Olha, esta questão de Swap é polêmica. Se fosse o Ruindows, obrigatoriamente teríamos de ter memória Swap. Ele faz uso dela, mesmo com muita RAM, na verdade nem sempre é o Windows mas o aplicativo que está sendo executado.
No caso do Linux ele só vai usar a Swap (o disco) se não houver mais memória RAM livre. Funciona assim, o Linux usa um sistema duplo de Alocação da memória RAM:
A segmentação: que consiste em dividir a memoria virtual em pedaços (segmentos) e apontar um determinado segmento para uma aplicação.
e
A paginação: que divide a memória em vários pedaços de tamanho fixo de forma que um dado processo possa utilizar várias páginas para a sua execução.
Quando ele precisa alocar mais processos do que comporta a memória RAM, certamente faltarão páginas para alocar tais processos. O resultado: page fault. No entanto existe uma aplicação chamada kswapd, que compartilha a memória reservada para o kernel (tais processos que compartilham o segmento de memória do kernel são chamados kernel threads) responsável por encontrar páginas livres para que esta aplicação possa rodar.
É aí que entra a Swap: o kswapd realoca os processos de forma que aqueles processos mais ociosos vão continuar sua execussão "em disco" (swap) ao passo que os novos processos ganham espaço na memória RAM. Por isso a lentidão dos micros que fazem uso da SWAP, pois o HD é bem mais lento que a memória RAM.
A regra geral é disponibilizar o dobro do tamanho de memória RAM, para a Swap. Este é o procedimento mais simples, já que não sabemos de quanta Swap vamos precisar.
Agora, falando um pouco do que observei quanto ao uso da memória SWAP na minha máquina. Como vocês podem ver na minha assinatura, possuo um latifúndio de RAM, para os padrões de um usuário padrão. O que notei é que, mesmo quando exagerei abrindo tudo o que podia e mais um pouco, o Ubuntu usou no máximo 680MB de RAM. E olha que abri muita coisa pra usar isso tudo. Em nenhum momento ele usou a SWAP ( sei que parece óbivo, mas vou explicar). Quando faço compilações de pacotes fontes, ele chega a usar a SWAP, aqui usou 0,7% dos 384MB que deixei para a SWAP. Mesmo tendo a memória RAM de sobra. Ainda não sei o porque disso. Mas prentendo saber
No caso do Joseph, acho que se ele estiver apenas jogando, a máquina dele não vai fazer uso da SWAP, portanto não vai ficar lenta. Já se ele tiver uma porrada de outras coisas funcionando em segundo plano, acho que pode fazer uso da SWAP e ficar lenta.
Para maiores esclarecimentos:
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=3533Desculpem o exagero do texto.
Té +