Gráficos no Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) - ATI Radeon X1200

Iniciado por Capitão, 15 de Julho de 2011, 02:24

tópico anterior - próximo tópico

Capitão

Olá, amigos. Sou novo tanto no fórum como no Linux/Ubuntu, e estou com uma dúvida com relação à instalação.

Primeiramente, gostaria de salientar que não possuo experiência alguma com sistemas Unix/Linux/Ubuntu, e nem os comandos mais básicos eu conheço.

Enfim. Possuo um notebook Toshiba Satellite A215 S4747, com uma placa de vídeo ATI Radeon X1200. Só que, ao contrário de uma versão diferente do Ubuntu que eu tinha instalado alguns anos atrás, essa versão não consegue abrir o ambiente gráfico do Ubuntu. Ou seja, eu entro em uma tela similar ao DOS.

Neste site ( http://padoca.wordpress.com/2007/10/25/instalando-a-driver-proprietaria-da-amdati-8423-com-suporte-a-aiglx-no-kubuntu-704-feisty-fawn/ ) eu encontrei um tutorial de como instalar os drivers de vídeo. O problema é que o meu acesso à internet é via modem 3G, o que eu não faço a mínima ideia de como funcionar naquela interface do Ubuntu. Portanto estou fazendo o download do driver pelo Windows Vista e gostaria de saber se o Ubuntu reconheceria a instalação do driver a partir de um pendrive, ou de uma segunda partição (C: -> Windows Vista; D: -> Dados; ?? -> Ubuntu).

Obrigado pela paciência, prazer em conhecê-los e relembrando: sou um ignorante no mundo Linux!! haahah

Abraços!

galactus

Você está realmente usando o Ubuntu 7.04? Se for isso, você deve trocar de versão, essa já não tem mais suporte!

Prefira usar as versões 10.04 ou a 11.04!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Capitão

Estou, sim. Pelo o que eu li por aí, essa é uma das únicas versões que dão suporte a placa de vídeo que eu tenho. Da outra vez que eu instalei, ele até reconhecia, mas ficava aquela resolução horrível e sem efeitos visuais.

O que significa dizer que não tem mais suporte??

E fuçando por aqui, consegui descobrir algumas coisas. Descobri que o diretório sda1 é o C:/, onde o Windows está instalado. Já salvei o arquivo em uma pasta específica dele, mas enquanto ele estiver lá o Ubuntu não consegue acessar e nem fazer nada (read-only).

Como faço para copiar um arquivo para um novo diretório? Exemplo, quero copiar o arquivo ati-driver-installer-8.42.3-x.86.x.86_64.run, que está na pasta C:/ati (/media/sda1/ati) para a pasta /root/user/ati.

Valeu!

rafael.luc

Passei pelo mesmo dilema que você, tenho uma placa ATI Radeon X1100. Porém recomendo a versão Ubuntu 8.10
A dicas estão neste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,85076.0.html

Sua placa será identificada automaticamente, Wireless faça o teste para ver se é necessário a instalação.

CitarO que significa dizer que não tem mais suporte??
ATI não atualizou mais o driver para essas placas, mas isso não é apenas para o Linux.

CitarE fuçando por aqui, consegui descobrir algumas coisas. Descobri que o diretório sda1 é o C:/, onde o Windows está instalado. Já salvei o arquivo em uma pasta específica dele, mas enquanto ele estiver lá o Ubuntu não consegue acessar e nem fazer nada (read-only).

Não entendi o quiz dizer com salvar em pasta? Inicie o Live CD e vá em sistema > administração > Gparted(partition editor) e defina uma partição para Ubuntu (para dois SO seu HD deve estar formatado com duas Partições)

platao

Ola so para agregar aqui ao que o Rafa ja reportou, vc esta usando uma instalação do Ubuntu dentro do Windows? Ou vc esta usando uma maquina virtual?

Aversao 7.04 e muito antiga e provavelmente nao ha um bom suporte para dispositivos como modems da Tim,Claro, VIvo a primeira versao que trazia bom suporte aos dispositivos moveis e a versao 8.10 e tbm a 8.04 ja que ela e LTS e teve um tempo maior de atualizaçoes e correçoes.

Para resumir, como a ATi parou de dar suporte a essas placas como vc pode ver aqui e entender o que aconteceu;

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_r500_legacy&num=1

I dentificando o seu chip de video;- olhe no code name -

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_ATI_Graphics_Processing_Units#Radeon_R500_.28X1xxx.29_series

Entao basicamente o ultimo Ubuntu que vc poderia usar com aceleração 3D plena seria 8.04 8.10 ou 9.04 forçando a instalação do driver. A partir do 9.04 vc somente vai ter o driver livre ou seja aquele desenvolvido pela comunidade, mas nao se engane hj o status desses drivers e bom, vc pode em alguns casos rodar o compiz e ate alguns games bem leves em determinadas placas. Se vc nao faz questao e realmentte precisa de aceleração 3D pesada e nao tem alternativa tudo bem mas se vc usa o sistema normalmente como usario comum, as versoes mais novas dao conta do recado. Faça o download das versoes mais novas, recomendo a 10.04 e 11.04 para testes com o Live-cd como reportou o Galactus.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Capitão

Minha instalação está em outra partição. Uma é o C: (Vista), uma a D: (Dados) e um espaço que o Windows não consegue identificar (nem aparece no Meu Computador) o Linux está instalado. Além disso, eu deixei uns 300 MB em uma partição que a instalação recomendou que eu deixasse pra caso a memória física não fosse o suficiente.

Quer dizer que instalando essas outras versões eu já terei como acessar a interface gráfica? Se for isso mesmo, semana que vem eu vejo isso. Agora estou em Ribeirão e não tenho uma boa internet, só essa porcaria de 3G que é pior que internet discada.

Mas eu terei que instalar os drivers por comandos, ou essas versões novas já reconheceriam a minha placa ao menos pra iniciar a interface gráfica, mesmo que com baixa resolução?

rafael.luc

Baixe a versão 8.10 intrepid ibex
CitarMinha instalação está em outra partição. Uma é o C: (Vista), uma a D: (Dados) e um espaço que o Windows não consegue identificar (nem aparece no Meu Computador) o Linux está instalado. Além disso, eu deixei uns 300 MB em uma partição que a instalação recomendou que eu deixasse pra caso a memória física não fosse o suficiente.
O Windows não reconhece partição em ex3 que provavelmente é onde seu Ubuntu está instalado, precisa do Gparted do live CD para saber como está suas partições.

CitarMas eu terei que instalar os drivers por comandos, ou essas versões novas já reconheceriam a minha placa ao menos pra iniciar a interface gráfica, mesmo que com baixa resolução?
Para versão 8.10 você terá interface gráfica com resolução de 1280x800 mesmo sem driver proprietário instalado, ele deve identificar automaticamente o driver de vídeo pelo live CD em Sistemas> Drivers de hardware

Capitão

Ok, obrigado. Farei o download da versão 8.10 e semana que vem eu aviso no que deu. hehe

Obrigado a todos!

Abraços.