Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível  (Lida 506391 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #645 Online: 25 de Abril de 2009, 13:45 »
Acabei de atualizar hoje o meu micro para Ubuntu 9.04. Como foi citado, tirando a demora para baixar os pacotes (o meu deu cerca de 768MB) que é normal, funcionou perfeitamente. A atualização foi sensacional e tudo funcionou de primeira. E constatei que realmente a versão 64bits consome mais memória. E não é pouco. É muito mesmo. Aqui está dando a diferença de até quase 200MB. O notebook está dando por volta de 500MB com o Firefox aberto. Isso é normal?

Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #646 Online: 25 de Abril de 2009, 14:00 »
Galera, esse negocio de "instalação limpa" é coisa de Windows. A atualização de uma versão para outra é só uma atualização normal de pacotes.

Vai nessa... O jaunty ficou mto melhor instalado do zero...
Desde a minha wireless, que agora funcionou, antes deu conflito de hardware.
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #647 Online: 25 de Abril de 2009, 14:29 »
Li algumas matérias na internet aqui e parece que esse consumo maior de memória é normal, não só para o Ubuntu, mas para outras distribuições e para o Windows. E, apesar da tentação de voltar para a versão 32 bits por causa do uso de memória maior, o gerenciamento de memória é melhor no 64 bits. E parece que a diferença fica ainda mais clara quando se tem 4GB e exija bastante da CPU. Mas engana-se quem pensa que 64 bits sempre será mais rápido do que 32 bits. Pelo que li, se for utilizar apenas para internet e música, é trocar 6 por meia dúzia. Agora para aplicações pesadas, como jogos, desenhos complexos, cálculos pesados e virtualização, 64 bits faz toda a diferença. Talvez seja por isso a razão do envio do CD do Ubuntu 9.10 Server seja apenas de 64 bits (a versão 32 bits está disponível apenas para download). Utilizar para servidor com muita memória (4GB ou mais) sem dúvida devemos utilizar 64 bits. Não é atoa que a Microsoft disponibiliza hoje a versão do Exchange 2007 apenas de 64 bits para produção.

Por isso acho que 64 bits irá emplacar (e já está emplacando) na área de servidores. Nos desktops acho que ainda iremos utilizar 32 bits por muito tempo...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #648 Online: 25 de Abril de 2009, 14:59 »
A quem interessar possa!!!!

Não sei se estava acontecendo só comigo, apesar de ter sido uma reclamação recorrente nos outros lançamentos do Ubuntu, desde que o ipv6 passou a vir habilitado por padrão, mas a minha internet tava bem lenta no geral com o Jaunty, tendo melhorado um pouquinho apenas quando desabilitei o ipv6 no firefox. Contudo, para todo o resto continuou bem lenta, o que me fez correr atrás de uma solução para desabilitar o ipv6 globalmente, então achei isso aqui:

http://www.ubuntu-inside.me/2009/04/howto-disable-ipv6-at-ubuntu-jaunty.html

Por aqui, funcionou beleza! Quem tiver problemas com o ipv6 e quiser tentar essa solução, talvez fosse útil postar o resultado aqui para ajudar outros colegas na mesma situação!
Abraço!

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #649 Online: 25 de Abril de 2009, 17:37 »
O primeiro Ubuntu que tive contato foi o 7.04. Já tinha usado o Kurumin em meados de 2005 e tive uns problemas. Depois tentei o 8.04 e tive problemas com wireless e 3g, q só ia na gambiarra (script). Aí deixei de lado. Fim de 2008 usei o 8.10 e me surpreendi, estávamos chegando a algum lugar! Quando saiu o alpha do 9.04 eu baixei em alfa 6. Deu uns paus e talz e o fato do Ubuntu não vir com codecs, flash e afins instalados começou a me cansar. Experimentei o BigLinux por um mês e até minha esposa passou a usar (se ela usou é pq é fácil e bom:) ). Mas o Big usa repositorios antigos do Ubuntu e isso me deixou um pouco chateado. Saiu o 9.04RC e eu coloquei. Até aqui tudo bem. Eu nem ia fazer questão de baixar o final mas vi colegas falando da instalação limpa. Mas de longe, até agora o 9.04 foi o melhor que já vi, tanto em estabilidade como em velocidade.

Perguntas: 1) alguem sabe uma distro que venha os "restricted" instalados por padrão, ao estilo BigLinux, porém com os repositorios atuais?
2) Existe um Ubuntu "caseiro" pra baixar com tudo instalado (em cd, nao em DVD).
3) Ultimate Ubuntu. Alguém pode dizer ago bom ou ruim a respeito?
4) O dvd de instalação instala tudo ou instala como CD e eu uso o dvd como repositório depois? Ele é atualizado, tipo daily build?

Isso aí. E mais uma coisa: gostei muito dos scripts de conversão do Big, que estão no clique com o botao direito em cima de algum arquivo de midia. Fantástico!!! Alguem tem a manha de fazer isso? Podia ter um Ubuntu prontinho pro Brasil neh? Posso estar falando bobeira pq deve existir e eu nao sei... Desculpe o exceso de palavras e perguntas.

Peterson

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #650 Online: 25 de Abril de 2009, 17:53 »

Perguntas: 1) alguem sabe uma distro que venha os "restricted" instalados por padrão, ao estilo BigLinux, porém com os repositorios atuais?
2) Existe um Ubuntu "caseiro" pra baixar com tudo instalado (em cd, nao em DVD).
3) Ultimate Ubuntu. Alguém pode dizer ago bom ou ruim a respeito?
4) O dvd de instalação instala tudo ou instala como CD e eu uso o dvd como repositório depois? Ele é atualizado, tipo daily build?

