Autor Tópico: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros  (Lida 16168 vezes)

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Online: 18 de Outubro de 2011, 00:53 »
Boa noite galera, não sei se é do interesse do pessoal, procurei aqui no fórum e não encontrei nada parecido. A intenção é ajudar o pessoal mais novato, assim como eu, a adicionar aqueles efeitos tri maneiros no Ubuntu 11.10, como queimar, janelas gelatinosas, etc. Se os administradores julgarem desnecessário o tópico, o mesmo fica à disposição para exclusão.

Enfim, vamos lá:
Na versão do Ubuntu que instalei, o Compiz já veio instalado, porém sem poder ser alterado, então tive que baixar o aplicativo de Configuração do Compiz
1º Abra a Central de Programas do Ubuntu
2º Digite Compiz
3º Marque para instalação o "Gestor de preferências Compizconfig"
Aguarde o fim da instalação.

Agora o configurador do Compiz está instalado, e já é possível ativar alguns efeitos, porém, para queimar tudo, precisamos de um outro plugin que deve ser instalado pelo terminal, já que muitas funções do synaptic ainda não podem ser encontradas na central de programas. Continuando:
4º Clique no Dash (canto superior esquerdo, acima do ícone "Pasta Pessoal"
5º Digite "terminal" e abra "Consola"
6º No terminal, mande instalar o plugin extra do compiz, digite o seguinte comando: sudo apt-get install compiz-plugins-extra
7º Após a instalação, feche os aplicativos abertos, e reinicie a máquina
8º Depois da reinicialização, abra o Dash, digite "compiz"
9º Clique em "Sistema de Configuração do Compiz"
10º Clique em "Animations", marque a opção: "Definir Animations"
11º Em Random Efects, marque: "Burn"
12º Em "Animation Selection", dê 2 cliques no primeiro efeito
13º Em "Open Effect" selecione "Burn" (os outros ítens da lista de configuração de efeitos, sugiro apagar.

Você pode escolher o efeito que quer colocar em cada operação da janela (abrir, fechar, minimizar, etc).
Depois de selecionar o efeito, aqui precisei reiniciar o sistema para ele aplicar as alterações.

Este plugin extra do compiz possibilita configuração do efeito Cubo e vários outros, que podem ser configurados na categoria Efeitos do Configurador do Compiz, porém ao tentar ativar o cubo, aparece uma mensagem de incompatibilidade com outros plugins, creio, do Unity. Com medo de perder minha barra de Docs, deixei sem configurar, se alguém souber como fazer com segurança, fico grato da orientação.
Lembrando que todos estes efeitos dependem da capacidade da sua máquina, e, imagino que mais energia, diminuindo a duração da bateria dos notebooks, não sei o quanto, se alguém souber, me interessa a informação.

É isso aí, a minha intenção foi das melhores gurizada, espero que alguém aproveite as dicas.

Dicas e correções são bem-vindas.

Abraço!
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline RockRég

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2011, 16:13 »
Curioso, muito curioso, testei aq, ficou diferente, valeu pela dica.

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2011, 21:23 »
Cara, creio que pode haver relação com a interface usada (Unity 2D, 3D...). Acho que aqui estou usando o 3D.
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:07 »
Muitos podem não acreditar, mas quando fui instalar o Ubuntu para a minha Irmã, eu mostrei o Kubuntu e eles gostaram muito, mas...
Dai veio a pergunta:
Meu cunhado: "Tem o efeito queimar?"
Resposta: "Não, ainda não tem e eu não descobri ainda como colocar".
Meu cunhado: "Então coloca o Ubuntu mesmo".


É mole, hehe.
Um dia descubro como coloca-lo no Kwin do KDE.

Offline M.A.S

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2011, 20:00 »
 :'(Olá, sou novato por aqui. Bem, mais ou menos. É a terceira vez que tento utilizar o Ubuntu nos últimos 5 anos.
Segui os procedimentos indicados até o itém 10. Na sequência não aparece o botão burn. Então fechei a janela e o sistema reiniciou. Sumiu a barra lateral e não consigo mais acessar o navegador e tenho de usar ctrl + alt+ del para reiniciar ou fechar o sistema.
Alguém pode me ajudar?
Vlu, Manuel.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2011, 21:01 »
:'(Olá, sou novato por aqui. Bem, mais ou menos. É a terceira vez que tento utilizar o Ubuntu nos últimos 5 anos.
Segui os procedimentos indicados até o itém 10. Na sequência não aparece o botão burn. Então fechei a janela e o sistema reiniciou. Sumiu a barra lateral e não consigo mais acessar o navegador e tenho de usar ctrl + alt+ del para reiniciar ou fechar o sistema.
Alguém pode me ajudar?
Vlu, Manuel.
Alt+F2 = unity --reset     


se não conseguir, tente:
Ctrl +Alt+F1 , depois do login digite : unity --reset
« Última modificação: 31 de Outubro de 2011, 21:44 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline DrizeX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2011, 13:20 »
Que raiva, todo tutorial que eu faço, pra ativar o compiz, some o menu superior e lateral...
E pra eu recuperar usando o comando unity --reset não presta, é necessário criar uma nova conta de usuário, a apagar a antiga...

Offline nodes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2011, 09:40 »
parabéns pela iniciativa, caro colega.
são pessoas com essa iniciativa como você que faz pessoas como eu e outros usuarios permaneçam no ubuntu e no mundo linux.
novamente parabéns

Offline Kadu_tbj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • Busque a DEUS enquanto se pode achar...
    • Ver perfil
    • Obedecendo ao Chamado do Mestre
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2011, 22:00 »
Que raiva, todo tutorial que eu faço, pra ativar o compiz, some o menu superior e lateral...
E pra eu recuperar usando o comando unity --reset não presta, é necessário criar uma nova conta de usuário, a apagar a antiga...


Mano comigo acontceia o mesmo ja estava ficando com raiva, mas depois encontrei um excelente tutorial dai nunca mais tive problemas...da uma olhada ai...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90164.0.html
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

phillipehugo

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2012, 00:08 »
Aqui não aparece este efeito :/ no compiz, já atualizei tudo.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2012, 01:53 »
Olá,  phillipehugo,  vá  ao  Synaptic,  se  não  tiver  instalado  instale  o  synaptic,  e  depois  abra  o  sunaptic  e  digite  compiz,  e  procure e  instale o  compiz-plugin-extras,  e  veja  se  resolve.  Se  não  resolver  instale  todos  os  plugins  para  compiz,  que  tiver  escrito  compiz  alli  no  synaptic.
Após  instalado  abra  o  ccsm  e  habilite  Animation  Add-on,  e  em  seguida  vá  em  Animations  e  veja  se têm  a  opção  Burn.  É  só  clicar  em  editar  e  selecionar  Burn  e  clicar  em  fechar.
Espero  ter-lhe  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

phillipehugo

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2012, 17:45 »
Olá chegar em casa vou tentar fazer isto, porque baixei as paradas e não apareceu o burn, acho que algum dos passos eu passei batido.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2012, 20:44 »
Já incorporei aqui: Personalizando o Ubuntu 11.10
Já temos muitas opções, não como negar, a barreira da personalização foi quebrada  :D

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10: efeito queimar e outros
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2012, 21:51 »
Pessoal, esse vídeo explica muito bem como ativar o cubo sem bugar o sistema: http://www.youtube.com/watch?v=DkcXuHHpIu4

Valeu!
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)