Autor Tópico: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits  (Lida 23566 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Online: 30 de Setembro de 2011, 18:19 »
Ola companheiros, vi alguns posts que foram muitos acessados sobre como emular o playstation 1 no Ubuntu, entao resolvi escrever esse para os usuarios da versao 64bits, que aos poucos vem sendo cada vez mais utilizada.

Lembrando que se vc nao tem o console, nao podera usar o emulador, pois a bios e necessaria no caso do Epsxe. Ja para o Pcsxr nao e necessario a bios, porem e preciso ter em maos o seu CD original do game a ser emulado, de acordo com a lei em vigencia aqui no brasil.

A versao que usaremos como base vai ser o Epsxe, que na minha opiniao, e um otimo emulador embora ha tbm alguns mais simples de configurar como o Psx e o Pcsxr http://pcsxr.codeplex.com/releases/view/50048 esse ultimo muito bom.

No caso do Epsxe, para Linux e derivados, o desenvolvimento parou na versao 1.6 enquanto para Windows ha a versao um pouco mais recente a 1.7.

A Origem

O PlayStation remonta a 1990, quando a Nintendo planejava uma expansão de CD-ROM para o Super Nintendo. A Sony que desenvolveu o chip de som do SNES, foi escolhida para desenvolver a expansão. Após vários desentendimentos entre as duas empresas, a Nintendo decidiu cancelar o projeto e fazer outra parceria com a Philips.

O "Play Station X" já se encontrava em avançado estágio de desenvolvimento e seu engenheiro Ken Kutaragi convenceu a Sony a lançá-lo no mercado como um console de videogames independente. O console ainda recebeu massivo apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports.

Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Resident Evil, Crash Bandicoot, Megaman X4, Castlevania, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Final Fantasy, Winning Eleven entre outros.

Memory Card de PlayStation 1 (PSone)

A Sony também introduziu um acessório para o PlayStation que se tornou muito popular, o memory card. O memory card (ou simplesmente cartão de memória) permitia salvar dados dos jogos e continuar o jogo no mesmo ponto em que parou. Esta tecnologia já existia em alguns jogos de consoles mais antigos, mas dependia de um chip de memória dentro do cartucho. Os memory cards tornaram o processo de salvar padrão e praticamente todos os jogos tinham suporte.

Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Sega Dreamcast, o PlayStation era o mais vendido com uma linha de jogos já estabelecida e de grande sucesso.

Em meados de 2000, o PlayStation passou por uma re-estilização ficando menor com curvas arredondadas. Esse console recebeu o nome de PSone, agora na cor branca. Nesse ano também foi lançado o sucessor PlayStation 2.

O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006. Cerca de 100 milhões de consoles PlayStation foram vendidos em todo mundo....(continuação link no final do post)

O Epsxe;

ePSXe (enhanced PSX emulator) é um emulador de PlayStation para sistemas 32 bits sendo compátivel com Microsoft Windows ou Linux. Foi desenvolvido por 3 autores, que usaram os apelidos "Calb", "_Demo_", e "Galtor".

EPSXe é de código fechado, com exceção da application programming interface (API) usada na programação dos plug-ins. Ao contrário do que muitos pensam esse emulador não tem capacidade de emular PS2 e nada foi anunciado sobre tal suporte.

Por meio ano, o ePSXe foi desenvolvido em segredo, longe do publico. Quando lançado em 14 de outubro de 2000, foi revolucionário na cena da emulação do PSX, superando pela alta compatibilidade e performance emuladores da época.

Após o ePSXe 1.6.0 ser lançado em 5 de agosto de 2003, seu desenvolvimento estagnou, com rumores de que o código fonte havia sido perdido devido a uma falha no disco rigido. No entanto, em 5 de abril de 2008, os desenvolvedores fizeram um anúncio publico revelando que no verão de 2007 haviam decidido continuar o desenvolvimento do emulador, pelo encorajamento dos usuários. Em 24 de maio de 2008, a versão 1.7.0 foi lançada.

Como os emuladores modernos, o ePSXe faz uso de plug-ins para emular a GPU, o SPU (som) e o CD-ROM (funções drive), modelo inicialmente utilizado no PSEmu Pro. Jogos podem ser carregados do drive de CDs do computador ou de muitos tipos de imagens de CD, isso diretamente do HD so usúario.

