Autor Tópico: Sincronização de Arquivos e Acesso Remoto  (Lida 2146 vezes)

Offline rlsimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Sincronização de Arquivos e Acesso Remoto
« Online: 23 de Setembro de 2011, 12:40 »
Creio que coloquei minha dúvida no lugar errado...

Se algum administrador ou moderador quiser muda-lo para dúvidas de instalação ou outro local mais apropriado, eu agradeço e peço desculpas.

Senhores, bons dias!

Sou bastante cru em Ubuntu mas gostaria muito de migrar para este sistema.

Tive um colega de trabalho, Engenheiro da Computação, que é grande fâ e me deixou com água na boca. Na época, cerca de 2 anos atrás, cheguei a instalar para teste (acho que era versão 9 alguma coisa) e gostei muito.

Acabei voltando para o windows por questões muito pontuais, que gostaria de saber se agora já foram contempladas, caso alguém possa me ajudar nisso.

As principais dificuldades que me fizeram retornar ao windows foram apenas três, na verdade:

1 - Havia a necessidade de instalar alguns drivers manualmente, como impressoras, meu celular (já troquei de celular, mas ainda seria um problema - hoje tenho um SonyEricsson X8), scanner, etc. Sei que os mais experientes podem achar isso muito fácil, mas atualmente trabalho demais e infelizmente não tenho tanto tempo quanto gostaria para aprender tudo de novo, como linhas de comando, etc.

2 - Tenho internet (Embratel 10 Mb) em minha casa, que compartilho por roteador Dlink Wireless e na época não consegui fazer os ajustes necessários para que funcionasse tudo certinho. Para terem uma idéia, temos hoje 3 computadores ligados a esta rede, sendo que só eu utilizo cabo a maior parte do tempo. Mas eventualmente, utilizo wireless, e os outros 2 utilizam wireless o tempo todo. Essa instalação hoje, no Ubuntu, é tão "automática" quanto no windows?

3 - Por fim, o maior "problema" - Utilizo diariamente, muito mesmo, o Windows Live Mesh para sincronizar meus arquivos no meu computador e em outros dois locais - um computador no trabalho e no Skydrive, da hotmail. Gostaria muito de não depender mais da hotmail para isso, mas hoje, é fundamental esta sincronização. No Ubuntu existe alternativa? Além disso, quando viajo, que é frequente, também uso o Mesh para acesso remoto ao meu computador do trabalho. No ubuntu existe uma opção para acesso remoto tão fácil quanto o Mesh?

Se puder resolver estes 3 pequenos problemas (pequenos para quem entende de ubuntu, mas foram grandes para mim na ápoca), migro todos os micros aqui em casa para ubuntu, sem dúvida!

Como disse, não sou experiente em Ubuntu, nem um pouco. Mas me considero usuário de intermediário para avançado em Windows e Office. Isso significa que não teria grande dificuldade para compreender e aplicar alguma orientação escritas. Só não tenho o tempo necessário para enormes aprendizagens hoje, entendem?

Alguém pode me ajudar?

Grato

rlsimoes
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 12:49 por rlsimoes »

bawlaw

  • Visitante
Re: Sincronização de Arquivos e Acesso Remoto
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:05 »
olá
seja muito bem vindo.

Respostas
1 - Hoje quando se vai instalar o Ubuntu existe uma opção  "instalar programas de terceiros" que ja vem com a maioria dos codecs que voce precisará. quanto à scanners, impressoras e celulares eu nunca encontrei um equipamento que não fosse automaticamente reconhecido pelo sistema. mas recomento à voce apenas dar uma pesquisada se existe algum problema de reconhecimento com eles no google.

2 - a internet, tanto a wireless quanto a via cabo são reconhecidas automaticamente.

3 - SIM! o Ubuntu conta com pelo menos 2 opções de sincronização. A primeira e mais acessivel é o Ubuntu-One, que permite a sincronização de até 5Gb (se não me engano) gratuitos, se desejar mais terá de pagar. Existe tambem o programa chamado DropBox, que funciona de maneira muito simples e parecida que funciona no windows, Mac, e celulares tambem.
O Ubuntu-One eu sei que tem o acesso pelo site deles estilo FTP, já o Dropbox eu não sei.

O GNU/Linux é uma mistura infinita de diferentes "sabores", ou distribuições, voce sempre encontrará uma que melhor lhe atenda.

qualquer duvidá é só aparecer aqui no forum! ou pesquisar no google tambem hehe.
Abraços,

Offline rlsimoes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Sincronização de Arquivos e Acesso Remoto
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2011, 16:01 »
Caro bawlaw,

Muito obrigado pela atenção!

Creio que está realmente na hora de migrar. Espero que o que dizem por aí seja fato e que eu pare de perder tempo corrigindo problemas nos computadores da família. Porque ouvi dizer que o Ubuntu é mais estável, menos propenso a vírus e outros ataques, etc.

Sem falar na economia financeira também...

Pelo que já pesquisei, acho que você tem mesmo razão: tem para todo gosto e creio que ficarei satisfeito!

Abraço!

rlsimoes