Autor Tópico: Não funciona o ajuste de brilho no note com Ubuntu 10.10  (Lida 3786 vezes)

Offline Panzer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Não funciona o ajuste de brilho no note com Ubuntu 10.10
« Online: 22 de Junho de 2011, 21:46 »
  Boa noite

Estou com um problema de ajuste de brilho da tela do meu note no Ubuntu 10.10 (32 bits).

Meu note é um megaware e o atalho das teclas Fn estão funcionando todos normais, menos os de ajuste de brilho, e a tela ta bem escura, qdo clico nas teclas para aumentar e diminuir até aparece ali em cima a barrinha aumentando e diminuindo, mas fisicamente o brilho não se altera, continua o mesmo.

E detalhe, na partição do Windows 7 funciona normal o ajuste.

Eu não se tem a ver com os bits (32 ou 64)

Se alguem puder dar uma luz.

E se alguem puder me dizer como colocar um resumo das minhas configurações do note aqui(para facilitar na ajuda), dai eu ja posto, pq tentei de um jeito e ficou enorme, nem coube.

Obrigado.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Não funciona o ajuste de brilho no note com Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2011, 16:43 »
Olá Panzer,

Curioso isso, porque segundo tenho lido, a Megaware comercializa notebooks com o Ubuntu instalado, plenamente funcional, aliás, tenho visto excelentes referências desses equipamentos Megaware usando Linux Ubuntu.

Por exemplo, em relato recente:

http://br-linux.org/2011/relato-linux-em-computadores-megaware/

Num dos post desse link acima (Fabrício Ceolin) há uma referência sobre o desenvolvimento de um driver específico para as teclas de controle, brilho e acionamento do touchpad, que creio compensa pesquisar.

http://www.mail-archive.com/platform-driver-x86@vger.kernel.org/msg00973.html

Deixe anotado também esse tópico, embora tratando de marca diversa (HP), mas que mostra uma linha de raciocínio interessante:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61762.0.html

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Panzer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2011, 12:30 »
  Pois é eu tbm não tenho nada a reclamar da máquina, e como eu comprei de um amigo ele tinha tirado o Linux e instalado o XP, dai a primeira coisa q fiz foi trocar, mas não vem ao caso.
 Cheguei a tentar algumas dicas desses links ai do druidaobelix , mas não consegui resolver. Eu já uso o 10.10 num netbook da Acer e funciona tranquilo.
 Eu to pensando em reinstalar por cima, sem marcar a opção formatar na hora de instalar, ou até me aventurar no 11.04, mas eu ja havia instalado ele uma vez, logo q saiu a versão oficial, mas não me adptei mto.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2011, 15:38 »
Olá Panzer,

Se tiver o CD de reinstalação com o Ubuntu que vem com o equipamento essa certamente seria uma forma fácil de fazer, e depois de reinstalar o original vir atualizando até a versão que quiser.

A versão 11.04, caso trabalhe bem com o equipamento, questão de ver, v. pode usar com o tema do Unity, que é o mais moderno, mas também pode usar com o Clássico, que mantém o padrão tradicional, aliás, sempre que quiser pode facilmente alternar entre uma e outra, bastando que faça a escolha no início da sessão.

[]'s
www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2011, 16:09 »
Não fui claro, sorry :-(

Instala pelo CD do fabricante, vem atualizando e mantendo o kernel que o fabricante disponibilizou, o qual supostamente possui todos os drivers necessários.

www.arredondar.org.br

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2011, 16:31 »
Olá,

Acabei de olhar lá no site do fabricante e constatei que ele não disponibiliza driver para o notebook em Linux.
Já não gostei, assim tira a liberdade de quem adquiriu o equipamento. Cada coisa que essa gente inventa. :-(

Bem, como o que v. reclama é a tela estar escura, então é fazer na mão mesmo para uns dois ou três padrões de luminosidade que lhe sejam satisfatórios para deixar o equipamento operacional, enquanto se procura uma solução mais definitiva, que é achar o código fonte do driver e fazer a compilação.

Faz uma breve descrição do seu equipamento, informando o que souber das características do hardware e, principalmente, se souber, informe o modelo, o que sempre ajuda para localizar documentação técnica.

Editando (1):

Se tiver o CD original de recuperação, verifique nele se já não há o driver compilado, que pelo que vimos na proposta de path no link citado no post #1 (Cascardo) talvez esteja com o nome de megaware-wmi ou algo assim.

Editando (2):

Um manual que olhei diz que a combinação de teclas é:

<Fn>+<F11> Diminui o brilho da tela
<Fn>+<F12> Aumenta o brilho da tela

É isso mesmo que consta na documentação que acompanha o produto?

« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 16:51 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br