Recente caso de roubo de arquivos pessoais de uma atriz global me fez repensar sobre este assunto segurança. Aqui só tenho um notebook e não tenho lá muito o que proteger, mas mesmo assim tenho alguns dados pessoais, tipo os da receita federal, etc.
Como o Tota falou, uso senha razoável, não fico logado a rede o tempo todo, tenho firewall ativado e acima de tudo uso linux, hehehe, mas computador é algo que mais cedo ou mais tarde pode precisar de uma assistência técnica e nem sempre ela pode ser local, tendo que enviar o notebook para algum lugar e aí se o problema impossibilita ligar o computador, como remover os dados pessoais antes de enviar para a assistência técnica? Parece-me que esse foi o caso da atriz. Uma vez um PC desktop meu deu defeito, mas como era algo na placa e tinha que enviar o mesmo para a assistência, eu retirei o HD dele já que não podia acessar os dados pessoais e ele não era essencial para a resolução do problema.
Ando pensando em criptografar a partição ou alguma pasta do sistema (home, var, tmp, swap), mas como nunca usei essa opção gostaria de saber de quem usa se isso afeta o desempenho do sistema de algum modo ou pode dar maiores dores de cabeça na recuperação dos dados criptografados.
Ando pensando também em criptografar, ou seria exigir senha, para editar entradas no GRUB. Assim um roubo do notebook obrigaria ao larápio a formatação do notebook, hehehe.