Autor Tópico: [Resolvido] Como me proteger no Linux?  (Lida 5373 vezes)

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
[Resolvido] Como me proteger no Linux?
« Online: 29 de Julho de 2011, 16:08 »
Boa tarde galera, estou migrando pro Linux por que ouvi várias críticas positivas sobre visual e segurança.
Tenho uma dúvida, qual o melhor antivirus e firewall grátis para o Linux (Ubuntu mais recente)?
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, 21:15 por izakee »
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2011, 16:25 »
Olá izakee,

Esse é um assunto recorrente aqui no Fórum, existe muito material postado tratando disso, bastando que se digite a palavra 'antivirus' na caixa de pesquisa, a caixa da lupa do Fórum.

Como exemplo recente:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84933.0.html

Na essência, vírus do sistema operacional comercial não afetam o Linux, não há com o que se preocupar.
Pode até ter um antivírus no sistema com a finalidade de escanear partições do outro S.O., se tiver ambos instalados, em dual-boot, nesse sentido até pode ser de alguma utilidade.

Quanto ao firewall, no Ubuntu é o iptables, mas não vem ativado por padrão, no geral para uma simples instalação doméstica, do tipo desktop, é desnecessário.
Se a sua conexão estiver atrás de um roteador doméstico, ative o firewall do roteador que isso é mais que suficiente.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2011, 16:26 »
Corrijam-me se estiver errado, mas acho que o formato de execução do binário linux (ELF) já é seguro o suficiente. Apesar de existirem, não uso nenhum antivirus nem firewall e nunca tive problemas.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2011, 16:55 »
Movido para iniciantes.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2011, 17:13 »
Não uso isso não!!!

Um outro dia um desenvolvedor Linux me respondeu:

Citar
Ele vem da melhor forma que um firewall fica em um computador pessoal, desativado.

Paulo, o firewall barra ações na rede, mas é algo que deve ser configurado de forma personalizada, se configurado de forma genérica em geral causa mais problemas que benefícios, pode impedir transferência de arquivos na rede, lentidão no torrent...

Ao menos eu não utilizo firewall em desktop, apenas em servidor, pois sei que apenas alguns poucos serviços necessitam de acesso a internet e todo o restante pode ser bloqueado. Também pode ser útil para barrar o acesso a alguns sites ou serviços.

Creio que por padrão já temos uma segurança bem eficiente, o Ubuntu mesmo com milhares e milhares de usuários, não possui firewall por padrão e não vemos relatos de invasões em Desktops Ubuntu.

E também já uso o Linux a mais ou menos 5 ou 6 meses e nunca ativei nada disso tenho 10 maquinas (amanhã 11 se Deus permitir) em rede mesmo assim não ativo espeto o pen neles e depois faço um teste numa maquina que ainda continua com "$" e antivírus e não encontro nada nunca.

Portanto acho que a melhor forma de se proteger no linux é o próprio usuário que tem que ver onde vai clicando.
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, 17:16 por Paulo Correa »

Offline beto420

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2011, 17:55 »
Aproveitado o tópico.. E para quem realiza transações bancarias, compras em site e etc.. Alem do básico (não digitar os dados em qualquer lugar e blá blá), é recomendado alterar alguma configuração ou usar um firewall?

Ubuntu 10.04
Kernel 2.6.34 Omnislash1.4.4

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2011, 22:14 »
Olá, para todo os usuários que querem fazer transações bancárias e compras com segurança aqui vão os procedimentos que eu uso para correr o mínimo de riscos:

1- Primeiro, corregue o linux dando boot pelo cd, ou se preferir crie um pendrive botável.
2- Digite exatamente o endereço do site que quer acessar, não acesse através de links ou de resutados de buscadores.
3- Ao acessar a página em que deve digitar a senha, números de cartão de crédito, certifique-se que ela está cripitografada verificando se o endereço inclui o 's' , deve ficar assim: "https"
4- Verifique informações sobre o certificado da página, confira informações da empresa para qual o certificado foi emitido, verifique se a criptografia está num nível alto, se estiver parcial ou baixa não digite os dados.
5- Finalmente se tudo estiver ok, acesse o banco ou faça sua compra e sempre limpe os dados do navegador aos sair.
Gund

Offline tiagorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
  • software livre é a bola da ves
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2011, 22:41 »
entam o sistema nao preciza de um antivirus e um firewall?
mas como assim? ouvi falar que o proprio sistema é o antivirus sera possivel isso ?
tiago rafael

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #9 Online: 29 de Julho de 2011, 23:06 »
Amigo fique cismado não, curta o sistema e esqueça anti-virus (se liberte da matrix).

Com o tempo a medida que você for aprendendo você configura um firewall. Não tenha pressa.



Agora a segurança do sistema depende mais do seu comportamento na internet, como não sair clicando em tudo que for link, não instalar programas usando sites de downloads de programas, e outros cuidados.

T+.
Ubuntu 12.04

Offline gundspace

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • You decide your destiny
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2011, 23:19 »
É difícil entender isso no começo, várias são as explicações. Não é simples desenvolver e instalar antivírus no linux, além disso existe desinteresse dos criminosos, leia mais aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64974.0.html . Também é imune aos vírus que danificam o windows. Na maioria das vezes a segurança depende apenas das atitudes do usuário, faça como falei na dica anterior você terá um risco praticamente zero.
Gund

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2011, 13:04 »
Dicas e táticas úteis para segurança no Linux
http://www.hardware.com.br/artigos/taticas-seguranca-linux/

"Os usuários do Windows que migram para o Linux às vezes têm crises de pânico por causa da ausência de programas focados na segurança. A verdade é que a questão é muito simples e sem graça. Não há necessidade de exagerar na proteção. Invista os ciclos do seu cérebro naquilo que te diverte. Simples assim." :D

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Como me proteger no Linux?
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2011, 20:26 »
izakee, seja bem-vindo e boa sorte!
Usuário Linux- 449417

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
[Resolvido] Como me proteger no Linux?
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2011, 21:15 »
Galera, muito obrigado a todos.
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti