Problema com notebook hibrido(Placas ATI e Intel) e aquecimento

Iniciado por RockRég, 19 de Junho de 2011, 19:15

tópico anterior - próximo tópico

RockRég

Possuo em meu note, um HP DV4-2040BR (Detalhes técnicos e review: http://www.noticiastecnologicas.com.br/2010/04/teste-analise-notebook-hp-pavilion-dv4.html ), o Ubuntu 11.04 e estou tendo diversos problemas (já relatados por outros usuários linux) no que corresponde a parte das placas gráficas e temperatura, são elas:
- Existe alguma forma de utilizar a alternância gráfica entre as pras da ATI e da Intel?
- Se não. como habilitar a placa da ATI (Possuo o driver)?
- Com relação à temperatura. No windows ele fica (Em uma utilização normal) no máximo à 63° e no Ubuntu ele frequentemente chega a 71° (Ate em momentos em q nenhum programa esta em funcionamento). Como resolver?Ou quais seriam os possíveis problemas?

Essas duvidas ja foram apresentadas em outros tópicos, mas estão desatualizadas e muito espalhadas, por isso, gostaria q não utilizassem links de outros tópicos; Tornando o tópico mais prático (Afinal muitos usuários apresentam essas duvidas).
Outras duvidas de Iniciante ??? (Essas podem ser respondidas com link) :-[:

-Como habilitar a opção do SO desligar somente a tela quando não utilizado ?
-Ja instalei os Pacotes de idiomas,mas, não consigo traduzir o Chromium (Inexplicavelmente aparece apenas "preferencias" em português), oque devo fazer?

Obrigado.

Obs: Desculpem se postei muita coisa, ou na area errada, pois esse é meu primeiro tópico e sou novo no fúrum.

Kriptolix

ola rockreg

geralmente respondemos com topicos ja existentes pq é um trabalho inglorio reescrever informaçoes ja disponiveis, mas respondendo rasteiramente a suas perguntas:

- sim existe, é um modulo chamado vgaswitcheroo, se pesquisar por essa palavra aqui no forum encontrara varios topicos que explicam como usa-lo
- caso nao queria alternar, nao existe forma de usar so a placa ATI, teria que usar apenas a intel.
- o aumento da temperatura se deve a dois fatores, no win apenas a placa em uso fica energizada, no linux, sem usar o switchroo, as duas ficam energizadas, ou seja, mais calor, mais consumo. outra questao é relativa a versao do kernel, versoes amis atuais diminuem a temperatura , pois tem um suporte de drivers melhor.

eu posso ajudar caso ainda reste duvida apos ler os topicos existentes sobre o assunto.
Ubuntu Linux 10.10

RockRég

:)OK, obrigado, principalmente pela parte do vgaswitcheroo, ainda não tive tempo de pesquisar sobre ele, se surgirem duvidas eu entro em contato. :-\

Sersalle

Kriador, obrigado pela dica do  switchroo.
Eu também tenho um hp2040br e tenho problemas usando Ubuntu.
Os mais chatos são: A luz do wireless fica piscando quando estou acessando internet, enquanto que no windows isso não acontece. E o touchpad fica mais grudento, será que tem algum drive que conserte isso? - Em um notebook(login) do meu colega o touchpad fica perfeito, assim como no windows.