuição 12.10, tenho um Inspirion N4050 tbm, so que com processador I3, funciona de boa tanto o 12.04 qto o 12.10

Oi Bruno

Já  que você instalou as 2 versões qual você achou melhor ? E Porque ?
Você desinstalou o Windows ou usa os 2 Sistemas ? Você chegou a falar com alguém da Dell pois desde que eu comprei esse note ele teve 3 atualização de Bios, mas como é um arquivo executável eu não sei se tem uma versão para o Ubuntu, mesmo Dell trabalhando com eles.
Esqueci de te perguntar você tem algum problema  com algum hardware como o Wi-Fi, o Bluetooth, o som ou qualquer outro ?

Grato

Eu uso em Dual Boot, pra min ainda é impossível largar o windows, ambos os sistemas rodaram bem, nenhum problema de hardware esta rodando tudo normal, os problemas com o 12.10 que eu estou vendo por ai, são referentes a software mal instalado e configurado, instalando PPA de terceiros sem conferir que os mesmo tem compatibilidade total com o novo sistema, sobre o driver nvidia, também tem esquema pra rodar 100%, e o principal PPA usado por todos ainda não libero driver pro 12.10, é ai que todo mundo ta errando, o sistema esta bem estável, o único problema que eu tive foi com softwares que não vem o Ubuntu, ai não é problema do sistema

Sobre driver e Bios liberada pela Dell, só tem suporte pra Windows infelizmente, para instalar a Bios vai ter que recorrer o Windows

Eu também tive esse problema com o Windows quando eu estava fazendo Computação, todos os programas do curso são baseados mo Windows, mas agora como eu já terminei faz um tempo, mas eu me virava com algumas programas, por exemplo nas aulas de C eu usava o próprio C do Linux que só muda a Biblioteca e na aula de Banco de dados era Oracle e eu usava MySQL e eu usava o Red Hat na época, mas eu tenho ainda Desktop um Dimension 5150.
Mas voltando ao assunto no 12.04 funciona todos os hardware como a câmera, o Wi-Fi, o Bluetooth, entre outros ?
Outra coia é que eu i no Olhar digital é que toda empresa que vende computador é obrigada a ter um versão do Linux  que quando você compra, você fala que quer com o Linux e eles tem que descontar o valor do que você paga pela licença do Windows o que não acontece na Dell, mesmo ela usando o Ubuntu principalmente nos Estados Unidos. 

   

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2012, 18:31 »
Aqui ta funcionando tudo, to usando o windows por causa da faculdade mesmo, eu uso os software alternativos no linux, o problema de trabalhos e afins, eu tenho que entregar tudo no padrão da facul, que utiliza a maior parte linguagens open source, porem tem parceria com a microsoft.

Sobre a Dell reembolsar o dinheiro do windows, é a unica que eu conheço que faz isso sem dores de cabeça, vc so não pode aceitar a licença do windows quando for ligar o pc pela primeira vez. Então comprou o pc, liga ele, quando chegar na eula, desliga e liga pra Dell e pede o Reembolso, que eles devolve o dinheiro, agora outras empresas ja são mais enjoada, por exemplo a HP eles devolve o dinheiro que vc pago, mas não reembolsa o dinheiro da licença do windows

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2012, 17:41 »
Ola Bruno

Como você tem um Notebook igual ao meu, eu o meu no meio do mês que vem vence a garantia dele, você acha que compensa renovar, você por acaso renovou o seu ?
Eu liguei para la e perguntei sobre o valor da renovação por 1 ano é praticamente 1/3 do valor do notebook .
Eu perguntei sobre o Ubuntu, mas me falaram que a garantia do S.O. ( Windows) continuava junto com a garantia, mas eu esqueci de perguntar se eu coloca-se o Ubuntu eu perderia a garantia, o seu Note já venceu? você acha que compensa renovar, pois eu ouvi o Windows 7 sendo relativamente novo assim que sair definitivamente o 8 não vai ter mais atualizações para ele somente algumas de segurança.

Grato
 

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2012, 13:09 »
A minha garantia ainda não acabou, mas nem vou renovar tambem, eu ja atualizei pro Windows 8, se a garantia cobrir somente o sistema que veio instalado ja perdi a garantia

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2012, 22:39 »
A minha garantia ainda não acabou, mas nem vou renovar tambem, eu ja atualizei pro Windows 8, se a garantia cobrir somente o sistema que veio instalado ja perdi a garantia

Oi Bruno

Falei hoje 12/11 com a Dell e realmente por eles você não tem suporte no Windows 8 pois não é o que veio instalado na maquina, mas você tem o suporte da própria Microsoft.
Eu perguntei isso por causa do Ubuntu que eles usam aqui no Brasil em poucas maquinas, mas nos Estados Unidos ele é bastante utilizado.
Agora gostaria que você me tira-se uma duvida, no seu Notebook N4050 o Bluetooth e a Webcam funcionam ? Se sim em qual Versão a 12.10 ou 12.04 LTS ?
Eu estou testando o Live-CD do 12.04 LTS ( Não sei qual a diferença entre eles tirando o suporte que eu nem sei como funciona )o Bluetooth não funcionou ele não consegui parear o meu Smartphone e a WebCam até funcionou quando eu instalei um Programa chamado Camorama (Acho que é esse) ma seu testei no e-Mail do BOL que tem um programa para falar via Webcam via Web sem programa que não funcionou.
Você conseguiu fazer algum funcionar ?
Qual é o meio de atualização dos programas Ubuntu, eu me lembro que no Red Hat tinha o yum que funciona parecido com o Windows Update e no Ubuntu ?

Abraços


« Última modificação: 12 de Novembro de 2012, 22:52 por Crazylinux »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Dell Inspirion N4050
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2012, 09:18 »
Faz um ano q tenho um note N4050 e faz um ano q tenho o Ubuntu instalado nele, a versão atual q uso é 12.04, tudo funciona muito bem, sobre o bluetooth veja se não está desativado, tem uma combinação das teclas Fn + F2 q habilita e desabilita a rede sem fio e o bluetooth. O note é muito bom e o Ubuntu está rodando bem pra caramba nele, quando comprei, passei apenas uma semana com o Windows instalado apenas para verificar algum possível defeito de fábrica, q tinha mas foi revolvido, depois disso instalei o 11.04 eu acho.Vai uma print:



« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, 09:21 por asghan »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits