Autor Tópico: PC como servidor  (Lida 1536 vezes)

Offline RKHM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
PC como servidor
« Online: 15 de Julho de 2011, 14:22 »
Olá a todos,
Tenho um PC sobrando aqui em casa e pensei em transformar ele em servidor.
A idéia é a seguinte:
Instalar o Ubuntu 11.04;
Gerenciar remotamente (não possuo monitor sobrando, o antigo queimou e estou com notebook, então...);
Utilizar para exibir séries/filmes na TV (ele possui placa com saída S-Video e eu tenho o cabo);
Servidor WEB (talvez, para testes locais);
Servidor de rádio Shoutcast (talvez);
Usá-lo para aprender um pouco mais sobre Linux (comandos, etc);

E aí, alguém pode me dar algumas dicas? Tipo, como posso gerenciar remotamente, sem depender de monitor, quem sabe via web?
Algumas dicas de segurança podem ser necessárias?
Acho que é isso.
Obrigado,

Offline RKHM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re: PC como servidor
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2011, 11:56 »
Uma das soluções recomendadas para este problema:
Iniciar o sistema por modo texto e usar SSH.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: PC como servidor
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2011, 22:30 »
Mesmo iniciando em modo texto, você pode abrir sessões remotas gráficas pra ele, via VNC, FreeNX ou mesmo via X11. Sobre configurá-lo pra passar filmes na saída S-Vídeo, dá pra fazer, mas vai ser meio complicado acionar isso sem ter um monitor plugado na máquina, pq os controles pra isso estão juntos. A boa notícia é que com um pouco de ginástica vc consegue usar a TV, na saída S-Vídeo, como monitor.

As dicas de segurança são as de sempre, manter o sistema atualizado, não executar programas desconhecidos, etc. Como essa máquina vai ser manipulada apenas com você e provavelmente não vai ter acesso direto à internet, o nível de segurança necessário pra ela é baixo, mas nunca é demais se precaver.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D