Autor Tópico: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722  (Lida 15512 vezes)

Offline vicentepietrobon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Online: 29 de Agosto de 2011, 23:32 »
Galera boa noite,

Sou novo por aqui e novo também na utilização do Linux. Fiz o download da ultima versão e criei um boot usb e instalei no netbook que chegou essa semana. É um modelo novo da Acer com processador AMD Dual Core C-50.
A instalação rolou normal, o sistema inicializa porém em poucos minutos ele já trava mesmo que eu deixei ele parado sem fazer nenhuma atividade, caso eu tente por exemplo abrir o navegador de internet ele já trava na hora.
Pode ser incompatibilidade com esse processador?
A configuração da maquina é processador amd dual core c-50, 2gb ram ddr3, placa de video amd radeon HD 6250 e o hd é de 500gb da western digital.
Alguém aqui também tem esse mesmo modelo? Se tiver e estiver funcionando normalmente o ubuntu agradeceria muito se pudesse me dar algumas dicas e explicações de como proceder para que funcione no meu também, pois não pretendo utilizar windows nele.
Desde já agradeço as futuras respostas.
Obrigado.

Offline hermesdsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2011, 16:03 »
vicentepietrobon
Utilizo Linux no Desktop a vários anos.
comprei o mesmo netbook e também estou tentando fazer o ubuntu funcionar no mesmo.
1. Instalação normal, inclusive já reinstalei 2 vezes.
2. Notei que o problema somente ocorre quando utilizo a conexão wireless. Usando a bateria trava mais rápido do que usando ele com o plugue ligado na tomada.
3. Com conexão via cabo e alimentação por energia da tomada e sistema funcionou mais de 2 horas seguidas sem congelar.
4. alterei o kernel, (não sei se nossa placa é uma atheros) conforme este artigo e também continuou congelando.   http://www.tiagohillebrandt.eti.br/blog/2011/06/resolvendo-o-problema-das-placas-atheros-no-ubuntu-11-04-natty-narwhal/
5.Vou tentar agora mudar as opções de boot (ACPI ou outras). Gostaria de saber como colocá-las no menu do grub e em qual sequencia.

Offline vicentepietrobon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2011, 16:53 »
Boa tarde Hermes, verifiquei ontem em um post na internet em um site da gringa e segundo o cara ele disse que tambem tem o mesmo modelo que o nosso mais que tem 4gb de memória e talz e que também estava travando direto e que segundo ele, a placa de wireless era o problema devido a ser de outro fabricante e não atheros e sim ser da broadcom, por fim acabei perdendo esse link do post, mais creio que o caminho seja remover esse driver da atheros e instalar o driver da broadcom, mais eu nem manjo fazer isso, vou ter q pesquisar na net como proceder com essa solução, mais creio que o caminho seja esse.
Pois ontem utilizei ele normalmente tambem através de um adaptador wireless usb, funcionou beleza e sem travar, ai fui novamente tentar com a wireless onboard na hora travou. Há e usei apenas na bateria.

Abraços, caso vc consiga fazer essas alterações que te falei e puder me explicar como devo proceder eu ficaria muito agradecido.

Offline hermesdsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2011, 09:08 »
Ola Vicentepietrobon

O tópico abaixo dá uma dica de como instalar o driver da broadcom. Infelizmente estou sem tempo para testar. Muito trabalho e um parente internado em um hospital.....


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,86648.0.html

Offline Joaomartins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2011, 18:15 »
Boa tarde pessoal, tenho também a Acer 722 com as mesmas características do netbook do vicentepietrobon, e fiz a mesma coisa, instalei o ubuntu 11.04 em dual boot com W7 starter, e também está travando direto. Muitos estão dizendo que é a placa wireless, mas já cheguei a desativar o modulo da placa (não lembro como, mas pode-se consultar a internet), e utilizando-o sem wireless ele também travou diversas vezes. Desinstalei o unit 3d e instalei o unit 2D,ativei o wireless, e ele funcionou perfeitamente por uma hora e meia(o netbook tava muito rápido com ubuntu em comparação com W7 starter muito lerdo), ja tava animado pensando que tinha achado a solução (bug no unity 3D), mas ele voltou a travar novamente. Sou novato em linux, e fiquei impressionado com tal sistema, tenho uma outra máquina com ubuntu 10.10 com a famosa placa de vídeo sismirage (sem aceleração 3D infelizmente) e não tenho queixa. Não sei mais o que fazer, este netbook acer 722 tem uma placa de vídeo modesta mas com boa performance, um bom custo benefício em relação a netbooks com intel Atom, comprei também por casou da portabilidade. E não adianta instalar versões anteriores do ubuntu (10.10 ou 10.04 LTS), pois em alguns fórums dizem que continua o mesmo problema.
Estou em dúvida se aguardo novas atualizações para corrigir o problema, ou se instalo uma distro mais estável (dizem que a Debian é bastante estável), enquanto isso, fico infelizmente utilizando o Ruindows Seven Starter.

Offline hermesdsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2011, 15:18 »
É o negócio tá dificil.
Testei o Mandriva 2011 e Linux Mint 11 e também deu crash. Nem cheguei a instalar, usando diretamente do Pendrive, funcionou um tempo, mas depois parou.
vou tentar trocar os drivers de vídeo este final de semana.


