Autor Tópico: Synaptic não me permite fazer alterações  (Lida 2126 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Synaptic não me permite fazer alterações
« Online: 22 de Outubro de 2012, 17:55 »
Instalei o Ubuntu 12.10 para testá-lo e, como faço sempre, instalei o Synaptic através da Central de Programas (eu prefiro o Synaptic à Central de Programas).

Agora, quando vou executar o Synaptic, ele não me pede a senha e, ao invés disso, vem a seguinte mensagem:

Iniciando sem privilégios administrativos
Você não poderá aplicar quaisquer alterações. No entanto, poderá exportá-las ou criar um script de download para elas.

Quando clico em <Fechar>, o Synaptic abre (sem pedir senha) e, de fato, não posso fazer nenhuma instalação diretamente através dele (não experimentei usar a opção de criar um script).

No entanto, se eu faço, através do terminal,
Código: [Selecionar]
sudo synapticele abre e tudo corre normalmente.

Já olhei meu perfil de usuário e estou como administrador (e já instalei vários programas via Central de Programas). Já pensei em desinstalar o Synaptic e instalar novamente através da Central de Programas mas vem uma mensagem de que, para desinstalá-lo, o "Gnome application that manages apt updates - update-manager" será removido. Fiquei preocupado e não segui adiante.

Uma coisa estranha que notei quando fui à Central de Programas para desinstalar o Synaptic é que ele aparece 2 vezes quando procuro por "Synaptic". Como não estou acostumado a usar a Central, não sei se isso é normal ou não.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Creto

  • Visitante
Re: Synaptic não me permite fazer alterações
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2012, 20:24 »
Abra seu arquivo sudoers para descargo de consciência e veja se pelo menos se parece com isso:

Código: [Selecionar]
kate /etc/sudoersMude para o editor que use sua distro

Código: [Selecionar]
#
# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# Please consider adding local content in /etc/sudoers.d/ instead of
# directly modifying this file.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
#
Defaults env_reset
Defaults mail_badpass
Defaults secure_path="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin"

# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# User privilege specification
root ALL=(ALL:ALL) ALL

# Allow members of group sudo to execute any command
%sudo ALL=(ALL:ALL) ALL

# See sudoers(5) for more information on "#include" directives:

#includedir /etc/sudoers.d

Não tenho o ubuntu por aqui esse sudoers é de um sistema Debian, mas creio que a essa altura a "ordem dos tratores não alteram o viaduto"

E dê uma olhada também no synaptic.desktop o caminho creio que também não seja o mesmo que o seu ou pode ser
Código: [Selecionar]
root@paulo:~# kate /usr/share/applications/synaptic.desktop
De uma olhada nesses dois arquivos e dê um feedback para ver se mais algum companheiro tem alguma sugestão.

Espero ter sido útil

T+

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Synaptic não me permite fazer alterações
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2012, 12:38 »
Creto, obrigado pela resposta. Acabei não precisando fazer nada. Dei vários boots (por motivos diferentes) mas não resolveu. Aí, no dia seguinte, depois de uma atualização, voltou tudo ao normal.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1