Autor Tópico: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04  (Lida 8751 vezes)

Offline Monza Costa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Pessoal, comprei recentemente o Notebook Samsung 300E4A-AD2 < http://www.extra.com.br/Informatica/Notebook/Notebook-Samsung-300E4A-AD2-com-Intel-Core-i3-2350M-4GB-500GB-Gravador-de-DVD-HDMI-Wireless-Bluetooth-LED-14-e-Windows-7-Home-Premium-829440.html > com ruindows e fiz a instalação do Ubuntu 12.04, mas ele, desde que instalei o Ubuntu 12.04, apresenta o seguinte problema:

- Não consigo diminuir o brilho da tela do notbook.

- De uns tempos para cá, quando deixo o computador fica inativo por alguns minutos e o sistema tenta diminuir o brilho, a tela trava. Só consigo ver o mouse se movimentando, mas nada mais. A tela continua ligada, os programas rodando, continuou ouvindo o VLC, mas ela, em si, fica travada.

- Re-instalei o sistema, mas o problema persiste.

Gostaria a ajuda de vcs para tentar achar a solução para o problema, pois ter que voltar para a poha do ruindows tendo o ubuntu como opção é soda.

Será que isso é questão de drive proprietário? Instalei o ubuntu no not do meu primo e está funcionando como manda a cartilha.
Att,

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2012, 12:03 »
Dá um lspci em um terminal pra gente. Tentou usar o Gnome-Classic ou Unity-2D?

O Ubuntu tem um controle de brilho, só digitar brilho no painel inicial. Mas pelo visto parece q o problema é travamento ou algo do tipo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Monza Costa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2012, 21:46 »
Trava justamente quando tento mudar o brilho.

Dei o lspci:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b4)
00:1c.3 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 4 (rev b4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM65 Express Chipset Family LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 6 port SATA AHCI Controller (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
01:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 06)


valeu pela ajuda.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2012, 22:37 »
Será que isso é questão de drive proprietário? Instalei o ubuntu no not do meu primo e está funcionando como manda a cartilha.
Att,

Com certeza não é isso não, é quase tudo Intel, o Ubuntu reconhece de primeira esse tipo de hardware. Já testou outra versão do Ubuntu, além da 12.04? Ahh, e o sistema se encontra atualizado?

Esse hardware parece um tanto quanto novo (usa Core i3), se o seu sistema estiver atualizado, possivelmente deve ser bug ou falta de compatibilidade por ser muito recente. Baixa a versão beta do Ubuntu 12.10 Beta 1, rode pelo CD-Live mesmo, e veja se ainda ocorre o problema.

Não vejo outra solução...

Edit: Encontrei algo neste site, lá diz para instalar o repositório Linux On My Samsung e instalar os pacotes samsung-tools e samsung-backlight. Faça essas alterações por conta e risco, não tenho um Samsung para saber se vai dar certo ou não.

Edit 2: Encontrei mais informações a respeito em HOWTO: Use the repository on *buntu 12.04 LTS

samsung-tools
It enables control of devices (bluetooth, webcam, wireless, CPU fan) and the FN keys.
Habilita o controle de dispositivos (bluetooth, webcam, wireless, CPU fan) e os botões de FN.

samsung-backlight (optional)
It enables the screen brightness control for laptops that don't have a proper support (mostly with Intel video cards). It also disables the samsung-laptop kernel module.
Habilita o controle de brilho de tela para notebooks que não tem um suporte adequado (principalmente com placas de vídeo Intel). Ele também desabilita o módulo do kernel "samsung-laptop" (esse samsung-laptop é uma interface de controle para o samsung-tools, mas é opcional e não pode ser usado em conjunto com o samsung-backlight).

Achei também uma nota importante: [N150P] Don't upgrade to kernel 3.2.0-30 !. Parece que há um problema de incompatibilidade entre o kernel 3.2.0-30 e o laptop samsung N150 plus. Portanto, cuidado ao fazer atualização do sistema, não sei se esse problema se aplica ao note de vcs também. Em todo caso, depois da atualização, é possível usar o kernel antigo através da opção "Previus Linux" ou algo do genero lá na opção do grub, assim que vcs ligam o note.

Ei ipuiuna, tente este PPA também e veja se seu problema é resolvido.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2012, 23:29 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Johnny Marr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2012, 21:19 »
Olá Cara!

Estou com o mesmo problema que você. Comprei o mesmo notebook da samsung e para minha surpresa trava com o brilho. Uso a versão 12.04 64 bits.  Hoje instalei de novo na esperança de conseguir usar e foi até normal sem travar desta vez. Só que percebi que tinha tirado a bateria e deixado o note ligado direto na energia. Quando deixei direto na bateria começou a travar. Consegui resolver desabilitando a função de diminuir o brilho para economizar energia.
Pelo menos não está travando mais sozinho, dá para quebrar o ganho até encontrar a solução correta. Vou testar as opções mencionadas no tópico. Valeu!

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2012, 13:22 »
Brilho :
Isto já é clássico nos notebooks da samsung eu tenho um e o problema do brilho fica.

Este bug vem de fábrica e fica incompativel com sistemas linux (Ubuntu de preferência  :( )

Se olhar no google isto acontece desde a versão 10 do ubuntu e até hoje sem resolução, alguns parecem ter conseguindo colocando um script para inicializar alterando o valor do brilho inicial junto com S.O.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2012, 13:24 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2012, 13:57 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ninonin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema com brilho de tela do Notebook Samsung 300E4A-AD2 com o 12.04
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2012, 01:12 »
Estou com esse mesmo problema. Comprei um notebook samsung RV420, tava feliz com o ubuntu aí deu esse problema de travar, ele fica piscando bem rápido e aparece a mensagem de brilho do lado direito superior da tela, depois disso o sistema fica todo travado, apesar do mouse ainda se mexer. Eu tenho que reiniciar o sistema.
E nem consigo fazer as atualizações, ele trava logo quando eu entro no sistema.
Já revirei vários sites, já tentei mudar o brilho através do console, nada dá certo.
É uma pena, tava gostando muito de usar o linux, não queria voltar pro Win7...

update:

Acho que deu certo agora! Segui as instruções do link que o Sergio postou e até agora não deu mais problema, parece que foi solucionado! Valeu!
O link: http://elleestcrimi.me/2011/11/06/quick-tip-3-fix-screen-brightness-issue-samsung-netbooks-running-ubuntu/
« Última modificação: 12 de Outubro de 2012, 16:22 por ninonin »