A capacidade do patching permite ao usuário aplicar patches nos jogos. Jogos que não funcionam corretamente, ou nem mesmo começam podem ser corrigidos e jogados com o uso dos arquivos de patch no formato .ppf. Vale lembrar que nem todos os jogos com problemas possuem patches.

Diferente de outros emuladores que usam a high level emulation para imitar as funções da BIOS do Playstation, o ePSXe precisa de uma imagem da BIOS oficial do Sony PlayStation. Existem varias versões dessas BIOS, mas todas são de propriedade intelectual da Sony, então é ilegal distribuilas. Por esta razão, o emulador não vem com tais arquivos, necessitando que o usuario os consiga.

Segundo o site os requisitos são:

   - Processador: minimo Pentium 200 MHz, recomendado Pentium 3 com 1 GHz
   - Memória RAM: minimo 256 MB de RAM, recomendado 512 MB de RAM
   - Placa de Vídeo: Placa de vídeo capaz de renderizar 3D com suporte para OpenGL, DirectX, ou Glide
   - Sistema Operacional: Windows ou Linux
   - CD-ROM: 16x ou mais (opcional)

Plug-ins

    GPU: A maior parte dos plug-ins GPU renderizam em Direct3D, OpenGL, ou ainda Glide API, e são liberados como freeware ou com código aberto
    SPU: Os plug-ins SPU podem emular tudo desde musica até efeitos de som, com variavel sucesso dependendo das configurações do plug-in e também de qual está sendo usado
    CD-ROM: ePSXe já vem com um plug-in de CD-ROM, mas a outros disponiveis para download gratis sendo que podem chegar a emular 7 diferentes tipos de leitura
    Controle: O plug-in de base é suficiente, mas a outros que permitem mais funcionalidades.

Compatibilidade

A versão atual, 1.7.0, é capaz de rodar um grande numero de jogos. No caso de haver problemas com algum jogo, patches podem ser usados para soluciona-los. Muitos usuários baixaram a versão 1.5.2 para evitar o uso da 1.6.0.

Isso ocorreu devido a versão 1.6.0 ter inumeras complicações sendo que muitas foram corrigidas na versão 1.7.0.



Entao vamos começar baixando e instalando algumas libs de 32bits com o get-libs, ia32-libs e outras necessarias para o emulador rodar;

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install -y ia32-libs
Código: [Selecionar]
wget http://ppa.launchpad.net/nutznboltz/cappy-getlibs-all/ubuntu/pool/main/g/getlibs/getlibs_2.06-1~ppa1~natty1_all.deb

Código: [Selecionar]
wget http://mirror.anl.gov/pub/ubuntu//pool/universe/g/glib1.2/libglib1.2ldbl_1.2.10-19build1_i386.deb
Para o Precise Pangolin;

http://mirror.pnl.gov/ubuntu/pool/universe/g/gtk+1.2/

Código: [Selecionar]
wget http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/universe/g/gtk+1.2/libgtk1.2-common_1.2.10-18.1build2_all.deb
Código: [Selecionar]
wget http://mirror.pnl.gov/ubuntu//pool/universe/g/gtk+1.2/libgtk1.2_1.2.10-18.1build2_i386.deb
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i getlibs_2.06-1~ppa1~natty1_all.deb
Código: [Selecionar]
sudo getlibs -i libglib1.2ldbl_1.2.10-19build1_i386.deb libgtk1.2_1.2.10-18.1build2_i386.deb
Código: [Selecionar]
sudo getlibs -i libgtk1.2-common_1.2.10-18.1build2_all.deb
Temos agora 2 opções, opção 1 e baixar o Epsxe do site oficial;

Código: [Selecionar]
wget http://www.epsxe.com/files/epsxe160lin.zip
Descompactando o emulador teremos a pasta epsxe160lin como na imagem;



Na primeira pasta bios vemos onde vc deve colocar o seu bios scph1001.bin, porem o emulador da fonte vem totalmente desconfigurado e sem pluguins de video, memory cards, etc. Vc tera que fazer toda a configuração e baixar os plugins, para o video recomendo http://www.pbernert.com/index.htm

Para nao perdermos tempo, vamos para a opção 2 e quem se interessar e so visitar o link acima, partimos para um pacote com tudo o que e necessario e um PDF desse tutorial para distribuir;

Link----> http://min.us/mYgjDoTOV

*Esse pacote contem somente software livre e pluguins, o bios nao esta incluso nesse pacote.
**Obrigado Hqx
***Parte desse tutorial nao se aplica ao Ubuntu Precise, pois ele gerencia automaticamente as bibliotecas de 32bit necessarias para o emulador funcionar.

