Autor Tópico: instalar java  (Lida 5573 vezes)

Offline Cadu-BV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
  • Não devemos ter medo das novas idéias! Elas podem
    • Ver perfil
instalar java
« Online: 12 de Agosto de 2012, 20:10 »
                     Boa noite, sou novato com o sistema operacional Linux, a versão que eu estou usando é o ubuntu 12.04, depois da instalação e algumas atualizações, estou tentando sem sucesso instalar o Java, pesquisando na internet, me deparei com algumas dicas, tentei coloca-las em práticas, as dicas que vi são:
1 - executar no terminal o seguinte comando:
 sudo apt-get install openjdk -7-jre.
(após executar esse comando, o máquina virtual do java, ja estaria instalado, sendo necessário, somente eu executar o seguinte comando)

2 - java –version.
(após o comando acima, o sistema iria me confirmar a instalação da java, e beleza!!, não foi o que aconteceu, o sistema me retornou com a seguinte mensagem)

- Error: Could not create the Java Virtual Machine.
- Error: A fatal exception has occurred. Program will exit.
                   Por ultimo o sistema me da a mensagem que alguns pacotes de instalação de idiomas ja estão instalados, e que se eu quiser eu posso excluir o que supostamente eu instalei errado, se alguém puder me ajudar, agradeço.
    
« Última modificação: 12 de Agosto de 2012, 20:18 por Cadu-BV »

Offline Alan Wagner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2012, 20:28 »
Você já instalou o "Ubuntu restricted extras"? Se não abra a central de programas e procure por ele.
Ubuntu 12.04 LTS 64bit - Pentium Dual Core T3400, 4GB.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2012, 22:24 »
                    Boa noite, sou novato com o sistema operacional Linux, a versão que eu estou usando é o ubuntu 12.04, depois da instalação e algumas atualizações, estou tentando sem sucesso instalar o Java, pesquisando na internet, me deparei com algumas dicas, tentei coloca-las em práticas, as dicas que vi são:
1 - executar no terminal o seguinte comando:
 sudo apt-get install openjdk -7-jre.
(após executar esse comando, o máquina virtual do java, ja estaria instalado, sendo necessário, somente eu executar o seguinte comando)

2 - java –version.
(após o comando acima, o sistema iria me confirmar a instalação da java, e beleza!!, não foi o que aconteceu, o sistema me retornou com a seguinte mensagem)

- Error: Could not create the Java Virtual Machine.
- Error: A fatal exception has occurred. Program will exit.
                   Por ultimo o sistema me da a mensagem que alguns pacotes de instalação de idiomas ja estão instalados, e que se eu quiser eu posso excluir o que supostamente eu instalei errado, se alguém puder me ajudar, agradeço.
    

Saibam o porque instalar o Oracle Java e como fazê-lo e não o OpenJDK, clique aqui.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2012, 15:00 »
Faz assim, abre o terminal e digita:

sudo apt-get update
sudo apt-get install -f


sudo apt-get --purge openjdk-7-jre icedtea-7-plugin

esse último comando vai remover o openjdk versão 7 e o seu plugin para o navegador caso estejam instalados, entretanto com problemas.

Depois usa o comando:

sudo apt-get install openjdk-7-jre icedtea-7-plugin

para instalá-los outra vez. Depois ainda no termnal digita:

java -version

para ver se desta vez está tudo ok.



Você quer instalar o OpenJDK versão 7, mas quando eu instalei o openjdk aqui li que ainda recomendavam o versão 6 e foi esse que instalei aqui e ao menos para as minhas necessidades ele funciona relativamente bem no Ubuntu 12.04, portanto se você quiser tentar ele, após remover o 7 que aparentemente está dando problema aí use o comando:

sudo apt-get install openjdk-6-jre icedtea6-plugin

para instalar o openjdk versão 6 e não o versão 7.




Alan Wagner parece que o "Ubuntu restricted extras" do Ubuntu 12.04 não instala mais o java(OpenJDK) sendo necessário instalá-lo com o comando indicado acima.


Uma sugestão, instale de início sempre o OpenJDK e seu plugin e somente se ele não funcionar a contento para suas necessidades, instale o java da Oracle. Antes era um defensor do java da Sun (hoje Oracle) quando ele ainda vinha nos repositórios parceiros (partner) do Ubuntu e então quando ele foi retirado completamente do Ubuntu, passei a adotar o OpenJDK versão 6 e não tenho do que reclamar. É uma questão de apoio ao java OpenSource, isto se ele funciona bem para você, não há portanto necessidade de usar o java fechado nesse aspecto.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2012, 15:02 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2012, 08:33 »
Instale o java 7 por PPA:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

Para remover:
sudo apt-get remove oracle-java7-installer
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: instalar java
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2012, 10:47 »
Instale o java 7 por PPA:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

Para remover:
sudo apt-get remove oracle-java7-installer


Alguns sites (BB e outros) só funcionam corretamente com o plugin proprietário. Se este é o caso do colega que criou este tópico (como foi o meu) recomendo fortemente a dica indicada mais acima.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline mr_rune

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #6 Online: 15 de Agosto de 2012, 12:06 »
Instale o java 7 por PPA:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

Para remover:
sudo apt-get remove oracle-java7-installer


Alguns sites (BB e outros) só funcionam corretamente com o plugin proprietário. Se este é o caso do colega que criou este tópico (como foi o meu) recomendo fortemente a dica indicada mais acima.
Comigo deu esse problema e eu tentei de tudo. A única solução foi a mais boba possível: instalar o java direto da central de programas. Funcionou perfeitamente.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #7 Online: 15 de Agosto de 2012, 17:15 »


Alguns sites (BB e outros) só funcionam corretamente com o plugin proprietário. Se este é o caso do colega que criou este tópico (como foi o meu) recomendo fortemente a dica indicada mais acima.

Bem eu não uso acesso a banco por internet, mas para os amigos que indiquei instalar o OpenJDK e que usam o BB pela internet afirmaram que tudo funciona bem. Veja bem para os navegadores é necessário instalar o plugin java (icedtea) para navegadores e não apenas o OpenJDK.

Como disse antes, quando o java da Sun vinha nos repositórios, eu instalava ele e recomendava o mesmo ao invés do OpenJDK que era muito instável naquela época. Com a saída do java da Sun (agora Oracle) dos repositórios e a dificuldade de distribuição do mesmo pelas distros linux por conta da Oracle resolvi dar mais uma chance ao OpenJDK e desta vez achei ele estável e eficiente nas minhas necessidades, então passei a recomendá-lo, pois como ele é livre há uma melhor correção de falhas, ou melhor, há mais rapidez nessa correção já que plataforma java é notória para malwares, etc. Há muita reclamação para demora da Oracle disponibilizar correções no seu java. Aqui, desde a instalação do Ubuntu 12.04 e do OpenJDK acho que já houve pelo menos duas atualizações dele. Já o java da Oracle não sei se o usuário vai ser notificado sobre atualizações de segurança.

Sei que existe o ppa dele como indicado aqui, mas será que ele atualiza constantemente? Também não acho muito legal ficar adicionando muitos ppas na lista de repositórios do Ubuntu, portanto continuo com minha dica, testem primeiro o OpenJDK e se ele não funcionar bem para suas necessidades, usem o da Oracle, quer via ppa (modo mais fácil), quer via binário do site do desenvolvedor.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: instalar java
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2012, 09:37 »
Site do BB funciona bem com openJDK/icedtea, acho que há uma demora anormal para abrir o teclado virtual. Mas só funciona com o navegador Mozilla. Como prefiro o chromium, utilizo o java da Oracle mesmo!

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski