Autor Tópico: PC só aceita o 11.04  (Lida 2172 vezes)

Offline rochasmf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
PC só aceita o 11.04
« Online: 15 de MAR?O de 2012, 09:48 »
Uso Ubuntu há um bom tempo, mas não tenho muito conhecimento técnico.

Ao atualizar a versão 11.04 para a 11.10, ocorreu um erro de forma que aparece a tela púrpura, mas não os lançadores, aparentemente algum bug, pois os gráficos no canto ficam desconfigurados, não tem jeito de fazer nada.

Tentei uma instalação direto pelo CD, mas nem chega na tela de configurar a instalação. Depois de escolher o idioma e aparecer a primeira logo do Ubuntu, a tela dá um tilt, fica brilhando e vai escurecendo aos poucos até ficar totalmente preta.

Tentei instalar o mesmo CD no notebook e funcionou perfeitamente.

Tentei instalar a versão 9.10 e o problema é o mesmo.

Formatei pelo Gparted e nada mudou

Instalei o Ruindows 7, voltei pro Ubuntu e nada mudou.

Minha máquina só aceita o 11.04!

Tem salvação?

Forte abraço

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2012, 18:02 »
Qual  é  a  sua  placa  de  vídeo  e  o  seu  hardware?  Poste  essas  informações  para  que  possa  ser  melhor  ajudado  a  solucionar  o  problema.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline rochasmf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2012, 09:04 »
Olá Henrique1977, grato pela atenção,

penso que problema de HW não vai ser, pois rodava o 11.04 com recursos como Cubo, etc,

Athlon XII 3.0 GHz
2 GB Ram
Placa Onboard Nvidia (Não estou em casa agora, mas acho que é a 6250, ou algo assim)

Não consigo instalar nem o 9.10,

Apaguei os HDs pelo Gparted e com as sucessivas reinstalações deve ter corrompido alguma coisa.

Outra coisa que percebi é que quando instalei no notebook pelo CD aparece a interface original "zerada" do 11.10 ou 11.04, já no PC, não aparece a interface zerada, com aquela coluna de ícones na vertical à esquerda, mas somente duas pastas no canto superior esquerdo.

Talvez o que eu precise é de uma instalação realmente limpa, pois posso estar errado, mas alguma coisa ainda deve estar no HD.

O que acha dessa teoria? Se for isso, tem alguma dica?

Forte abraço

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2012, 17:07 »
Bom,  se  rodava  o  Ubuntu  11.04  era  para  rodar  o  11.10;  E  você  após  instalar  o  SO  instala  os  Drivers  proprietários  da  nvídia?  Se  sim,  continua  o  problema?
Bom,é  bom  tentar  uma  instalação  limpa  para  ver  se  o  problema  persiste.
Mas  recomendo  também  esperar  o  que  os  usuários  mais  avançados  do  que  eu  podem  dizerem.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline rochasmf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2012, 18:46 »
Ainda não tentei instalar os drivers nvidia, vou tentar e posto o resultado, obrigado

Offline Lobby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Pare de sofrer venha para Linux/Ubuntu.
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2012, 22:45 »
Uso Ubuntu há um bom tempo, mas não tenho muito conhecimento técnico.

Ao atualizar a versão 11.04 para a 11.10, ocorreu um erro de forma que aparece a tela púrpura, mas não os lançadores, aparentemente algum bug, pois os gráficos no canto ficam desconfigurados, não tem jeito de fazer nada.

Tentei uma instalação direto pelo CD, mas nem chega na tela de configurar a instalação. Depois de escolher o idioma e aparecer a primeira logo do Ubuntu, a tela dá um tilt, fica brilhando e vai escurecendo aos poucos até ficar totalmente preta.

Tentei instalar o mesmo CD no notebook e funcionou perfeitamente.

Tentei instalar a versão 9.10 e o problema é o mesmo.

Formatei pelo Gparted e nada mudou

Instalei o Ruindows 7, voltei pro Ubuntu e nada mudou.

Minha máquina só aceita o 11.04!

Tem salvação?

Forte abraço

É só resetar a BIOS meu caro, só isso para resolver seu problema, facil e muito símples.
Não esquece de da um resolvido no tópico.
Muito obrigado...
Lobby
Só continua usando Windows quem nunca experimentou Linux/Ubuntu.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #6 Online: 17 de MAR?O de 2012, 02:56 »
Ola Lobby

Isto me interessou.

Tem como dar mais detalhes de como resetando a BIOS da maquina o Ubuntu voltar a funcionar depois de uma atualização, sendo que sequer o modelo da placa mãe foi citado?

Resetar uma bios eu sei de cor, só queria saber o que mudar dentro da bios, sem saber qual ela é.

[]'s

Offline Lobby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Pare de sofrer venha para Linux/Ubuntu.
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #7 Online: 17 de MAR?O de 2012, 10:35 »
Ola Lobby

Isto me interessou.

Tem como dar mais detalhes de como resetando a BIOS da maquina o Ubuntu voltar a funcionar depois de uma atualização, sendo que sequer o modelo da placa mãe foi citado?

Resetar uma bios eu sei de cor, só queria saber o que mudar dentro da bios, sem saber qual ela é.

[]'s
Meu Caro Tota,
Vc é o cara em informática, comprovo aki no fórum, eu não, Isso foi apenas 9 casos que resolvi em pc's de clientes, ontem mesmo o cara queria ubuntu e não existia nada que eu fizesse para o ubuntu instalar, resetei a BIOS e pimba! Descobrir isso em um ato de desespero no meu pc, uso ubuntu desde a versão 9.04 e na versão 11.10 não instalava de jeito nenhum, aí em um ato de desespero fiz isso e resolveu. Tecnicamente não sei te explicar.
Lobby
Só continua usando Windows quem nunca experimentou Linux/Ubuntu.

Offline rochasmf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #8 Online: 28 de MAR?O de 2012, 10:37 »
Muito obrigado pela atenção da turma.

Instalei o 11.04, os drivers nvidia e ainda assim, nada.

Sobre resetar a bios, eu também não sei, vou pegar o modelo e se alguem souber, por favor me diga.

A questão da Bios faz sentido, porque fiz upgrade da placa mae, processador e memoria recentemente, menos os HDs, e pus pra rodar normalmente, nem formatei, reconheceu tudo.

Reinstalei a versão 11.04 novamente, já instalei os programas, personalizei do meu jeito e estou usando a interface classica, até o momento tudo bem.
Só é incômodo saber que não consigo instalar outra versão. Um amigo me ofereceu o W7 pirata, mas recusei, sou teimoso.

O único senão que encontro no Ubuntu, (acho que não acontecia na versão 9.04), é que tem hora que não reconhece meu segundo HD. É de veneta.





Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: PC só aceita o 11.04
« Resposta #9 Online: 28 de MAR?O de 2012, 11:17 »
Isso foi apenas 9 casos que resolvi em pc's de clientes, ontem mesmo o cara queria ubuntu e não existia nada que eu fizesse para o ubuntu instalar, resetei a BIOS e pimba! Descobrir isso em um ato de desespero no meu pc, uso ubuntu desde a versão 9.04 e na versão 11.10 não instalava de jeito nenhum, aí em um ato de desespero fiz isso e resolveu. Tecnicamente não sei te explicar.

Quando voce reseta a BIOS, é carregado a configuração "default" (padrão). Normalmente, isto desabilita o modo avançado de energia, que impede o GNU/Linux de carregar.

Ao deixar o ACPI desativado, o GNU/Linux inicia sem ficar aquela tela preta com um prompt piscando em cima a esquerda e não fazendo mais nada.

Outros dispositivos, como modems e boot de rom em placas de rede também podem impedir o GNU/Linux de carregar, e em algumas placas o padrão é desabilitado. Assim ao resetar a BIOS voce desligou estes dispositivos no boot.

Nas proximas vezes em que for resetar a bios, tente antes acessar a BIOS e escolher a opção "Load default values" ( acho que com F5 ou F9 ). Deve fazer o mesmo efeito e evita ter que abrir a maquina.

[]'s