Autor Tópico: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã  (Lida 13627 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Online: 07 de Dezembro de 2011, 14:39 »
Não sei se a seção "Depoimentos" seria a melhor pra falar isso, mas quero compartilhar com vocês uma coisa: graças ao Ubuntu, o PC da minha irmã mais velha ganhou vida nova  ;D
Bom... É um PC já antigo, com HD de 80GB, 512MB de RAM, monitor CRT 15", etc. Ela vivia me reclamando que o computador estava muito lento, aí fui lá ver... Credo!!! Era um Windows XP instalado há uns 7 anos já, sem manutenção e carregado de um monte de coisas inúteis  :o
Aí com base na configuração do tal PC, optei por instalar pra ela o Lubuntu 11.10 32-bit. Pois não é que o PC "acordou"? Agora ficou tudo muito rápido, super leve... E ainda deixei tudo como ela costumava usar, os mesmos ícones no desktop, programas muito similares, e de quebra ainda instalei o Tux Paint pro filho dela, meu sobrinho e afilhado.
É natural que, por ser usuária de longo prazo do Windows, ela me pergunte muitas coisas e até reclame de outras (como, por exemplo, do porquê de não ter Freecell nem Paciência Spider hehe  :P ), mas tendo paciência e explicando tudo pra ela, acredito que assim poderei torná-la uma nova adepta do software livre  :)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2011, 17:47 »
Quanto a Freecell e Paciência Spider, vá na central de programas e instale KPatience.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2011, 17:49 »
Eu instalei o Aisleriot pra ela e deixei como padrão o jogo "Aranha", que é o equivalente ao Paciência Spider. Espero que ela não diga que "não é igual ao do Windows XP" hehe  :P

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2011, 18:42 »
Mais um usuário migra para o Linux   :D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2011, 01:17 »
Só pra constar: agora há pouco (!!!) substituí o Lubuntu 11.10 do PC da minha irmã pelo Ubuntu Minimal 11.10 + GNOME 3.2. Ainda fiz com que ele usasse o driver de vídeo VESA, já que o monitor do PC dela é dos antigos, tipo CRT 15", portanto, 4:3.
Como ela é muito leiga em computadores, pus os ícones da maioria dos programas na área de trabalho e deixei tudo meio que "auto-explicativo": "Navegador de Internet Firefox" virou "Internet"; "Cliente de E-mail Thunderbird" virou "E-Mail", "Rhythmbox" virou "Música", "Gerenciador de Arquivos" virou "Arquivos" e por aí vai.
Ah... E ela adorava jogar Paciência Spider no Windows XP; sendo assim, instalei o Wine, encontrei no 4shared o exato mesmo joguinho - e funcionou. Também coloquei um atalho "Paciência Spider" na área de trabalho. Acho que ela vai curtir  ::)

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2011, 01:29 »
Coloque o print aew dps  8)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2011, 11:59 »
Coloque o print aew dps  8)

Quando eu for de novo visitar a minha irmã, coloco sim  ;D

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2011, 12:13 »
Coloque o print aew dps  8)

Quando eu for de novo visitar a minha irmã, coloco sim  ;D

 ;D ;D ;D

Offline Rafa Henrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 292
  • Linux! Um Grito de Liberdade.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #8 Online: 01 de Janeiro de 2012, 03:06 »
Sua irmã continua usando Linux aew cara ?

ou ja desistiu  ???

abrass  :D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #9 Online: 01 de Janeiro de 2012, 12:03 »
Continua sim, e ontem mesmo aproveitei pra dar mais uma refinada na aparência dele lá.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #10 Online: 01 de Janeiro de 2012, 13:28 »
Eu instalei o Aisleriot pra ela e deixei como padrão o jogo "Aranha", que é o equivalente ao Paciência Spider. Espero que ela não diga que "não é igual ao do Windows XP" hehe  :P

bom ano novo Eliseu

uma sugestão, troque o aisleriot pelo pysolfc + pysolfc cardset, fica um pouco melhor pois é mais customisável
vale a pena também conhecer o Caixa Mágica 17/LXDE, já vem inclusive com o wine instalado.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2012, 11:12 »
Pra mim até poderia ser, já que gosto de customizar tudo, mas pra ela, que tá mais interessada em ter o PC funcionando direito, não sei se precisaria. Mas valeu pela dica  ;D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2012, 15:10 »
Vejam só... Ontem mesmo fui lá visitar essa minha irmã e aproveitei pra instalar pra ela o Ubuntu 12.04. Já que o PC é bem antigo, como falei na primeira mensagem desse tópico, baixei a ISO do Alternate Install, 32-bit.
No começo fiquei meio preocupado, já que não existe driver pra Linux da placa de vídeo do PC dela, e só funcionava com VESA (sorte que a proporção do monitor daquele PC é 4:3, então menos mal...). Além do que muitos reclamaram que o Unity 3D ficava lento em computadores com menos de 1GB de RAM - e o da minha irmã, como falei lá no início, tem somente 512MB. Mas o Unity 2D funcionou numa boa, e então deixei tudo bonitinho, configuradinho, e ainda mostrei pra ela como as coisas funcionavam. E não é que ela gostou ainda mais do Ubuntu com Unity?  :D
Bom... A família ganhou mais uma usuária satisfeita do Ubuntu e acho que em breve novos parentes meus estarão usando o sistema  :)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2012, 16:55 »
eliseu_carvalho, ela não reclamou de nada relacionado a msn por exemplo?



Abç.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Ubuntu deu uma nova vida ao computador da minha irmã
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2012, 17:07 »
eliseu_carvalho, ela não reclamou de nada relacionado a msn por exemplo?



Abç.

Não, eu instalei o Emesene e ela usa normalmente.