Agora vamos fazer um lançador, baixar um icone e uma alteração necessaria para que os games tenham som dessa forma;

Baixe esse icone;

Código: [Selecionar]
wget http://icons.iconarchive.com/icons/deleket/gaming/256/Sony-Playstation-Dual-Shock-icon.png
Renomeie para playstation.png e coloque dentro da pasta epsxe1.6 na sua home.

Código: [Selecionar]
gedit playstation.desktop
Coloque o conteudo abaixo;

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Epsxe
Comment=Emulador Playstation One
Exec=padsp /home/seu usuario aqui/epsxe1.6/./epsxe
Icon=/home/seu usuario aqui/epsxe1.6/playstation.png
Terminal=0
Type=Application
Categories=Games

Agora mova;

Código: [Selecionar]
sudo mv playstation.desktop /usr/share/applications
Agora e so digitar na barra de pesquisa do Unity "epsxe" e arrastar o icone para a barra lateral, depois e so fixar.



Tbm ha de se reparar que a barra superior do Unity fica presente na tela, mesmo colocando a configuração de tela cheia. uma solução paleativa e instalar o unity 2D e rodar o game em tela cheia a partir dela;

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install unity-2d-default-settings
Ou entao no modo Ubuntu "classico" marcar para auto-ocultar a barra superior, clicando no painel superior com o direito do mouse e escolher "auto-hide".

Como podemos ver na imagem abaixo, da para configurar com o pluguim do Pete, todas as opçoes sem precisar sair para a tela de seleção do emulador ou seja todas as configurações sao feitas com o emulador rodando;



No caso aperte a tecla "end" do lado direito para mudar as opçoes e as teclas "pgup" "pgdn" para navegar nos menus.


Veja tbm;
http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_PSone_Classics_%28North_America%29
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_PSone_Classics_%28PAL_region%29
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_PSone_Classics_%28Japan%29


Enjoy!!!



Platao
« Última modificação: 30 de Agosto de 2012, 21:54 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2011, 12:25 »
Boa platao!

Seus tópicos sobre emulação de games são shows de bola! Continue com este projeto ;)

[]'s
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2011, 18:06 »
Obrigado snell, nesse post eu quis focar mais na instalação das libs com o get-libs, no atalho para iniciar com som, e instalação do ia32-libs, sao detalhes que o pessoal "enrosca" e nao consegue usar o emulador, configurar acho que todo usuario de linux sabe se virar bem. No caso do Epsxe ele tbm precisa de algumas libs antigas para funcionar, que bom que vc gostou. Estou pensando em escrever a continuação do post do mame+wahcade http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.0.html sobre conceitos gerais do Mame o que vc acha?

Update;

*adicionado historia do console
« Última modificação: 01 de Outubro de 2011, 18:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2011, 23:39 »
Obrigado snell, nesse post eu quis focar mais na instalação das libs com o get-libs, no atalho para iniciar com som, e instalação do ia32-libs, sao detalhes que o pessoal "enrosca" e nao consegue usar o emulador, configurar acho que todo usuario de linux sabe se virar bem. No caso do Epsxe ele tbm precisa de algumas libs antigas para funcionar, que bom que vc gostou. Estou pensando em escrever a continuação do post do mame+wahcade http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.0.html sobre conceitos gerais do Mame o que vc acha?

Update;

*adicionado historia do console


Sensacional! Aliás, a descrição do emulador para MAME foi a melhor de todas! Ao contrário das versões para o janela, nunca consegui fazer o MAME rodar direito no meu ubuntu, e sua descrição é a mais completa que vi até hoje (e olha que pesquisei pra caramba por aí). :D

[]'s
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2011, 16:09 »
*atualizado, versao em PDF do tutorial para compartilhar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline dfcandiani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Brasileiro, Paulistano, moro em Belém do Pará
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2011, 22:12 »
*atualizado, versao em PDF do tutorial para compartilhar.

