Autor Tópico: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10  (Lida 6043 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Online: 16 de Outubro de 2011, 16:44 »
Olá galera,

Atualizei à dois dias meu ubuntu 11.04 para o 11.10 e tenho algumas observações a compartilhar.
Fiquei irritado com algumas coisa, mas outras me surpreenderam muito.

A primeira coisa que notei é que o Unity funciona com um pouco mais de estabilidade que no 11.04, mas tem um lance chato, o Gnome Classic não é mais do mesmo jeito, a barra de tarefas tá menos funcional e rola um problema com relação ao compiz bem irritante. Se você recarregar o gerenciador de janela o ambiente muda para o Unity sozinho e fica sem decoração nas janelas deixando-as sem possibilidade de movimentação. Isso me irritou tanto que preferi me render ao Unity.

Agora, sobre o Unity, exsitem duas coisas que me incomodam com relação ao ambiente de trabalho. Uma é o fato da barra de ferramentas dos aplicativos ficarem presos na barra de tarefas impossibilitando sua utilização quando solta da mesma. Essa questão torna bem desconfortável a utilização o Gimp. A outra coisa que me incomoda é a impossibilidade de adicionar aplicativos a barra de tarefas como o fusion-icon e o netspeed (que não têm a mesma funcionalidade sendo usado no cairo-docs). Espero que esses erros sejam corrigidos com o passar das atualizações.

O ponto positivo foi a estabilidade do Unity que aumentou. Mas ainda está lá o erro, basta tentar configurar o compiz e notar que dá erro com a decoração da janela e outras coisas como desktop 3D, cubo da área de trabalho e etc, que ficou dificílimo configurar, chatíssimo. Não conseguí obter o cubo pois não conseguí encontrar como alterar a disposição das áreas de trabalho como se fazia quando o alterador de área de trabalho ficava na barra de tarefas. Consegui obter um plano de dois lados em que se trabalha duas áreas de trabalho de cada vez, é como virar uma folha de papel, ficou legal, mas não era o que eu queria.

Um ponto positivo de verdade é o fato dos jogos que eu tinha instalados no wine estarem funcionando com desempenho superior, assim como o Dolphin emu e os jogos nativos como Heroes of Newerth. Não sei se em detrimento do Unity (pois grande parte das travações do wine eram pela utilização dos efeitos compiz no ambiente gnome), só sei que melhorou muito mesmo!!

De qualquer forma o Ubuntu continua muito estável, só que estou me sentindo sendo obrigado a deixar de usar o que já achava maravilhoso, para usar algo em que ainda não confio 100% (que é o Unity).
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2011, 23:39 »
Achei realmente um pé no saco esta coisa do Unity. Tá, é legal, bonito, eu até uso, mas não dá pra personalizar como quiser! Isso que é ruim. Se eu mudo as configurações do Compiz, o Unity todo buga e preciso desativar tudo no modo Unity 2D pra usar.

O GNOME Clássico também foi uma decepção, porque apesar de ele estar do mesmo modo de antes, é impossível personalizá-lo.

Eu até gostei da estabilidade do Ubuntu, muito melhor que o Ubuntu 11.04, vou continuar usando o Unity por um tempo, mas se eu cansar, instalo o Kubuntu ou então o KDE no 11.10, porque o KDE é lindo e personalizável... 8D

Offline olirum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2011, 07:55 »
Da mesma forma que você eu estava tentando auterar o número de área de trabalho que no ubuntu classic ficava na barra inferior (as 4 áreas de trabalho) e agora não consego encontrar no unity.
Estou com 4 areas de trabalho, so que agora (isso aconteceu sem eu mexer em nada) elas estão dispostas linearmente, quando eu mudo de aréa de trabalho (ctrl + alt + ←↓→ ) . Antes quando eu instalei estava em forma de matriz, agora está em forma linear, e eu não encontro onde mudar pra 2 colunas e 2 linhas com 4 áreas de trabalho.
O Unity ainda tem coisas pra melhorar...

clodoaldops

  • Visitante
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2011, 15:20 »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2011, 18:12 »
Eu atualizei, por isso devo estar sofrendo dessa instabilidade do gnome... bem vou fazer do zero quando tiver com paciência (lembrar do tempo em que formatava o ruWindows e tinha que instalar tudo de novo) e ver se fica melhor.
Porém, como disse, pra quem usa o PC como video game o Ubuntu 11.10 pode oferecer uma experiência melhor que as versões anteriores.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:24 »
Para  alterar  o  número de  áreas  de  trabalho  vá  no  CCSM -  opções gerais do  compiz - tamanho da área de trabalho  e  se  você  quiser,  por  exemplo  ter  25  áreas  de  trabalho,  faça  o  seguinte:  em  tamanho  virtual  horizontal  coloca  5  e  em  tamanho  vertical  virtual  coloca  cinco,  e  em  número  de  áreas  de  trabalho  deixa  como  esta.  se  quiser  número  menor  de  áreas  de  trabalho  é  só  diminuir  os  números.
Uma  observação:  fazendo  isso,  no  unity  3D  você  vai  ficar  com  a  quantidade  de  áreas  de  trabalho  que  você  configurou,  mas  no  unity  2D  ficará  com  apenas  uma  área  de  trabalho.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline olirum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 11:29 »
Para  alterar  o  número de  áreas  de  trabalho  vá  no  CCSM -  opções gerais do  compiz - tamanho da área de trabalho  e  se  você  quiser,  por  exemplo  ter  25  áreas  de  trabalho,  faça  o  seguinte:  em  tamanho  virtual  horizontal  coloca  5  e  em  tamanho  vertical  virtual  coloca  cinco,  e  em  número  de  áreas  de  trabalho  deixa  como  esta.  se  quiser  número  menor  de  áreas  de  trabalho  é  só  diminuir  os  números.
Uma  observação:  fazendo  isso,  no  unity  3D  você  vai  ficar  com  a  quantidade  de  áreas  de  trabalho  que  você  configurou,  mas  no  unity  2D  ficará  com  apenas  uma  área  de  trabalho.

