Autor Tópico: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu  (Lida 6257 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu!

Estou há 3 meses com o Ubuntu 11.04 e não me arrependo de ter migrado para do Ruindowns para o Linux!

Fiquei tão satisfeito e fiz tudo de uma forma tão funcional para mim que eu pensei: tenho que fazer uma cópia do sistema para mim!

E, após tentar de tudo que há na net neste tópico (AptonCD, Remastersys - Maldito seja! - , Simple Back-Up, Deja Dup - quero me esquecer dele), segui várias dicas aqui do fórum e de outros sites e, por tentativa e erro (o VBOX é ótimo para isso) e sem também ficar editando linhas do Grub e outras coisas que ainda não dou conta de fazer, eu fiz o seguinte: (pessoal, me desculpem a descrição com alguns detalhes "bobos", mas para quem estava como eu quebrando a cabeça, descobrir o óbvio pode ser difícil..)

1) Instalei o Ubuntu no computador (sem separar a pasta home em outra partição, pois do jeito que fiz dá erro se colocar em outra partição).

2) Criei o Back com o Tar (utilizando os comandos retirados aqui mesmo do Fórum):

sudo su

tar cvpzf (NOME DO BACK-UP).tgz --exclude=/(NOME DO BACK-UP).tgz --exclude=/temp --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/dev --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/usr/share/metacity/icons /

OBSERVAÇÕES: Pessoal, exclui a pasta boot por minha conta, pois pensei (não sei se bem ou mal): se ela é pra boot, boot deve ser igual pra todo mundo, certo? (Utilizando o mesmo Kernel). Quando fiz da primeira vez, substituindo a boot original, o sistema não arrancou...

Segui as recomendações antes do back-up de:


A) desmontar cd, hd, usb

B) limpar cache (sistema, aplicativos)

C) limpar thumbnais

D) esvaziar lixeira

E) limpar cache de programas

(sudo apt-get clean)

3) No terminal (com comandos do Linux) copiei tudo para um Pendrive (o mesmo que uso para instalar o Ubuntu).

4) Então, no computador com o sistema novinho, recém instalado, pela linha de comando eu copiei o back-para a raiz do sistema (/) e dentro a raiz do sistema (cd /) então dei o comando (também retirado daqui do fórum):

sudo su

tar xvpfz (NOME DO BACK-UP).tgz -C /

5) Após tudo terminado, atualizei o GRUB (sudo update-grub) - nem sei se precisava, mas como deu certo...

Pronto! Tenho o Ubuntu do jeitinho que instalei no outro computador rodando neste computador que estou utilizando para mandar esta mensagem!


Contudo, peço vocês para me ajudarem a responder algumas dúvidas: como os computadores ficaram "clonados", como faço para diferenciá-los numa futura rede que ainda não consegui montar aqui em casa? A pasta boot realmente é igual em todos os computadores ou existe alguma configuração pessoal salva nela? Porque os programas que eu tentei usar no 11.04 (como o sbackup e deja dup) não fizeram o tinham que fazer (só dava erro na hora de restaurar!)

E a pegunta final: como vocês fazem seus backups do sistema?

Enfim, espero por sugestões, correções, acréscimos e mais e mais dicas! E lembrando: quase tudo disso já estava no fórum, só que não vi ninguém falar que fez e funcionou. Sendo assim, deixo aqui minha contribuição.

No mais, grande abraço e Viva O Linux! Viva o Ubuntu!

Abraço a todos!

Offline Renan Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Quem sabe cala.. Quem não sabe é o que mais fala.
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2011, 21:21 »
Ola amigao,

Ja clonei meu sistema e guardo em um Bauzinho a sete chaves ou seja num HD com tudo funcionando. Usei um comando siimples que copia a partição inteira bit a bit incluindo o Grub e tals.

O comando

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1
onde o dd é ocomando de cópia, o if=/dev/sda1 seria minha partição com o linux instalado e of=/dev/sdb1 foi o hd destino que coloquei na maquina como Slave só para realizar esta cópia.

Lembrando que se desejar voce poderia copialo e jogar na partição em forma de arquivo basta mudar o formato do arquivo destino para .iso ai ficaria assim

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/media/hdslave/clonagem.iso
Se sua partição ocupar até 4 GB da até para gravar isso em DVD.
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2011, 09:05 »
Ola amigao,

Ja clonei meu sistema e guardo em um Bauzinho a sete chaves ou seja num HD com tudo funcionando. Usei um comando siimples que copia a partição inteira bit a bit incluindo o Grub e tals.

O comando

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1
onde o dd é ocomando de cópia, o if=/dev/sda1 seria minha partição com o linux instalado e of=/dev/sdb1 foi o hd destino que coloquei na maquina como Slave só para realizar esta cópia.


Faltou mostrar como restaura o backup na primeira opção, live cd, direto pelo sistema?

São ótimas alternativas para quem não se adapta ao remastersys e outros.

Abraço.
Lembrando que se desejar voce poderia copialo e jogar na partição em forma de arquivo basta mudar o formato do arquivo destino para .iso ai ficaria assim

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/media/hdslave/clonagem.iso
Se sua partição ocupar até 4 GB da até para gravar isso em DVD.

