Autor Tópico: HP G4-1160br - tela apaga e precisa ser fechada e aberta.. [RESOLVIDO]  (Lida 2864 vezes)

Offline roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Olá,

Venho usando o ubuntu 11.10 num notebook HP Pavilion G4-1160br há 2 meses sem qualquer problema.

Hoje, começou a apagar a tela durante a inicialização do sistema (somente após o Grub), ela pisca uma vez depois apaga, se fecho a tela e abro novamente ela aparece mas apaga novamente logo, em alguns casos o notebook até hiberna. Após a tela de login, que funciona se eu coloco a senha mesmo com a tela apagada, se eu fechar a tela e abrir fica tudo funcionando normalmente.

Porém, sempre que acesso alguma opção relacionada à vídeo, como alterar a resolução ou configurações do sistema -> telas, ela novamente apaga e é necessário ser fechada e aberta novamente.

Até o Grub tudo funciona perfeitamente e no Windows também não há problemas, portanto acho que não é um problema de hardware. Hoje instalei as atualizações de kernel e do gnome login que surgiram nos repositórios.

O notebook tem processador core i5 2410m e utiliza a placa de vídeo do processador.

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)

Alguma sugestão?

Obrigado
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2012, 23:53 por roan »

Offline roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tela de notebook apaga e precisa ser fechada e aberta.. [RESOLVIDO]
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2012, 23:53 »
Olá Pessoal,

O problema é a incompatibilidade com a versão atualizada do Ubuntu 11.10 com a versão atualizada do BIOS do notebook, vou deixar aqui registrado apenas para o caso de alguém ter o mesmo problema com o HP G4-1160br.
 
Testei as versões F.41, F.36 e F.32 do BIOS, mas só parou de dar erro com a F.24 que era a que estava quando instalei o sistema.

Não sei se instalar o sistema com o BIOS já atualizado daria certo, mas creio que não mudaria, de qualquer forma não é um teste que pretendo fazer agora.

Abraços.

Offline roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: HP G4-1160br - tela apaga e precisa ser fechada e aberta.. [RESOLVIDO]
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2012, 15:57 »
Estava realizando a atualização de BIOS para resolver um erro.

Descrevi no tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94801.0.html como resolver o erro, e consequentemente, como atualizar a bios sem obter o erro da tela preta.

Abraços.