Offline hermesdsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2011, 08:30 »
Para aqueles que como eu necessitam de usar Linux, informo que estou usando normalmente o Mandriva 2011 sem problemas neste Netbook
Percebo que o mesmo fica um pouco mais lento que o Ubuntu e o Linux Mint, mas nada que complica muito.
Devo tirar alguns dias de férias após o feriado de 7 de setembro, então vou tentar procurar alternativas para o Ubuntu, se conseguir posto aqui.

Offline andersonborjinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2011, 22:58 »
Estou com o mesmo problema, no mesmo netbook, tbm fico no aguardo de alguma solução. Caso eu a encontre postarei aqui!

Offline or4kulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2011, 21:26 »
pessoal tambem tenho esse netbook com o mesmo problema, por favor quem souber de algo e como resolver esse travamento com o ubuntu ajude-nos.

obrigado.

Offline Ainfopop

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2011, 17:05 »
Boa tarde amigos,
Sou novo aqui no fórum escrevendo, mais sempre acompanho para tirar minha dúvidas.
Bom vamos para o problema que todos estamos passando, sinceramente tinha desistido de usar o Ubuntu e o próprio Linux com nossos Acer 722, mais com muito paciência formatei pela décima vez. (a quem quer tentar o erro dá em Mandriva, Red hat, Debian).
Zeradinho e atualizado o meu tá rodando direitinho 1 semana sem travamentos. Mais agora estou instalando o pacote JDK sun-java, Chrome, RVM com o Ruby e por último o RubyMine.
Percebi que depois de instalar este 4 aplicativos o micro começo a ter problema de travamento, gostaria de saber se vocês instalaram algum destes aplicativos?
Minha maquina veio com o Wi-Fi Atheros.
Espero que possa ser algum problema com algum pacote.
Agradeço novamente a atenção de todos.
Rodrigo.

Offline Joaomartins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2011, 20:10 »
Boa noite a todos, dando uma olhada em alguns sites gringos com ajuda de programas tradutores, observei que em alguns tópicos relatavam o nosso mesmo problema, e em alguns davam como solução entrar no setup da bios, colocando a primeira opção de boot pela placa de rede. Procedi desta forma, como não utilizo cabo de rede mas apenas o wifi, o netbook procura o boot pela rede mas não encontra, e aí inicializa o sistema pelo grub. Após este procedimeno, o net só travou uma única vez (após colocar o boot pela rede), e reinicializando novamente não travou mais. Passei o dia todo hoje mexendo no ubuntu 11.04, reinicializei outras vezes e ele não travou. Espero que esta seja a solução. Tentem fazer o mesmo nos nets de vocês para ver se funciona. A esperança é a ultima que morre!

Offline Ainfopop

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #11 Online: 19 de Setembro de 2011, 09:47 »
Bom dia a todos,
Como falei anteriormente, formatei a maquina deixei zerada só usando o basico, internet, ver e-mail. (isso já travava minha maquina principalmente acessar o GMAIL)
Ai começei a instalar aos poucos os programas.
Maquina Virtual SUN-JAVA OK
RVM - Ruby on Rails OK
RubiMine - OK
Chrome - Crash......

Não sei se tem haver, após baixar e instalar o Chrome pelo site da google o micro começou a travar direto navengando. E não só apenas no Chrome, mais no Firefox, procurando atualização.

Por isso volta a perguntar, vcs instalaram o Chrome?! Tentem fazer como eu 1 passo de cada vez.
Espero ter ajudado.

Informação não sei se é relevante, quando vc entra no Windows no gerenciador de de dispositivo ele falar que a placa WI-FI é uma Atheros AR5B97(algo assim) e no Linux AR9287 acabei descobrindo que no linux é o modelo do chipset e não é um drive errado.

Offline Joaomartins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #12 Online: 19 de Setembro de 2011, 10:26 »
Como eu tinha postado antes, coloquem a primeira opção de boot na bios  de "boot pela rede" (se não me engano network boot, ou algo parecido), após ter feito isso o netbook só travou uma única vez após reiniciar e depois não travou mais, estou utilizando meu netbook desde ontem com ubuntu de forma perfeita.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2011, 10:40 por Joaomartins »

Offline hermesdsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2011, 19:46 »
Joãomartins
Fiz a alteração e esta funcionando normalmente, obrigado pela solução.

Ainfopop
O problema não está nos softwares instalados. Tenho muita coisa instada aqui e esta funcionando normalmente, antes da alteração da linha de boot, somente conectava o netbook utilizando um cabo de rede, pois era usar o wirelles e travava.

Offline Caynan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 Travando em Acer Aspire one 722
« Resposta #14 Online: 11 de Outubro de 2011, 20:56 »
Pessoal alguma dica, para o meu problema?? Eu não estou conseguindo nem terminar a instalação do Ubuntu que trava, ja tentei com 3 pendrives diferentes, ja coloquei para ele fazer o boot pela rede primeiro, mas ai da um erro no grub...

Alguem por favor...


Agradeço desde já