Faltou como recuperar o backup na primeira opção, live cd, direto pelo sistema?

São ótimas opções para quem não se adapta com remastersys e outros.

Abraço.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 09:07 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline andresax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2011, 09:34 »
Gostei deste comando que já salva como .iso, mas etes tipo de backup salva apenas a distro com as atualizações e programas, ou  salva o dados pessoais também?

Na verdade queria saber como salvar apenas a distro com as atualizações e os programas instalados, tudo em .iso.

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2011, 18:31 »
Ola amigao,

Ja clonei meu sistema e guardo em um Bauzinho a sete chaves ou seja num HD com tudo funcionando. Usei um comando siimples que copia a partição inteira bit a bit incluindo o Grub e tals.

O comando

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1
onde o dd é ocomando de cópia, o if=/dev/sda1 seria minha partição com o linux instalado e of=/dev/sdb1 foi o hd destino que coloquei na maquina como Slave só para realizar esta cópia.

Lembrando que se desejar voce poderia copialo e jogar na partição em forma de arquivo basta mudar o formato do arquivo destino para .iso ai ficaria assim

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/media/hdslave/clonagem.iso
Se sua partição ocupar até 4 GB da até para gravar isso em DVD.
Seguindo a sua dica Renan, pode se também fazer um backup da MBR:
 Backup MBR: dd if=/dev/hdX of=/backup/mbr.bak bs=512 count=1

Referência:  http://wiki.linuxquestions.org/wiki/Dd
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline Renan Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Quem sabe cala.. Quem não sabe é o que mais fala.
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2011, 20:43 »
Ola amigao,

Ja clonei meu sistema e guardo em um Bauzinho a sete chaves ou seja num HD com tudo funcionando. Usei um comando siimples que copia a partição inteira bit a bit incluindo o Grub e tals.

O comando

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1
onde o dd é ocomando de cópia, o if=/dev/sda1 seria minha partição com o linux instalado e of=/dev/sdb1 foi o hd destino que coloquei na maquina como Slave só para realizar esta cópia.


Faltou mostrar como restaura o backup na primeira opção, live cd, direto pelo sistema?

São ótimas alternativas para quem não se adapta ao remastersys e outros.

Abraço.
Lembrando que se desejar voce poderia copialo e jogar na partição em forma de arquivo basta mudar o formato do arquivo destino para .iso ai ficaria assim

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/media/hdslave/clonagem.iso
Se sua partição ocupar até 4 GB da até para gravar isso em DVD.

Faltou como recuperar o backup na primeira opção, live cd, direto pelo sistema?

São ótimas opções para quem não se adapta com remastersys e outros.

Abraço.

Tem razão, equeci de especificar.... esse procedimento tem que ser feito por Live CD., nunca executei via sistema... mas ate por motivo de segurança o live cd é a melhor opção.


« Última modificação: 25 de Novembro de 2011, 20:58 por Renan Borges »
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Offline Renan Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Quem sabe cala.. Quem não sabe é o que mais fala.
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2011, 20:46 »
Ola amigao,

Ja clonei meu sistema e guardo em um Bauzinho a sete chaves ou seja num HD com tudo funcionando. Usei um comando siimples que copia a partição inteira bit a bit incluindo o Grub e tals.

O comando

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1
onde o dd é ocomando de cópia, o if=/dev/sda1 seria minha partição com o linux instalado e of=/dev/sdb1 foi o hd destino que coloquei na maquina como Slave só para realizar esta cópia.

Lembrando que se desejar voce poderia copialo e jogar na partição em forma de arquivo basta mudar o formato do arquivo destino para .iso ai ficaria assim

Código: [Selecionar]
sudo dd if=/dev/sda1 of=/media/hdslave/clonagem.iso
Se sua partição ocupar até 4 GB da até para gravar isso em DVD.
Seguindo a sua dica Renan, pode se também fazer um backup da MBR:
 Backup MBR: dd if=/dev/hdX of=/backup/mbr.bak bs=512 count=1

Referência:  http://wiki.linuxquestions.org/wiki/Dd


Perfeito Sergio bem lembrado.!!!!
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Offline Renan Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Quem sabe cala.. Quem não sabe é o que mais fala.
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2011, 20:54 »
Gostei deste comando que já salva como .iso, mas etes tipo de backup salva apenas a distro com as atualizações e programas, ou  salva o dados pessoais também?

Na verdade queria saber como salvar apenas a distro com as atualizações e os programas instalados, tudo em .iso.



Esse comando clona ta a partição especificada... ou seja tudo mesmo!!   Deve ter esta opção ou outro programa para o que voce quer mas ate o momento eu desconheço carinha... ce tiver um tempinho eu faço uma pesquisa ai eu te comunico!!!

valew
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2011, 11:16 »
Gostei deste comando que já salva como .iso, mas etes tipo de backup salva apenas a distro com as atualizações e programas, ou  salva o dados pessoais também?

Na verdade queria saber como salvar apenas a distro com as atualizações e os programas instalados, tudo em .iso.


Para essa função use o Remastersys: 

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Remastersys-Crie-seu-proprio-LiveCD-do-Ubuntu-Linux   
http://sidserra.phpnet.us/remastersys.htm   
http://pt.wikipedia.org/wiki/Remastersys
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits