Autor Tópico: Travamentos no Ubuntu 12.04  (Lida 3509 vezes)

Offline Kursk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Travamentos no Ubuntu 12.04
« Online: 06 de Agosto de 2012, 19:19 »
Sou de um tempo em que só existia um Sistema Operacional: o MS-DOS. Transferencia de dados? Somente no sistema DPL-DPC (disquete prá lá, disquete prá cá). E que disquete! Um envelope de papel com uma bolacha de material magnético dentro e que armazenava a imensa quantidade de 360 KB. Windows? Ainda não existia e quando apareceu aqui para nós era tão somente um programa (programa e não SO) que rodava em DOS e que cuja instalação demandava 9 (Nove) disquetes, já agora de 3.1/2" e com 1,44 MB cada. Linux? Nessa altura do campeonato acho que o Linus Torvalds ainda usava fraldas.
 
O que significa esse primeiro parágrafo? Significa que eu sou velho e que estou tão bravo que estou querendo começar a achar que aqueles tempos é que eram bons!   

Pensando calma e racionalmente, chego à conclusão que o Universo conspira contra mim. Explico: tenho um notebook, que se não é uma Ferrari F40, também não é uma Brasília 74:

Processador Intel Core i7 com 8 GB de RAM e placa de vídeo Intel HD Graphics 3000   

ou seja, é uma máquina recente (mais ou menos um ano) e que me atende muito bem, seja no trabalho ou assistindo vídeos educativos no RedTube (É, eu gosto e admito que gosto...).

Nesse computador eu tenho instalado em dual boot o Seven (querendo ou não, onipresente) e Ubuntu, sempre a última versão. Em abril deste ano instalei a 12.04, que rodou tranquila como sempre, sem nada de especial a relatar.

Eu era totalmente feliz até o fatídico mês de Julho de 2012. Nesse mês o céu fechou e todo dia uma nova tempestade cibernética se abateu sobre mim.

Tudo começou com um travamento, lá pelo dia 10 de julho. Não foi um travamento simples. Foi um senhor travamento, em que o mouse e o teclado pura e simplesmente pararam de funcionar e que para sair dele tive que acionar o botão de PWR. Xinguei a Intel (driver de vídeo - pensei), e saí atrás de um mais recente.

Para meu computador, o driver de vídeo instalado (xserver-xorg-video-intel) estava na versão 2.17  e no ppa do Stefan Glasenhardt (https://launchpad.net/~glasen/+archive/intel-driver) achei a versão 2.20. Funcionou que foi uma beleza, até travar no segundo dia. 

Procurei então alguma pista nos logs de sessão (dmesg, kern.log e Xorg.log). Descobri duas coisas: primeiro que ler logs é chato prá carvalho e segundo que o meu bug (se é que seja um bug) é muito esperto - como ele trava todo o sistema de repente, sem aviso, e eu só saio dele desligando a alimentação do computador, não fica nada registrado nos logs.
 
Se não era driver de vídeo, seria hardware (memória)? À noite, deixei o memtest (/usr/lib/memtest86+) rodando. Pela manhã a resposta: tudo bem com as memórias.

Como não gosto do touchpad, normalmente uso um mouse sem fio. Seria ele? Primeiro desliguei-o e depois instalei um mouse com fio. Nas duas situações, a lesma lerda: travamento randomico e aleatório.

Vamos à Internet.

Primeiramente em Português. Digitando "Ubuntu 12.04 travamento" no Google obtive 16.600 resultados; para "Ubuntu 12.04 congelamento" foram 65.800 resultados, mas nenhum (nenhum é modo de falar; em realidade eu só verifico as duas ou três primeiras páginas de pesquisa do Google. Da quarta página em diante para mim é tudo lixo. Vocês são diferentes?) resolveu meu problema.

Em inglês, "Ubuntu 12.04 freezing" mostrou 443.000 resultados, sendo que logo o primeiro deles (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-intel/+bug/993187) já descreve exatamente o que se passa com meu micro.

São 424 comentários, iniciando em 02.05.12 e vindo até 05.08.12. Li todos.