Fantástico seu tutorial, tou conseguindo rodar Resident Evil Nemesis! eu quase não tentei pois estava escrito 64bits no título! ::)
(só não estou conseguindo configurar meu joystick...mas isso é outro assunto) valeu Platao!
"alea jactas est!" por Caivs Julius Caesar

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2011, 00:25 »
Ola dfcandiani, eu tbm gostei muito do Pcsxr para emular...uma otima opção e vc pode testar se quiser.

O Epsxe nao tem nativo para 64bits somente para 32bits...entao para o Ubuntu 32bits e so instalar as bibliotecas que estao faltando para rodar, para o 64bit e preciso aqueles passos a mais mas nada complicado.

A partir da 12.04 finalmente vira o 64bit por padrao com o multiarck e isso vai facilitar muito, estou pensando em escrever um tutorial simples para o Super Nintendo o que vc acha?

PS; para o joystick de uma olhada em jstest-gtk, joistick e joy2key.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011, 00:28 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Dissection

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2011, 12:16 »
para configurar os joystick, vc precisa configurar ou o plugin "OmniJoy" ou então o  plugin "padjoy", vc encontra eles para serem configurados em configure - ext. game pad.


ah e sobre o problema de mesmo em tela cheia ainda sim continuar aparecendo a barra superior, isso também acontece no KDE mesmo estando em tela cheia a barra inferior continua aparecendo fazendo com que vc tenha que marcar para ela ocultar se não quer ficar vendo ela.


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2011, 12:29 »
Ola esse problema da barra é bem inconveniente.....no gnome classico era so marcar para ocultar como ja foi reportado, ja no Unity com em 3D ativo tbm acontece a mesma coisa, a barra fica la atrapalhando, so que com o Unity 2D ela some aqui nos meus testes...fica muito bom.....assim como no gnome classico...vai entender...preciso achar a opção no compiz para que fique oculta no Unity 3D tbm, alguem tem alguma ideia de onde achar essa opção no compiz?

Tbm estive vendo que o gnome-shell esta conseguindo os efeitos basicos sem ter o composite ativado, ou seja sem o "compiz", seria bom ter os efeitos e nao precisar mais do compiz....
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011, 12:32 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline kaito57

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2011, 22:32 »
Eu uso o epsxe no wine... e funciona perfeito...

Uso o programa qjoypad (mapeador de teclas do teclado para o joistique) para configurar os botões do meu controle... é ótimo esse tipo de programa pq serve até mesmo para jogos nativos que não permitem o uso de controles.. e até mesmo joguinhos em flash...

Offline VanzenStorm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • Temos que tentar ser os melhores! SEMPRE!
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2011, 18:58 »
 :) Valeu por compartilhar! Tem vários jogos bem massa aqui que eu tava com receio de ter que dar/jogar/vender D:

achei legal você ter colocado a história também, confesso que não sabia 1/3 disso tudo  ;D

Bem abraços, Vanzen Storm.
Ore wa tenshi no desu! ~

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2011, 22:17 »
Ola Vanzen, ha outros tutoriais simples aqui nessa sessao(jogos e diversao) que talvez sejam de interesse como o do Super Nintendo, Mega drive para matar a saudade.  :D
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ivankael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2012, 18:37 »
Ótimo post!
Super direto e matador!
Parabéns pela didática simples e intuitiva.


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2012, 19:31 »
Ola Ivan, grande parte do que foi descrito aqui nao vai mais ser necessaria depois do lançamento da versao 12.04 precise, porque ele ja vai gerenciar automaticamente as dependencias de 32bit. Acertei alguns links que estavam fora e agora esta funcionando par baixar o epsxe customizado com os pluguins..entao agora e so baixar e usar e tbm algumas correçoes de erros de portugues no tutorial, abraço!!!


\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline ivankael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Playstation - Instalando o Epsxe no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2012, 08:13 »
Ótimo, vai facilitar muito a vida dos gamers! rss
Estou usando o ubuntu 11.10 64bits em dois computadores, segui todos os passos para instalar o ePSXe no primeiro PC funcionou numa boa! Só que, no segundo fiz todos os passos exatamente igual, e estou com dois problemas;

1º Quando digito o epsxe na barra do unity, ele não mostra a imagem do Joystick e quando clico em cima não executa o emulador

2º Quando executo o epsxe no terminal, ele informa que;
Gtk-WARNING **: Failed to load module "libcanberra-gtk-module.so": libcanberra-gtk-module.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado: Arquivo ou diretório não encontrado

Valeu