Pergunta para os que ainda usam Ubuntu 10.04

Iniciado por eliseu_carvalho, 13 de Julho de 2012, 18:43

tópico anterior - próximo tópico

rafael.luc

Eu até era adepto a umas mudanças no Gnome 2, algumas janelas e o menus tem uma aparência espartana, foi o Ubuntu que personalizou com cores e ícones que foram de bom gosto, mas no próprio site do gnome tem vários projetos de temas bem interessantes.
Classifico a decisão de adotar o Gnome 3 ou Unity como ruim, visto que o kernel 3.x.x configura a placa de vídeo para usar driver open-source tanto para Nvidea como ATI de desempenho menor. Em meu notebook o sistema trava, no caso do Gnome 3 levou o processamento para full, ambos o sistemas ficaram bem lentos, e olhe que tenho MS Vista instalado na outra partição, esse da pra rodar.

CitarInserir Citação
se após o término do suporte do Ubuntu 10.04 surgisse um "fork" do mesmo, conservando todas as suas características, porém com os programas sendo sempre atualizados, alguém daqui tentaria a migração?
Ja tive que recorrer a uma versão mais antiga por usar a verão 10.04 " Gnome 2.30.2"para o editor de imagem Pinta:
http://www.pinta-project.com/
Esta na versão 1.3 e tive que instalar o 0.5 .

O que é "fork"?

jkmsjq

Citação de: rafael.luc online 31 de Julho de 2012, 19:19
O que é "fork"?

Em engenharia de software, uma bifurcação ou ramificação (em inglês: fork) acontece quando um desenvolvedor (ou um grupo de desenvolvedores) inicia um projeto independente com base no código de um projeto já existente, ou seja, quando um software é desenvolvido com base em outro, já existente, sem a descontinuidade deste último.

FONTE: Wikipedia
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

rudregues

Citação de: eliseu_carvalho online 13 de Julho de 2012, 18:43
Tenho visto aqui no fórum bastante gente que ainda usa o Ubuntu 10.04, talvez por gostar mais, ou porque ainda tem suporte, ou por uma questão de configuração de hardware, etc. E, como todos sabem, o suporte dessa versão termina em abril do ano que vem.
Agora uma pergunta aos que ainda usam essa versão do Ubuntu: qual caminho vocês pretendem tomar após o fim do suporte?
Engraçado a sua pergunta eliseu...
Hoje entrei na biblioteca daqui do IME e tenho uma surpresa:
10.04 instalado!
Ficou o Mandriva 2008 até semana passada, totalmente desatualizado e cheio de bugs. No laboratório de informática, era um sidux, um pouco mais atualizado que o Mandriva, mas num tava lá essas coisas, colocaram o netrunner muito bem atualizado semana passada (baseado no kubuntu).

Eu espero que mudem pro 12.04 até lá, senão virão os bugs novamente. Mas pelo menos tem essa iniciativa no exército, de adotar o software livre preferencialmente, mesmo que às vezes falhe na administração em alguns casos é um incentivo.

Ainda bem que tenho meu notebook, assim não dependo totalmente desses pcs e ainda posso eu mesmo administrar meu sistema :)

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

rafael.luc

Citação de: rudregues online 01 de Agosto de 2012, 11:01

Eu espero que mudem pro 12.04 até lá, senão virão os bugs novamente. Mas pelo menos tem essa iniciativa no exército, de adotar o software livre preferencialmente, mesmo que às vezes falhe na administração em alguns casos é um incentivo.

Não entendi seu ponto de vista, se uma versão é estavel quando foi lançada vai ficar bugada com o tempo  ???

rudregues

rafael.luc, neste caso é exatamente isto.
     Eles falharam em administrar o Mandriva 2008 instalado na biblioteca, pois ao invés de atualizarem o sistema de vez em quando, deixavam desatualizado. Por exemplo, para acessar diversos sites era bem ruim, pois deles precisam de navegadores  mais novos para funcionar devidamente. Eu tinha que usar o opera, pois o firefox tava sempre dando pau. Tam também outras coisas, como visualização de alguns tipos de arquivos (pdf num abria direito, arquivos zipados também, por exemplo).
     O sistema não 'quebrava', ou seja, era bem estável. Diferente do Sidux Mopoç instalado no laboratório, que recebia atualizações de vez em quando, mas era um pouco instável às vezes.
     Não é que uma instalação fique bugada com o tempo, caso não receba atualizações. É que plugins necessários para acessar sites mudam, arquivos mudam etc, falhas no sistema podem ser exploradas etc. Realmente, acho que o termo bug não foi adequado, digamos então que neste caso o sistema vai se tornando incompatível com as tecnologias mais recentes, ou seja, obsoleto.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

rafael.luc

A sim ficou claro agora, talvez os problemas do Firefox não sejam atualizações vamos ser realistas esse navegador é problemático no Linux.
Eu tinha instalado a uns meses atras o Ubuntu 8.10 que foi a ultima versão de kernel a dar suporte de driver proprietário para a placa de vídeo do meu note "ATI XPRESS 1100", quando baixei só tive que mudar a sources list para old e tinha atualizações provavelmente o que foi feito na época, instalei o flash e o ultimo Opera, firefox travava pra variar...So desinstalei porque um software que uso não rodava nessa versão, o lançamento era recente posterior ao 8.10 e usa libs do Gnome. Também vale dizer que o navegador chrome não instala em versões antigas de SO.

Eu particularmente não me preocupo com atualizações, não é um Windows onde tenho que preocupar com vírus.