Há sugestões que eu segui, como atualizar o kernel do 3.2.0-7 original, passando pelo 3.2.0-23 da primeira atualização, para 3.3.6 e, por fim para o 3.4.0 atual. Resultado? Travamento! Não funcionou!

Algumas não deu para seguir, como a do comentário 423: "I was able to work around it by blacklisting i915 and using only my add-on graphics card". Eu até fiz o sugerido, mantendo o driver vesa, mas em termos práticos deixa inviável a utilização do micro.

Tem até (no meu ponto de vista) piadas como o comentário 12:

" When the computer freezes do the following:

 1. CTRL+ALT+F1 (to get to the console)
 2. login as your user.
 3. sudo pkill compiz-redirector

 Xwindows will appear to restart but the applications running under your X will not be  killed.
"

Senhores (ou senhoras, senhoritas, jovens de todos os sexos e todas as idades) alguma sugestão?

Para os curiosos: Como informei lá atrás este é um micro também utilizado no trabalho. Assim, para continuar utilizando-o, instalei a versão anterior (11.10) em outra partição e segui em frente. Não tirei a versão problemática, porque como este problema veio com alguma atualização, afinal ele funcionou liso de abril a julho, também deverá ir embora com alguma atualização. Então atualizo toda semana e testo. Ainda está bichado.

Por que os brasileiros e portugueses não reportaram este problema? Os que encontrei falavam de tela preta na inicialização, travamento quando da hibernação e outros problemas, mas nenhum da forma como relatei. Será que só eu sou um cargado?

Seguindo esta linha de raciocínio, a de que se chover bocleta cai um carvalho bem grande na minha cabeça, a última:

Sou correntista do Banco do Brasil, cujo sistema internet EXIGE que você tenha instalado o Java (JRE) da Sun (Oracle). É um saco, mas tudo bem, que posso fazer, além de espernear e obedecer?

Instalei a versão 7u5, a última. Não é que o Google Chrome agora implicou com esta versão e fica reclamando que é necessário o download de uma atualização crítica? Para poder utilizar o sistema do banco tive que gambiarrar o lançador do Chrome, convencendo-o a aceitar a versão instalada.
 
Depois de tudo isso: É ou não é um inferno astral?







 

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:36 »
Ola

De um velho pro outro (aqui 53 aninhos), Já experimentou ao logar usar o Ubuntu 2D ou o modo sem efeitos?

Já tentou criar um novo usuario para testes ou usar o usuario convidado e ver se o problema persiste?

[]'s

Offline Kursk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:28 »
Aqui 61. E continuo bravo!

Ainda suspeito do driver de vídeo. As razões dessa suspeita são:

- Travamento com Ubuntu 2D
- Travamento com gnome-shell (Claro, né anta! Mudou o que?)
- Travamento com Fedora 17 (mesmo driver)
- Travamento com Mint (Aí não foi surpresa; afinal Mint é um Ubuntu com bijuterias)
- E a maior surpresa de todas: travamento com Debian testing!!!!!

Testei ainda alguns comandos exotéricos e esotéricos que encontrei pela Net, tais como:

i915.i915_enable_rc6=0 (Esse foi complicado. Tirou todos os efeitos gráficos. Mas travou!)
i915.modeset = 1 (Esse não cheirou nem fedeu. Descobri depois que o KMS é habilitado por default.)

Já penso como um cara lá do launchpad: ( Comentário 409)

It is really a shame... I agree with Hein (#130) "I completely lost my faith in Ubuntu- bug fixing"... But I will not moveback to Micr0$0ft

Você chegou a instalar um Conectiva 5? Eu instalei e o que estou passando me lembra aqueles "paus homéricos" de placa de vídeo, quando ainda por cima ainda tinha de ouvir gozação do meu filho que perguntava: "- Pai, prá que placa de vídeo para 65 milhões de cores, se você só usa duas: preto e branco"

O preto e branco era o Terminal (aliás nem Terminal era; era modo texto mesmo) e a placa era uma Trident 9440 de 1MB!!!
 
PS: Deixa eu falar bem baixinho. Que ninguém nos ouça, já que a turma aqui é meio brava:
     
     Sabe aquele SO lá de Redmond? Tá funcionando redondinho, sem nem um engasgo no vídeo.
 


« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 20:54 por Kursk »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:54 »
Quando usei o 12.04 já me ocorreu essas travadas do inferno, o que nem dei muita bola, pois saberia que iria desinstala-lo em breve. E o ruim é que nas outras versões eu sabia que o troço travou por causa da luzinha do hd ficava acesa direto, mas nessa versão 12.04 não há nenhum sinal; estou eu lá usando meu computador de boa, geralmente ouvindo alguma música e lendo algum texto, e de repente a músita para e o mouse não move. Pqp... como isso dá raiva! Aí só no dedoff mesmo pra reiniciar.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2012, 21:17 »
Ainda suspeito do driver de vídeo.

Então vamos tentar isolar.

Nas opções do Grub, escolha modo seguro e tente iniciar pelo modo de video vga (fail safe)

Veja se entra ou entre pelo usuario convidado e veja se trava.

[]'s

Offline Kursk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2012, 21:49 »
Matei a charada! Tirei o dia hoje para descobrir o que estava causando os congelamentos no meu sistema, só que ao invés do sabor doce da vitória, estou com o amargo da derrota na boca.

Apesar de desconfiar desde sempre do driver de video (xserver-xorg-video-intel), eu não tinha como provar ser ele o culpado; então o que fiz:

- Testei primeiramente a hipótese do kernel ser o responsável, instalando os seguintes: 3.2.0-23 (o do CD de instalação), 3.2.0-27 (o da primeira atualização), 3.4.0 (o último em desenvolvimento para o 12.04) e 3.6-rc1 (o último em desenvolvimento para o 12.10). Os consegui para download (o 3.4 e o 3.6) em http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/. Todos travaram.

- Como eu não queria ficar esperando a boa vontade do sistema para travar - afinal, como dito desde o início os travamentos sempre foram randomicos e aleatórios - bolei um modo de sobrecarregar a parte gráfica do sistema com um pequeno script que carrega uma instancia do programa glxgears para cada núcleo do processador. Para quem quiser testar, o glxgears é aquele programa que mede os fps (frames per second) de sua placa gráfica enquanto mostra três engrenagens girando e que pode ser instalado pela Central de Programas do Ubuntu sob o nome de utilitários Mesa GL diversos (mesa-utils), e o script é o seguinte:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash

cpu_num=`cat /proc/cpuinfo | grep processor | wc -l`

for i in `seq 1 $cpu_num`; do
 vblank_mode=0 glxgears &
done    

Cara, em menos de um minuto o micro travava e eu soltava um palavrão diferente. E os fps giravam em torno de 300.

- Detalhe: esse procedimento não inocentou nem culpou o kernel; só me informou que não adianta atualização, o bug vai persistir.

- Aí parti para cima do driver de vídeo. Procedida a oitiva do suspeito, o mesmo se valeu de seu direito constitucional de permanecer em silêncio - ou seja não disse borra nenhuma. Mantive o kernel que qualquer mortal teria - o 3.2.0-27 instalado pelo sistema - e fiz o downgrade do driver (de 2.17 que vem com o 12.04 para 2.15 do 11.10). É um procedimento que prefiro não explicar em detalhes, porque com certeza haverá um engraçadinho que vai quebrar seu sistema e vai tentar me responsabilizar. Portanto, Crianças, não tentem isso em suas casa. Somente informo que todos os problemas (dependencias) que aparecem têm que ser resolvidos na hora e à mão, já que se você tentar resolver pelo apt-get ele vai simplesmente atualizar o drive, o que você não quer.

- Cruzei os dedos e rodei o script. Foram 15 minutos com 8 instancias do glxgears rodando sem travamento. O número de fps caiu - foi para 130, praticamente um terço do anterior, mas o sistema resistiu. A temperatura subiu  e pela primeira vez vi a(s) ventoinha(s) girando à toda velocidade, mas entre mortos e feridos todos se salvaram.