Isso aí. E mais uma coisa: gostei muito dos scripts de conversão do Big, que estão no clique com o botao direito em cima de algum arquivo de midia. Fantástico!!! Alguem tem a manha de fazer isso? Podia ter um Ubuntu prontinho pro Brasil neh? Posso estar falando bobeira pq deve existir e eu nao sei... Desculpe o exceso de palavras e perguntas.

Peterson

veja se é isso que vc quer:

http://www.linuxnopc.com.br/lpc/index.php?option=com_content&view=article&id=22&Itemid=29

sobre os scrips, tem os scrips do nautilus que fazem diversas coisas, como converter audio, imagens e outros, é só olhar nos repositórios.

edit: http://wiki.ubuntu-br.org/Nautilus
« Última modificação: 25 de Abril de 2009, 22:31 por dom diniz »
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #651 Online: 25 de Abril de 2009, 18:16 »
Acabei de chegar do Flisol/Santos (depois eu posto algumas imagens).

A dúvida permanece: é possível visualizar a barra de status de um vídeo em fullscreen, no VLC (que foi atualizado no 9.04)?
Ou terei que migrar pra outro player (me indicaram o smplayer).

Sobre o Amarok, a solução, eu postei aqui:

http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2009/04/amarok-14-no-ubuntu-904.html

=)
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #652 Online: 25 de Abril de 2009, 18:19 »
Gostei desse sítio, ou site, "linuxnopc" (1), que fornece versões customizadas do Ubuntu.

Eles fazem um trabalho interessante.

---

1 - indicação do "dom diniz".
« Última modificação: 25 de Abril de 2009, 18:22 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline didamendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #653 Online: 25 de Abril de 2009, 21:04 »
Nus esse ubuntu e de tirar o chapéu.O boot esta voando o boot dele no começo era 20 segundo, mais aconteceu uma derma aki no monitor o boot aumentou para 30 segundos.o que diferencia o ubuntu  do demais linux e windows e a velocidade da internet.Podem fazer um teste a velocidade da sua net e a maxima de todos em qualquer hora do dia. No windows a minha net de tarde ñ da para assistir um video do youtube,mais no ubuntu eu conseguo assistir tudinho e na qualidade maxima do video e ñ trava nenhum segundo.5 dias atrás eu era fã do windows mais depois de instalar essa nova versão do ubuntu virei fã do ubuntu.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #654 Online: 25 de Abril de 2009, 21:17 »
E aí pessoal, qual é o atalho para reiniciar o x nesse ubuntu? ctrl+alt+backspace não tá rolando.

Offline Ricardo Ferreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #655 Online: 25 de Abril de 2009, 21:23 »
Quero instalar o Jaunty no meu Vaio VGN-FZ24OE.

No momento ele está rodando com o Mandriva mais recente, pois foi o único que reconheceu o headphone.

Sou usuário Ubuntu, tenho ele exclusivamente no meu desktop. Mas percebi que pelo live cd do Jaunty o headphone não foi reconhecido ( plugo o conector e o som continua saindo pelos falantes ).

Depois de instalado no HD tem como resolver esta questão? Sem headphone fica muito ruim o uso do notebook.

Aguardo ansioso uma ajuda.
Vamos lutar sempre pelo software livre!

alarcon

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #656 Online: 25 de Abril de 2009, 21:41 »
E aí pessoal, qual é o atalho para reiniciar o x nesse ubuntu? ctrl+alt+backspace não tá rolando.

O xorg-server 1.6 chegou  e trouxe algumas novidades. Dentre elas,  a remoção do crtl + alt + backspace, a clássica combinação de teclas que derrubava o X.

A solução é adicionar a linha abaixo na seção ServerFlags do seu arquivo /etc/X11/xorg.conf:

    Option "DontZap" "false"

fonte: http://hdoria.archlinux-br.org/blog/2009/03/03/adeus-ao-ctrl-alt-backspace/

Isso foi dito para o caso do Archlinux, mas pode ser a mesma solução por aqui, entretanto não testei.

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #657 Online: 25 de Abril de 2009, 21:58 »
E aí pessoal, qual é o atalho para reiniciar o x nesse ubuntu? ctrl+alt+backspace não tá rolando.

O xorg-server 1.6 chegou  e trouxe algumas novidades. Dentre elas,  a remoção do crtl + alt + backspace, a clássica combinação de teclas que derrubava o X.

A solução é adicionar a linha abaixo na seção ServerFlags do seu arquivo /etc/X11/xorg.conf:

    Option "DontZap" "false"

fonte: http://hdoria.archlinux-br.org/blog/2009/03/03/adeus-ao-ctrl-alt-backspace/

Isso foi dito para o caso do Archlinux, mas pode ser a mesma solução por aqui, entretanto não testei.

Sim, a solução é a mesma. ;)
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #658 Online: 25 de Abril de 2009, 22:35 »
Ache o link sobre o scripts do nautilus( editei no post anterior) , se pesquisar na na net vai achar muita coisa.


Gostei desse sítio, ou site, "linuxnopc" (1), que fornece versões customizadas do Ubuntu.

Eles fazem um trabalho interessante.

---

1 - indicação do "dom diniz".

 ;D

Eu sempre queimo uma imagem do "linuxnopc" quando quero doar para algum amigo que eu sei que não tem net ou usa discada.
Facilita e muito a nossas vidas.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 9.04 (Jaunty Jackalope) - Versão Final Disponível
« Resposta #659 Online: 25 de Abril de 2009, 22:52 »
Outra dúvida;

Alguém sabe se é possível editar o sistema de notificações? Ou desativá-lo?

Porque irrita o fato dele avisar sobre todo usuário que on no Pidgin (inclusive afeta videos em fullscreen). =/

[]s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM