Autor Tópico: GIMP - Tutorial I  (Lida 10763 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
GIMP - Tutorial I
« Online: 05 de Dezembro de 2011, 19:37 »
Olá a todos os colegas do fórum e usuários Ubuntu
Por: Jorge505

Após ver inúmeros tutoriais sobre o GIMP desatualizados e quase todos usando o Windows e tendo ainda aqueles que são somente em inglês, resolvi atualizar esses tutoriais, utilizando o GIMP no Ubuntu e implementando eles, sendo todos os exemplos aqui utilizados de minha autoria ;D
O objetivo é postar um tutorial por semana, cada um abordando assuntos básicos, e avançando com o passar do tempo e dos tutoriais postados, então vamos lá ;)

Tutorial I - Criando figuras geométricas básicas
Esse tutorial divide-se em duas partes: a primeira baseia-se em figuras geométricas (elipses, retângulos, círculos, etc.), já na segunda parte temos figuras baseadas em desenhos livres, através da
ferramenta de vetores.

Parte I
Primeiramente abra o GIMP e inicie um novo projeto, digite “Shift+B”(vide imagem 1.0) para selecionar a “Ferramenta de Preenchimento” e preencha o seu quadro com a cor que julgar melhor, no exemplo o preto. Após feito isso digite “E” para escolher a “Ferramenta de Seleção Elíptica” (vide imagem 1.1) e desenhe um círculo no seu quadro.4
  *Dica: Pressione “Shift” após iniciar o desenho do círculo para obter um com escala em relação ao desenho.
Ok, já temos o nosso círculo, agora pressione nele com o botão direito do mouse, selecione “Seleção” e então “Criar borda...” (vide imagem 1.2) e na nova janela que aparecer você poderá escolher a grossura que terá o nosso círculo (caso queira, sinta-se a vontade para testar as outras opções) e clique em “Ok” (vide imagem 1.3), e então aparecerá a nossa borda, se ela estiver muita fina difícil de visualizar pressione “Ctrl++” até poder visualizar sua borda claramente, e para finalizá-la, escolha uma cor para nossa borda e a preencha com a cor escolhida (vide imagem 1.4), pronto, temos um círculo ;D (vide imagem 1.5).

Parte II
Salve o projeto corrente e/ou inicie um novo, abra o “diálogo de vetores” (vide imagem 1.6) e crie um novo vetor, dando um novo nome a ele, clique em “Ok” (vide imagem 1.7), em seguida pressione “B” para escolher a “Ferramenta de Vetores” (vide imagem 1.8').
Desenhe o vetor, podendo você “moldá-lo” durante o processo, e após o termino do desenho, pressione “Shift+V” para acionar automaticamente a opção “Do vetor” (vide imagem 1.9) o que irá selecionar o seu vetor que foi desenhado, feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre o vetor, escolha “Seleção” e em seguida crie uma borda escolhendo a opção “Criar borda...” (vide imagem 2.0) , e o término é  mesmo que o da Parte I, defina a largura da borda  e de uma cor a ela com a “Ferramente de preenchimento”, ou simplesmente pressione “Shift+B” (vide imagem 2.1) .
Obs.: Se caso você não visualize a janela “Camadas, Canais, Vetores...”, vá em “Janelas” e veja se está em “Diálogos de encaixe recente”, se ali não estiver, vá para “Diálogos de encaixe” e escolha a opção “Vetores”, o que irá lhe mostrar somente a janela “Vetores”, para adicionar novas abas, clique na pequena seta no canto superior direito, escolha “Adicionar aba” e escolha a aba que deseja adicionar.

Muito bem, terminamos o primeiro tutorial sobre o GIMP, e se houver dúvidas, críticas, sugestões e elogios, não hesite em postá-los, um abraço a todos e até a próxima ;D
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 22:30 por jorge505 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2011, 20:42 »
ótimo trampo jorge505, tirando o tamanho das imagens hehehe (depois veja nas regras do fórum como postar essas imagens grandes)
você conheçe o: http://www.ogimp.com.br/
seu material é de grande proveito, espero ver mais tutoriais, a gente que lida com essa parte sempre precisamos estar atento.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:32 »
Parabéns jorge505!!

O Gimp é uma das ferramentas que eu mais gosto e uso, e sempre procuro um bom tutorial, que é difícil as vezes encontrar, bem era né.


Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:41 »
Olá rjbgbo, já resolvi o problema das imagens, havia me esquecido desse detalhe rss
Obrigado pelo elogio e em relação ao endereço do site, bom, irei "garimpar" algumas coisas nele ;) rss
E no próximo domingo estarei postando mais um tutorial, e assim que puder estarei fazendo videoaulas sobre eles \o/

E Andry, grato pelos elogios, acredito que postando os tutoriais aqui no próprio fórum, irá facilitar a divulgação do GIMP e facilitará para quem deseja aprender à usá-lo, além de enriquecer o próprio fórum ;D

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:48 »
Boa Jorge, muito bom o seu tuto, esta de parabens.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2011, 12:04 »
Meus papeis de parede sempre uso os feitos por mim (não são nenhuma obra de arte) mas prefiro eles do que os que tem disponiveis nas distros até tenho uns no kde-look para facilitar minha edição kkkk.

Enfim, parabéns Jorge!

Continue assim que o gimpeiro aqui vai pegando suas dicas, valeu mesmo!

T+

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2011, 11:11 »
Parabens Jorge505!!!! Ótimo tutorial, eu que sou muuitoo noob no GIMP já posso ter uma noção de como fazer um quadrado (nem isso eu sabia fazer), estou indo ler o tutorial 2.
OBS: O Creto está sendo modesto, ele faz obras de arte com o GIMP, eu vi lá no fórum do Aptosid, ele fez wallpapers e userbars. Parabéns para ele também.
Até Breve...  :D


Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2011, 13:02 »
hehe, grato rafaelsarilho, platao e Creto, a participação de vocês nos tutoriais é importante para melhorar a qualidade quando preciso, os tornando mais coerente e prático possível, continuem comentando e lendo os próximos tutoriais sobre o GIMP, inclusive, quarta domingo teremos um novo tutorial, e dessa vez iremos falar sobre camadas, uma importante ferramenta para edição de imagens ;)

Creto

  • Visitante
Re: GIMP - Tutorial I
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2011, 14:08 »
Parabens Jorge505!!!! Ótimo tutorial, eu que sou muuitoo noob no GIMP já posso ter uma noção de como fazer um quadrado (nem isso eu sabia fazer), estou indo ler o tutorial 2.
OBS: O Creto está sendo modesto, ele faz obras de arte com o GIMP, eu vi lá no fórum do Aptosid, ele fez wallpapers e userbars. Parabéns para ele também.
Até Breve...  :D
Que isso amigo rafaelsarilho, não tem modestia, o que faço é apenas fuçado mesmo, sem muita noção do que estou fazendo, porém agora com os tutos do Jorge505 e como bem lembrou o Andry ele citando os atalhos a serem usados está sendo de grande importância para quem usa o gimp que nem eu por intuição.

Quem está de parabens aqui realmente é o Jorge505, e toda a comunidade ubuntu por estar sendo acresentado importante material documentado.

Parabéns ao Jorge505 e é claro a todos que estão fazendo uso do gimp uma poderosa ferramenta na edição de imagens.

PS: O Creto aqui, é apenas um aluno, como sempre serei um eterno aluno.

T+