Eu já desisti de jogar no Linux. É muito mais fácil reiniciar o computador e entrar no Windows.
O Linux é superior ao Windows na maioria dos aspectos, mas na questão dos jogos é muito deficiente
Isso não é bem assim, você precisa observar que você tá tentando rodar um jogo feito para Windows no Linux. É necessário sempre ter uma configuração um pouco acima do necessário para rodar um jogo do Windows no Linux e muitas vezes paciência lendo as recomendações no appdebug do WineHQ, pra resolver os bugs.
Rodei Spore Galactic Adventures + Crepy and Cuty Parts com superioridade de desempenho, em cima do Windows, no Ubuntu 11.10, por incrível que pareça. Os jogos que existem para os dois (como Heroes of Newerth, Savage 2 etc) rodam bem melhor no Linux. O Dolphin emu (emulador de Wii e GameCube) roda muito, eu disse muito, muito melhor que no Windows. Experimente tentar instalar um jogo feito pra Linux no Windows... não conseguirá...
Sobre o S.T.A.L.K.E.R Clear Sky, é possível rodar com dynamic lighting a versão 1.5 do jogo. Porém com vga superior a uma nVidia 6800GT e um processador potente. Uma sugestão... as placas de vídeo Radeon série apartir da HD4350 possuem drivers muito mais eficientes no Linux do que as placas nVidia. Já testei várias, até no ruWindows eu prefiro Radeon HD.
dê uma olhada
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=14790Olha... eu ainda tenho o ruWindows 7 pra rodar alguns jogos que não consegui rodar no Linux, mas em breve, pelo esforço da galera do wine + playonlinux, acredito que vai ficando mais tranquilo. Segue a lista dos jogos que rodei tranquilo pelo wine com ou sem o playonlinux:
Spore + expanções
The Sims 3 + expanções
Fallout
Fallout 2
Fallout 3 (meu jogo preferido de todos os tempos até agora), tive que criar um macete para instalar a tradução da gamevicio
Fallout New Vegas + tradução
Devil May Cry 4
Bioshock
Need For Speed Most Wanted + tradução GV
CS Source (que eu odeio, acho chatíssimo, mas meus filhos gostam)
World of Warcraft 4.x.x
Warcraft 3 + tradução GV
Civilization 4 Colonization
Age of Empires 3 + expanções + tradução GV
Clive Barker's Jericho + tradução GV
GTA San Andreas + tradução GV
GTA Vice City + tradução GV
Real GTA 3 + tradução
GTA 4, mas meu processador é um Pentium 4 dual core, é fraco pra esse jogo até no windows... porém rodou sofrívelmente. Prova quem com pelo menos um processador core 2 duo ele rodaria, talvez, bem.