Instalar o KDEnlive no Ubuntu 11.10.

Iniciado por junus20, 30 de Novembro de 2011, 15:52

tópico anterior - próximo tópico

junus20

Boa tarde. Estou tentando instalar o kdenlive no ubuntu 11.10 mas sem sucesso. Sou novo no mundo linux e ainda estou no início. Se alguém puder me explicar ficaria muito grato. Lembrando que também não possuo muita experiência com o terminal.
Desde já agradeço pela atenção.

Adriano R.N.

Camarada, você não disse quais foram os procedimentos que tentou, isso facilita muito na hora de ajudar.
Vamos da forma mais simples:
Central de programas> pesquise pelo nome "kdenlive"> Mande instalar

Se quer pelo terminal:
sudo apt-get install kdenlive

A vantagem do terminal é que se tiver algum problema dá para ler e reportar aqui no fórum.

Obs: O openshot não lhe serve? Ele é muito bom e não depende das bibliotecas do kde.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

junus20

Muito obrigado pelas dicas Adriano.
Instalei o kdenlive pela central de programas. Instalou tranquilamente. Porém agora quando tento abrir o programa aparece um erro. O erro diz que o Módulo SDL do MLT's não foi encontrado. E que o kdevline não será iniciado enquanto o problema não for removido. Dando uma olhada na NET vi que eu tenho que desinstalar todos os MLT's antigos e instalar a versão mais recente, mas se eu fizer isso errado irei destruir meu SO. Saberia me dizer se existe um modo mais seguro? Obrigado novamente pela atenção Adriano.

Adriano R.N.

Camarada, não tenho conhecimento sobre isso, penso que o problema possa ser entre as bibliotecas do kde no gnome (estou chutando).
Se fosse você removeria o kdenlive e instalaria o openshot.

Para remover vá ao terminal e cole esse comando:
sudo apt-get remove --purge kdenlive && sudo apt-get autoremove

Para instalar o openshot vá ao terminal e cole esse comando:
sudo apt-get install openshot

Uma outra possibilidade seria instalar o kubuntu no lugar do ubuntu, o kubuntu é feito em ambiente kde, usa as mesmas bibliotecas do kdenlive.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Andreson Goveia

@Junus20

Se quer instalar o Kdenlive terá que fazer o seguinte (parece que essa versão que você instalou está bugada).

Vamos primeiro adicionar um ppa

abra um terminal
e copie e cole o comando abaixo sem o "$":

$sudo add-apt-repository ppa:sunab/kdenlive-release

agora o comando:

$sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

tente abrir o kdenlive novamente e veja se funciona,
poste aqui se funcionou ou se não funcionou.

[]'s
Andreson

@Adriano R.N

Não é por causa de ter as bibliotecas do kde no gnome não, o maximo que isso pode causar é um pouco de lentidão se o PC for fraco.
Isso é um problema relativamente conhecido do kdenlive, e parece ja terem corrigido nas versões mais recentes, mas para usar é preciso atualizar o
MLT que será feito automaticamente conforme acima mostrado.

Adriano R.N.

Andry, obrigado. Eu uso vários aplicativos do kde e em geral funcionam muito bem, por isso deixei explícito que era um chute.
O kdenlive e meu hardware não dialogam bem, todas as vezes que tentei usá-lo deu problemas, travamentos.
Valeu, camarada.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

botocudo

Para quem passou por esse problema, partilho a solução que encontrei e deu certo:

http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2011/09/ppa-para-kdenlive-editor-de-video.html

ou seja, kdenlive rodando redondo no ubuntu 11.10
:)