Autor Tópico: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos  (Lida 4522 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Online: 21 de Agosto de 2006, 12:04 »
Eric Raymond, que todo geek que se preza conhece e respeita, é o Santo Padroeiro e um dos fundadores do movimento Open Source. Ele fez declarações polêmicas e pragmáticas na Linux World. Segundo ele para que o Linux se torne uma opção viável é preciso atender ao público, que quer rodar seus vídeos em formatos proprietários, ou plugar seu iPod, abrir um iTunes e sair usando.

A discussão pegou fogo, no painel e na Internet, pois uma das pedras fundamentais do Open Source, e por extensão do Linux, é não aceitar arquivos binários de terceiros. Alguns drivers de placas de vídeo são criticados por causa disso, e não são incluídos no kernel exatamente por esse motivo.

O problema é que muitas vezes o fabricante não quer, por motivos estratégicos, liberar seu código-fonte. A Apple, ao não liberar uma versão Open Source dos drivers do iPod, evita que outros criem programas que venham a competir com o iTunes, por exemplo. Ao não liberar o código-fonte dos CODECSs do último Windows Media Player, a Microsoft evita que programadores no mundo inteiro investiguem o código, descubram a lógica por trás do DRM e criem programas que a contornem.

Raymond percebeu que as empresas não vão abrir mão dessas vantagens estratégicas, e concluiu que mais importante do que pureza ideológica, o Linux precisa contemplar os usuários que querem os produtos que acompanham essas tecnologias.

    Precisamos de uma boa resposta para o cara de 20 anos que pergunta se o Linux "vai rodar meu iPod?"

Note, ele não está falando de gambiarras, programas alternativos, edições de arquivos .conf e programas em versão alfa, está falando de abrir um iTunes ou algo muito parecido, como no Mac, e simplesmente usar.

Veja a reportagem completa em
http://www.meiobit.com/arq/008406.html
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 12:06 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2006, 13:44 »
Concordo com o Eric Raymond, não adianta os puristas ficarem lutando contra os usuarios finais.
Até pq no final das contas ão eles quem decide o que fica no marcado. É duro dizer isso, mas eu discordo do MadDog ( apesar de ser fã dele ^^ ), acho que o linux deve dar escolhas e não ditar regras...

Offline Kwezer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 144
    • Ver perfil
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:04 »
Eu também acho que ele está certo.
Vários amigos meus perguntam, "ou o Linux vai rodar isso ou aquilo?"
E é sempre aquele dilema...
Pior é quando o cara acaba de instalar o Ubuntu e já vai querendo rodar mp3 ou wmv...
Muitos amigos meus desistiram do Linux logo na primeira utilização, por conta disso...
Acho que os programadores precisam abrir os olhos para isso, principalmente os do Ubuntu, em vista da popularidade que a distro vem ganhando...

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2006, 19:08 »
concordo com o eric.
infelizmente nao deixei o windows ainda nao existe alguns programas correspondentes do windows pra linux.

Offline mur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
    • mur @ last.fm
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:06 »
Eu também acho que ele está certo.
Vários amigos meus perguntam, "ou o Linux vai rodar isso ou aquilo?"
E é sempre aquele dilema...
Pior é quando o cara acaba de instalar o Ubuntu e já vai querendo rodar mp3 ou wmv...
Muitos amigos meus desistiram do Linux logo na primeira utilização, por conta disso...
Acho que os programadores precisam abrir os olhos para isso, principalmente os do Ubuntu, em vista da popularidade que a distro vem ganhando...

pois é, quando eu digo pras pessoas que logo que instalarem terão que fazer algumas mudanças para rodar tudo que é tipo de de formato de audio/video (depois de responderem: como assim? não é tudo igual?) elas já se decepcionam...
AtlhonXP 2400+/Geforce 6200FX/2GB RAM DDR400/HD 80GB+250GB+500GB
Ubuntu 8.04

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2006, 08:43 »
li um texto bem interessante sobre isso, e sou de mesma opinião do autor.

http://falcon-dark.blogspot.com/2006/08/janela-de-raymond.html

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2006, 02:24 »
li um texto bem interessante sobre isso, e sou de mesma opinião do autor.

http://falcon-dark.blogspot.com/2006/08/janela-de-raymond.html

Eu concordo com o autor, mas discordo totalmente do ultimo paragrafo!
Onde ele fala como c o linux fosse controlado por uma única empresa como o MS Windows, e não por uma vasta comunidade que só quer o melhor para o linux. E onde ele esquece que alem de um mundo captalista , estamos vivendo em um mundo tecnologico em que usando ou não linux somos obrigados a engolir as tecnologias que o mercado dita.

Piras

  • Visitante
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2006, 20:01 »
Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.  O tom alarmista (agora ou só daqui há trinta anos) só serve para reforçar a idéia principal, mas, francamente, o estado atual do Linux desautoriza a profecia.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2006, 22:28 »
Este comentário do título, pode parecer pesado, mas reflete uma realidade. Devemos
acompanhar a evolução do tempo para não ficarmos para trás.
Acho que o Ubuntu, e o Linux em geral, tem que melhorar em facilidade na instalação de
multimídia.
Quem usa um sistema operacional em desktop quer que seu micro já venha rodando filmes de DVDs,etc....
lidando de uma maneira fácil com equipamentos modernos.
O novo Windows Vista vem com bastante melhorias nesta área e, se o Linux, não se adaptar
as novas tendências, corre o risco de permanecer pouco atraente para a maioria dos usuários.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Eric Raymond: Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2006, 00:10 »
Concordo também com o Raymond. Acredito que se o Linux passar a ser mais acessível nesse sentido, muitos usuários antes receosos de mudar de sistema operacional o fariam sem muitos problemas.