Autor Tópico: Como particionar o HD com o Ubuntu 11.10 já instalado sem particção nenhuma?  (Lida 5570 vezes)

Offline Lucio Scaranaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Olá.
Instalei o Ubuntu 11.10 no meu notebook Dell vostro 3550 e não particionei meu HD quando o fiz. Se o fiz, não me lembro. Tenho arquivos pessoais neste HD e tenho as seguintes questões:
1 - Existe alguma forma de particionar o HD com o Ubuntu 11.10 já instalado sem perder meus arquivos pessoais?
2 - Se for só particionar, como transporto meus arquivos pessoais para uma partição para poder atualizar meu sistema operacional para o Ubuntu 12.04?

Grato
« Última modificação: 21 de Julho de 2012, 15:43 por Lucio Scaranaro »

clodoaldops

  • Visitante
-use o gparted no live-cd do ubuntu p/ "enxergar" e redimensionar as partições do seu hd
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Particionamento-de-disco-(HD)

-eu costumo criar 4 partições:
sda1-ext4-30gb-ubuntu
sda2-ext4-20gb-outra distro
sda3-swap-1gb
sda4-ntfs-restante do hd - BKP

-desta forma eu posso instalar novos lançamentos do ubuntu na sda1 e testar outras distros na sda2 sem perder meus arquivos que estão na sda4

Offline SerginhoDF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
o meu ubuntu é o 12.04, foi mal, esqueci de avisar. Infelizmente o link mostra a mensagem: "A página que você procura não foi encontrada.

Procure pelo documento desejado no formulário de busca presente no cabeçalho do site ou entre em contato com suporte@vivaolinux.com.br."


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Olá Lúcio,

Só pra te avisar, o Ubuntu sempre particiona o HD na instalação. Se você não tinha nada no HD, ele vai criar uma partição de dados única com todo o espaço livre. Se você tinha outra coisa no HD (p.ex. Windows), ele vai diminuir a partição existente e criar uma partição de dados pra si.

Além da partição de dados, ele também cria uma partição de swap, pra expandir a memória virtual.

Se você quer mudar a forma como seu HD está particionado, mas a partição que vai mexer é a partição do sistema, isso não pode ser feito com seu sistema rodando. Assim, vc precisa dar boot com um LiveCD (pode ser até o CD de instalação), e depois redimensionar as partições.

Se você usar o CD de instalação do Ubuntu, vai ter que instalar nele o programa gparted, via central de programas --- isso, quando já estiver rodando do CD. Note que essa instalação vai ser perdida quando a máquina for reiniciada.

O processo de mover um diretório importante como o Home para uma partição não é difícil, mas tem detalhes importantes que devem ser seguidos à risca. Seria bom se você se fizesse acompanhar de outra pessoa com mais experiência, nisso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Olá.
Instalei o Ubuntu 11.10 no meu notebook Dell vostro 3550 e não particionei meu HD quando o fiz. Se o fiz, não me lembro. Tenho arquivos pessoais neste HD e tenho as seguintes questões:
1 - Existe alguma forma de particionar o HD com o Ubuntu 11.10 já instalado sem perder meus arquivos pessoais?
2 - Se for só particionar, como transporto meus arquivos pessoais para uma partição para poder atualizar meu sistema operacional para o Ubuntu 12.04?

Grato

Como percebi que você é novo no Mundo Linux e não procurou nesse Fórum a sua resposta, primeiramente, baixe, leia e saiba o basição nesse Manual de Instrução do Ubuntu e após, veja esse tópico, sobre particionamento:Particionamento de HD para instalação do ubuntu: uma atenção que evita problemas.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Amigo,  se  o  seu  Ubuntu  está  instalado  sozinho  em  todo  o  seu  HD,  e  é  uma  partição  única. Então  será  necessário  você  colocar  seus  arquivos  num  HD  externo.  Mas,  também  conforme  o  tamanho  do  seu  HD  e  conforme  o  número  de  dados,  pode-se  criar  uma  partição,  e  copiar  todos  os  arquivos  para  essa  partição.
Uma  vez,  no  ano  passado,  eu  tinha  o  meu  sistema  instalado  no  HD,  e  que  estava  instalado  em  todo  o  meu  HD.  Não  podia  perder  meus  dados  e  de  outras  pessoas.  O  que  fiz  foi  criar  uma  partição  usando  o  gparted  no  live-cd.  Após  criar  essa  partição  a  qual  dei  60 GB,  a  qual  já  era  bastante  espaço  para  os  meus  arquivos  e  que  acabou  sobrando  espaço,  resolvi  fazer  a  instalação  do  Sistema  novamente  com  partição  /  e  /Home  separadas.  Depois  foi  só  copiar  todos  os  arquivos  que  eu  tinha  copiado  para  a  tal  partição  de  60 GB  para  a  partição  /Home.
Lembrando  que  meu  HD  tinha  e  têm  500 GB.
E  como  você  é  iniciante,  Lúcio,  lhe  recomendo  que  siga  essa  recomendação  do  Zekkerj:
Citar
Seria bom se você se fizesse acompanhar de outra pessoa com mais experiência, nisso.

Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Lucio Scaranaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Muito obrigado.
Seguirei as instruções.