Conclusão: Ao atualizar o driver, alguém - da Canonical ou da Intel - fez derma. O bug apareceu na atualização do 2.15 para o 2.17 e permanece no 2.20. O saco é que não são muitos os prejudicados; só aqueles com uma configuração específica, semelhante a minha; portanto a esperança de correção do bug não é muita. O que eu vou fazer agora? Esquecer essa versão (12.04) do Ubuntu, esperar a próxima que sai em Outubro e confiar que irão consertar o que aprontaram.

Voltamos agora com a programação normal.


(Mensagem da adminsitração: partes do texto foram editadas para adequar a mensagem às regras do forum. O conteúdo da mesma permanece fiel ao original, onde foi apenas aplicado o cumprimento à regra II do fórum)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2012, 10:46 por Tota »

ThiagoNalli

  • Visitante
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2012, 09:22 »
Tambem passo por problemas de travamento, e este é o primeiro post sobre o assunto que esta muito bem detalhado e com informações precisas.

Assim como o Kursk resolvi fazer alguns testes, porem diferente dele que é o Driver de video, acho que o meu não é.

Tenho uma placa Grafica mais básica, uma AMD ATI Radeon HD 42000 de 250 Mb de Memória Gráfica, baixei o drive da pŕopria AMD, na versão 12.6.

Rodando ele no kernel 3.4 - Trava após 10 Min de uso. (tendo que dar um dedoff)
Rodando no Kernel 3.5 - Trava ao abrir qualquer programa que use mais a placa, como uma página do youtube por exemplo.

Rodando no kernel 3.2.27 - Não travou.

Cheguei executar o script postado pelo amigo Kursk, só mudando a opção glxgears para fgl_glxgears e o script rodou 20 Min sem travar nada.

Arrisco a dizer que é o kernel e não os drivers Gráficos.

PS: Já que se intitulam velhos, Sou meia idade...30 Anos...rsrs
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, 09:24 por ThiagoNalli »

Offline Kursk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2012, 09:56 »
Recebi uma Mensagem Pessoal enviada por XXXXX (depois eu explico os Xs), solicitando que eu "acerte" minha(s) mensagen(s) por estar(em) a(s) mesma(s) fora das regras do forum.
Junto enviam uma cópia do Item 8 das regras.

Ponto Importante: O espaço é de vocês, portanto as regras de utilização dele também o são. Nada a discutir. Isso é dogma.

Violei as regras e serei punido. O motivo de as ter violado é ter pensado estar entre amigos, sexta-feira, final de expediente, em que se afrouxa tanto o nó da gravata como as regras de tratamento interpessoal; quando se pode até questionar a opção sexual do chefe sem ser crucificado por isso. Não estava, ponto.

Peço permissão para escolher minha pena.

Escolho exílio. Vou embora e não volto mais.

Alguns comentários antes de sair:

1 - "Acertar" minhas mensagens? Não, aliás NÃO! Elas são a minha cara; não importa se feia ou transgressora. Eu fazer isso seria negar minha personalidade. Sintam-se à vontade. Mas, se o fizerem, por favor,  assumam e deixem claro.
 
2 - O mundo está ficando chato. Não se pode mais rir. Só se ouve falar em "bullying", assédio, etc. Mudar o mundo não posso, portanto recolho-me à minha insignificância.

3 - Quem me mandou a mensagem não foi o XXXXX que a assinou; foi o Moderador do Fórum. Separe a pessoa do personagem. Caso eu tenha críticas, as farei contra o Moderador e não contra o XXXXX.

Meninos, adeus e sejam felizes. Um beijo.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2012, 10:00 por Kursk »

ThiagoNalli

  • Visitante
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2012, 04:48 »
Krusk

Cansei de receber mensagens da moderação também, justamente dizendo do Item 8. concordo com você que não estamos entre amigos aqui, e sim entre máquinas, ao criar regras as mesmas são contra qualquer outra regra mor, diz nas regras que se deve usar a lingua portuguesa, ao mesmo tempo que os mesmos a ferem suas regras não permitindo uma palavra sequer em caixa alta, dizendo que se de enfase com outros modos, recriamos as regras gramaticais aqui. Vivemos em um estado de tirania onde democracia e questionamento não existe, nisso somos iguais há Microsoft, ou seja, a liberdade pregada pelo Linux não existe aqui e em outros fóruns do sistema chamado "Livre". O mau disso vem que a maioria das pessoas são da área de exatas e não sabem sequer o significado de Humanas. Como já falei nesse fórum uma vez quem pede não sou eu, nem você e sim o sistema. Novos usuários chegam e já se assustam com as respostas grosseiras, a tirania, o poder supremo de "moderadores", no qual hoje mesmo (dia dos Pais) ao visitar a familia um primo disse:
- Instalei o Ubuntu, gostei dele, mais no fórum que me indicou não tem como pedir suporte, nisso o Windows ainda ganha.
E o que eu poderia responder se ele estava com total razão?

como falei, esse foi  - e é - o primeiro e único tóṕico sobre travamentos com informações precisas, que infelizmente esta morrendo. quem perdeu? o Ubuntu, pois vamos continuar falando que ele trava mais do que o windows, que alias, esse era um dos argumentos para se usar com os usuários: "Linux não trava", puro engano, ele trava mais que o windows, e ao tentar achar solução você é punido e até banido do fórum.

Bom exílio, e com certeza serei o próximo, pois como você, não perco minha personalidade para tirania. :'(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Travamentos no Ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2012, 10:42 »
Ola

... ao criar regras as mesmas são contra qualquer outra regra mor, diz nas regras que se deve usar a lingua portuguesa, ao mesmo tempo que os mesmos a ferem suas regras não permitindo uma palavra sequer em caixa alta, dizendo que se de enfase com outros modos, recriamos as regras gramaticais aqui.

Existe algum engano aqui. À semelhança de um prédio em condominio, as regras presentes em uma sociedade ( O forum e um condominio o são) se sobrepõem a qualquer regra mor.

Ao se cadastrar no forum, os usuarios tácitamente concordam com estas regras.

Quanto ao uso de maiusculas, isto foi debatido livremente pela comunidade num topico aberto até os dias de hoje, onde ficou decidido pelos usuarios o modo de uso de letras capitais.

Baseados nos codigos de netiqueta presente a todos na Internet, ficou decidido que o forum adotaria um máximo de 5 (cinco) caracteres em maiúsculas para textos e titulos ( inclusive um bot do forum alerta o usuario em tempo real da possivel infração ). A excessão fica para termos ou jargão técnico onde o uso de letras maiúsculas é inerente ao nome ( Ex.: ASUS USB5XAS ) ou onde o autor de um script o tenha escrito em letras capitais.

Portanto nossas regras devem e têm que ser obedecidas conforme cita o Código Civil brasileiro quanto a sociedades e agremiações ( Forum e condominios inclusos)


Vivemos em um estado de tirania onde democracia e questionamento não existe, nisso somos iguais há Microsoft, ou seja, a liberdade pregada pelo Linux não existe aqui e em outros fóruns do sistema chamado "Livre".

Cremos que a liberdade de um termine quando se fere a liberdade de todos. Para tanto, Além das regras impressas na pagina correspondente do forum, existe na pagina de postagem um resumo destas regras para aceite no momento de postagem bem como o bot de alerta on-line já citado.

Quanto a ausência de questionamento, o topico sobre o assunto existe e é ativo, onde esta mensagem postada poderia muito bem ter sido feita lá.


O mau disso vem que a maioria das pessoas são da área de exatas e não sabem sequer o significado de Humanas. Como já falei nesse fórum uma vez quem pede não sou eu, nem você e sim o sistema.

Não é verdade esta assertiva. O mau uso vem de pessoas que não prezam pelo proximo, e possivelmente não aprenderam ainda a viver em sociedade, geralmente na faixa de 12 a 15 anos de vida, onde por algum motivo não adquiriram o hábito de uso dos conceitos urbanidade e civilidade ( e que creio, não é o caso dos postantes no topico, visto estarem preocupados com o assunto).

Novos usuários chegam e já se assustam com as respostas grosseiras, a tirania, o poder supremo de "moderadores", no qual hoje mesmo (dia dos Pais) ao visitar a familia um primo disse:
- Instalei o Ubuntu, gostei dele, mais no fórum que me indicou não tem como pedir suporte, nisso o Windows ainda ganha.