Eu desconhecia o CCSM, o CCSM é alternativo ou ele já vem instalado com o Ubuntu? porque eu tive que instalar no meu.

E tentando alterar o número de Área de Trabalho deu erro.

/usr/lib/python2.7/dist-packages/ccm/Window.py:93: Warning: g_object_set_qdata: assertion `G_IS_OBJECT (object)' failed
  self.RightPane.pack_start(page.RightWidget, True, True)

rodei o CCSM como root.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 11:46 por olirum »

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 14:16 »
O  CCSM  não  vêm  instalado  no  Ubuntu.  Deve  ser  instalado.,  Não  precisa  rodá-lo  como  root.  Rode-o  como  um usuário  normal.  Se  caso  rodando-o como um uisuário  normal  der  problema  ao  tentar  alterar  o  número  de  áreas  de  trabalho,  deve  estar  algo  errado.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline olirum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2011, 14:34 »
O  CCSM  não  vêm  instalado  no  Ubuntu.  Deve  ser  instalado.,  Não  precisa  rodá-lo  como  root.  Rode-o  como  um usuário  normal.  Se  caso  rodando-o como um uisuário  normal  der  problema  ao  tentar  alterar  o  número  de  áreas  de  trabalho,  deve  estar  algo  errado.

fiquei surpreso quando reiniciei o Ubuntu e me deparei com o numero de Área de trabalho que tinha configurado
 :D

Obrigado pela atenção Henrique.

Offline Hun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2011, 11:16 »
Como aumentar o número de áreas de trabalho no Unity 2D? As configurações do CCSM parecem só afetar o Unity 3D. Eu quero alterar no Unity2D tem como?

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Sobre o Unity no Ubuntu 11.10
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2012, 04:43 »
Citar
Como aumentar o número de áreas de trabalho no Unity 2D? As configurações do CCSM parecem só afetar o Unity 3D. Eu quero alterar no Unity2D tem como?
Bom,  estava  hoje  a  usar  o  unity  2D,  e  vi  que  meu  unity  2D  tinha  16  áreas  de  trabalho,  o  fui  no  unity 3d  e  mexi  nas  configurações  do  CCSM  e  mudei  para  6  áreas  de  trabalho.  No  3D  mudou  normalmente  mas  no  Unity  2D  nada.
Agora  vem  a  parte  mais  engraçada  dessa  história  toda,  que  creio  seja  a  solução  para  o  problema  do  amigo  e  para  todos  que  buscam  uma  solução.
Encerrei  a  sessão  e  iniciei  no  gnome  clássico  ou  gnome  fallback,  o  qual  tinha  16  áreas  de  trabalho.  Cliquei  em  preferências  e  diminui  para  6  áreas  de  trabalho.  Encerrei  novamente  a  sessão  e  abri  a  sessão  com  Unity 2D,  e  qual  foi  a  minha  grata  surpresa  quando  percebi  que  o  Unity 2D  estava  com  seis  áreas  de  trabalho.
Portanto,  a  solução  para  o  problema  é  bem  simples:  têm  que  ter  o  gnome fallback  instalado  ou  gnome  clássico,  entrar  no  gnome  clássico,  e  lá  clicar  em  preferências,  e  aumentar  o  número  de  áreas  de  trabalho.  Se  aumentar  no  gnome  clássico  para  6  áreas  de  trabalho  no  unity  2D  vai  acabar  tendo  também  seis  áreas  de  trabalho.
Um  pequeno  adendo:  após  alterar  o  número de  áreas  de  trabalho  no  gnome  clássico  se  você  entrar  no  gnome-shell,  quando  você  voltar  a  entrar  no  gnome  clássico  vai  voltar  a  ter  apenas  uma  área  de  trabalho,  o  que  significa  que  vai  ter  que  clicar  ali  no  gnome  clássico  em  preferência  e  ali  aumentar  o  número  de  áreas  de  trabalho.
outro  adendo:  para  ir  em  preferência  tem  que  clicar  com  o  mouse  na  barra  de  baixo  naquela  pequena  parte  que  simboliza  a  área  de  trabalho,  e  ali  clicar  em  preferẽncia.
Espero  ter  ajudado.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html