Autor Tópico: Drivers e desempenho de jogos via Wine  (Lida 5380 vezes)

Willder

  • Visitante
Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Online: 14 de Junho de 2012, 07:51 »
Olá pessoal,

Eu venho tentando mudar para o Linux Ubuntu faz um tempo, e deixar de lado o RuWindows, mas sempre acabo desistindo no processo.

Dessa vez acho que estou pronto, mas tenho uma pequena dúvida antes. Meu computador é dedicado para jogos, sendo que eu gostaria de saber se com o Wine eu poderei acompanhar alguns lançamentos novos e ter um bom desempenho neles.

Pergunto isso pois é comum encontrar dicas e tutoriais na internet sobre o Wine, mas em geral eles são velhos, ou seja falam de uma versão antiga do Wine e do Ubuntu, e sobre jogos antigos (GTA San Andreas. Need for Speed Underground 2...).

ah, eu também gostaria de saber sobre os Drivers, principalmente o de vídeo. O Ubuntu diz (em Configurações do sistema>Detalhes>Gráficos) Unidade: Desconhecido, Esperiencia: Padrão

Isso é normal? Não é necessário instalar/atualizar nenhum driver?

Segue as informações sobre meu Hardware (informações de quando eu usava o Windows, não sei ainda como obter elas no Ubuntu):

Processador
Modelo:Intel® Core i5-2310 CPU @ 2.90GHz
Núcleos:4
Velocidade:2.9 GHz
Memória Ram
Capacidade:4 GB

Placa de vídeo
Modelo:Intel(R) HD Graphics
Chipset:Intel(R) HD Graphics Family
Memória:2 GB
Versão do driver de hardware:8.15.10.2653

DirectX
Versão instalada:11.0
Aceleração 3D:Não

Som
Nome:Realtek High Definition Audio

Disco rí­gido
Espaço total:466 GB

Bem, esse computador é novo e no Windows o desempenho dos jogos é muito bom, e olha que estou sem uma Placa de vídeo dedicada ainda (OffBoard).
O que vocês acham? O desempenho dos jogos vai ser próximo/semelhante ao do Windows?
Aguardo resposta e agradeço desde já.
« Última modificação: 28 de Junho de 2012, 07:23 por Willder »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2012, 07:56 »
performance, em ambientes virtualizados ou emulados nunca serão o melhor possível
se jogo é importante, para você use o dual-boot, e/ou conheça mais sobre jogos no ambiente linux, procure aqui no fórum sobre isso e no google sobre o ubuntu games, etc...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Willder

  • Visitante
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2012, 08:08 »
rjbgbo, obrigado pela resposta.

Eu sei que em um ambiente virtual a performace não será igual, o que eu gostaria de saber é se ela não deixará a desejar. O Ubuntu é um ótimo sistema mas acho que um DualBoot não seria o caso.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2012, 09:08 »
Ola

Eu sei que em um ambiente virtual a performace não será igual, o que eu gostaria de saber é se ela não deixará a desejar.

Sim, vai deixar a desejar.

O wine não é um emulados de jogos, ele apenas é um "tradutor" de rotinas do Windows para o GNU/Linux, se a rotina é lenta, o wine a ira ler e passar ao Ubuntu com mais lentidão ainda.

Isto pode deixar um jogo ou aplicativo ótimo e outro sofrivel. É imprevisível.

[]'s

Willder

  • Visitante
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2012, 09:40 »
Tota, obrigado pela resposta.

É uma pena, é um ótimo sistema mas se for assim... não dá. Um sistema operacional só é satisfatório quando atende todas as nossas necessidades. Por isso não desejo um DualBoot.

Parece que terei de me contentar com o RuWindows por mais um tempo.

Mas só para esclarecer, e sobre os Drivers? De fato não preciso instalar/atualizar? E se precisar, como posso fazer isso?

Obrigado pessoal!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2012, 11:48 »
Tota, obrigado pela resposta.

É uma pena, é um ótimo sistema mas se for assim... não dá. Um sistema operacional só é satisfatório quando atende todas as nossas necessidades. Por isso não desejo um DualBoot.

Parece que terei de me contentar com o RuWindows por mais um tempo.

Mas só para esclarecer, e sobre os Drivers? De fato não preciso instalar/atualizar? E se precisar, como posso fazer isso?

Obrigado pessoal!

Drivers proprietários de vídeo(Nvidia/AMD) da Intel já estão incluídos no kernel , canto superior(rodinha dentada)>configurações do sistema>drivers adicionais>habilitar o recomendado>reiniciar pc.
Jogos no Ubuntu só agora parece que vamos ter o Steam e alguns jogos modernos da Valve e EA.
Veja:  http://www.ubuntubrsc.com/canonical-esta-ajudando-valve-com-steam-para-linux.html

Também:  http://www.ubuntugames.org/
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2012, 17:30 »
Sinceramente, jogos somente no Windows... :-[
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Willder

  • Visitante
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2012, 10:18 »
Sim eu testei alguns jogos pelo Wine mas não tive muito êxito (de 4 que eu testei apenas 3 pegaram (os mais velhos), e um ainda ficou com bugs sérios nos gráficos e menus), desisti, formatei o HD e quando instalei o Windows novamente vi a notícia sobre o Steam estar vindo para o Linux.

Isso é uma grande notícia, acho que é exatamente o que eu estava precisando. Em todo caso, ficarei com o Windows até isso acontecer e quando acontecer... Depois, passarei a usar o Ubuntu.

Pessoal obrigado pela ajuda e até mais!

Offline nightside

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Drivers e desempenho de jogos via Wine
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2012, 22:41 »
Por falar em Wine, a versão 1.5.7 está liberada, recomendo compilar e instalar, pois nos repositórios a versão ainda é a 1.5.6
Os dias do terminal terminaram...