A vida em sociedade, mormente nas sociedades organizadas infelizmente é assim mesmo. Grosserias ocorrem principalmente como um reflexo da indagação.

Uma pergunta mal feita, mal formulada não receberá a devida atenção, principalmente quando transladada a texto, onde é impossível se ter a percepção de emoções do missivista.

Porém não há tirania de ninguém, e sim regras. Quando uma infração às regras é denunciada por um usuario ou pela administração, uma mensagem pessoal e privada é enviada solicitando a correção. Após 48 horas sem alterações, ou quando do proximo logon do usuário infrator no forum este não proceder o solicitado, apenas e só aí o tópico é removido.

Adminstradores e moderadores do forum, ao assim serem nomeados, assinam junto à Canonical um código de conduta e se submetem às Leis vigentes sendo portanto responsáveis pelo bom cumprimento das nossas regras.


o primeiro e único tóṕico sobre travamentos com informações precisas, que infelizmente esta morrendo. quem perdeu? o Ubuntu, pois vamos continuar falando que ele trava mais do que o windows, que alias, esse era um dos argumentos para se usar com os usuários: "Linux não trava", puro engano, ele trava mais que o windows, e ao tentar achar solução você é punido e até banido do fórum.

Outro engano aqui. Este não é o unico topico, haja visto que é para um modelo específico de máquina, e nas outras 99% das maquinas dos usuarios este fenômeno não ocorre.

Qualquer sistema opracional tem bugs e é sujeito a travamentos. Cabe ao usuario da maquina ou administrador da mesma ter o conhecimento necessário e a vontade para resolver.

Assim sendo nos deparamos com dois problemas aqui:

1) Travamento de maquina

2) Desrespeito as regras

Não são processos compatíveis.

Como qualquer forum da Internet, seja para Windows, Mac, GNU/Linux e outros, este é prestado por voluntários dispostos a ajudar, porém sem nehuma obrigação para tal.

Para suprir então esta lacuna, todos os sistemas operacionais disponibilizam um serviço de suporte pago ( incluindo a Canonical em seu site) que pode ser contratado para uma solução personalizada.

Finalmente para encerrar a missiva, deixo aqui minha obrigação de moderador deste forum o alerta para que o topico retome a linha de seu propósito:

Citar
   
Regras de Utilização do Fórum

Da concordância com as regras

1. Este forum é um espaço de debate e troca de opiniões, regido por um conjunto de regras elementares ao normal funcionamento deste mesmo espaço. Desse modo, é obrigatório ler as regras antes de participar e/ou sempre que surjam dúvidas sobre o que postar e como fazê-lo. A participação neste fórum pressupõe que o utilizador leu, e concordou, com as regras do mesmo.
1.1. Estas regras são aplicáveis em todo o fórum e suas funcionalidades, incluindo as Mensagens Privadas.
1.2. Se não concordar com estas condições de utilização/regras ou as mesmas lhe parecem abusivas, por favor, abstenha-se de utilizar este fórum.

Do respeito às leis

7. As leis nacionais devem ser respeitadas. Em caso de dúvida na legalidade das mesmas será usado a legislação da República Federativa do Brasil. O fórum é um meio de publicação de informações, já os autores de atos ilícitos podem ser responsabilizados pela Estado a que pertencem pelo conteúdo publicado (a administração do fórum se compromete em colaborar com as autoridades no fornecimento de dados de usuários caso receba solicitação oficial).

Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas) e/ou com excesso de formatação de texto fora do padrão do forum
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
IV - Publicidade, compra, venda, ou prestação de qualquer outro serviço.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.
VII - Contendo material que possa causar danos a usuários e terceiros
VIII - Qualquer tópico ou mensagem que promova actividades ilícitas, criminais, ou violações de propriedade intelectual.
IX - Que não estejam de acordo com a descrição dos assuntos da seção.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XI - Com SPAM ou correntes.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XIII - Pornografia, nudez explícita ou qualquer outro material passível de ferir susceptibilidades pelo seu conteúdo.
XIV - Racismo, xenofobia ou qualquer outra ofensa à condição humana.
XV - Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.
XVI - Com conteúdo duplicado.