Atualização para 11.04 - computador não funciona mais

Iniciado por Paulo Mourão, 01 de Junho de 2011, 22:21

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Boa noite,

teno um Dell dimension particionado com Windows 7 e ubuntu 10.10. Ontem, atualizei para versão 11.04 e ao reiniciar a máquina o computador simplesmente não funciona, surge a seguinte mensagem e não passa daí: "Message Dell E1709W - The current input timing is not supported by the monitor display. Please change your input timing to 1440x900@60Hz or any other monitor listed timing as per the monitor specifications". Alguém sabe o que posso fazer para que o computador volte a funcionar ?

Abs,

Paulo

Andreson Goveia

druidaobelix

Olá Paulo Mourão,

Chega a aparecer a tela de inicialização, o menu do Grub?

Caso positivo, tente na command line, acessível pela letra 'e', acrescentar:

screen=1440x900

Editando:

Nesse caso o boot deve ser feito pelas teclas Ctrl + x (talvez F10 também funcione), ou seja, *não* é dar [Enter]
Essa alteração vale apenas para a sessão, mas se funcionar aí fica fácil fazer a alteração definitiva.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Paulo Mourão

Bom dia,

Não Druida, após esta mensagem, o único comando que a máquina aceita é ctrl/alt/del.

druidaobelix

Olá Paulo Mourão,

Quem envia essa primeira informação de resolução e frequência ao monitor é a placa de vídeo. O monitor aceita ou não, conforme sejam suas especificações de fábrica.

Só para entender melhor, não estou conseguindo perceber qual é o momento que aparece essa mensagem:

1) quando se liga o computador a primeira coisa que ele faz é o POST, que são aquelas verificações do BIOS,ativar teclado, memória, monitor, etc., essa tela aparece?

2) feito isso, entra na tela do Grub, que é o menu de inicialização onde se escolhe o sistema operacional (command line) que se quer iniciar. Essa tela aparece?

3) feita a escolha do sistema operacional (SO) pela command line (ubuntu, windows, memory test, etc), então esse escolhido começa a ser carregado e só a partir daí é que as variáveis do SO começam a interferir no sistema, como por exemplo o que está no servidor de vídeo (o chamado X), etc.

Qual desses momentos mais exatamente aparece a mensagem?

Por último uma questão que, apesar de óbvia, pode acontecer: como é que está ligada a sua placa de vídeo ao seu monitor? Com qual tipo de cabeamento (RGB, DVI ou HDMI)? Por um acaso você ligou 2 (dois) cabos de vídeo entre a placa de vídeo e o monitor?

Sabe dizer qual é a sua placa de vídeo instalada?

[]'s

www.arredondar.org.br

Paulo Mourão

Oi Druidaobelix,

Quando ligo a máquina aparece o logo da Dell e as opções f2 e f12. Após, ela tenta ler algo e logo em seguida a mensagem aparece. Pelas opções que você postou, me parece ser a 1.
A placa de vídeo é INTEGRATED NVIDIA 6150SE GRAPHICS,GMT.
Em relação a conexão placa de vídeo/monitor, não sou nenhum conhecedor mas está conectada da mesma forma desde que foi instalado(nada foi alterado).

Abs,

druidaobelix

Oi Paulo Mourão,

E se v. colocar um LiveCD/USB, da versão anterior instalada, 10.10, alterando no BIOS para que reinicie pelo Live (que talvez já esteja assim por padrão), o que acontece?

[]'s
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Olá Paulo Mourão,

Mais uma coisa, depois de testar com o LiveCD/USB da versão anterior, faça um reset no monitor.
O reset no monitor é uma função existente nele próprio, na configuração interna dele.
Em algum lugar do monitor há um menu de funções (OSD) uma das quais serve para reinicializar para os padrões de fábrica.

Mas faça isso somente após teste o Live, para que se possa conduzir a análise de forma mais metódica.

[]'s
www.arredondar.org.br

thiaguinhonery

Olá, acho que ficaria mais organizado se eu postasse aqui mesmo minha dúvida. Que, de certa forma tem alguma relação com atualização para 11.04 do Ubuntu!!
Eu tenho o CD de instalação, tuo certo, da boot legal. Mas, gostaria de saber se posso atualizar e fikr despreocupado sem perder meus arquivos e programas baixados pelo 10.10?? Já faz 2 semanas que penso em instalar o 11.04 mas, penso q posso perder meus arquivos e programas e isso ñ seria nada bom!!
Bom, de qualquer modo, fiz um backup de todos os meus arquivos...Será q o backup do 10.10 pode funcionar para add no 11.04??
Duas duvidas crueis!! vlw!! e abraços ae...
Usuário do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot 32bits e satisfeito.

Tota

Citação de: thiaguinhonery online 02 de Junho de 2011, 19:00
Mas, gostaria de saber se posso atualizar e fikr despreocupado sem perder meus arquivos e programas baixados pelo 10.10?? Já faz 2 semanas que penso em instalar o 11.04 mas, penso q posso perder meus arquivos e programas e isso ñ seria nada bom!!

Ola

1) Se voce tem uma partição /home separada da raiz seus arquivos são preservados se voce optar por não formatar a /home

2) Se voce não tem uma partição /home separada da raiz seus arquivos serão apagados

3) Se voce tem back up, basta depois de instalar copiar os arquivos para sua home e acertar as permissões dos arquivos caso necessário.

[]'s

druidaobelix

Olá thiaguinhonery,

Sua dúvida não guarda nenhuma relação com o assunto deste tópico.
Em regra, sempre é inadequado fazer o que se chama "pegar carona" em um tópico, mesmo que sejam assuntos semelhantes, pois que acaba tumultuando o desenvolvimento do tópico e a busca de soluções. Quando a questão então não guarda relação com a substância do tópico, é muito mais inadequado ainda.

Se me permite, recomendo que faça uma pesquisa prévia no Forum verificando se sua dúvida já não foi respondida e, se ainda assim entender necessário, abra um novo tópico, procurando ser o mais esclarecedor e objetivo possível ao titular, dar um nome, ao tópico, o que se faz no campo "Assunto", evitando o quanto mais possa ser genérico, pois que isso aumenta a possibilidade de atenção ao tópico.

Forneça sempre a versão atualmente em uso do seu sistema operacional e ainda, quando aplicável, o tema que está sendo usando (por exemplo Ubuntu 10.10, Kubuntu, Lubuntu, etc., e se tratando do Ubuntu 11.04, Clássico ou Unity).

[]'s

www.arredondar.org.br

Tota

esqueci de mencionar:

Se tem personalizações de seu desktop, Papeis de parede, compiz com cubo, etc, remova tudo ao Ubuntu 10.10 padrão, caso contrário voce terá problemas.

[]'s

thiaguinhonery

Obrigado pela resposta.
Mas, e quais seriam essas permissões??
No momento em que eu faço o backup eu uso esse codigo:

sudo su  >> cd / >> tar -cvpzf /backup.tgz --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/backup.tgz --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/media /

Vc poderia me dizer quais devo tirar para q ñ entre em conflito o 10.10 eo 11.04??
O que eu quero é basicamente salvar meus arquivos, todos eles e tbm os programas instalados...
Se puder ajudar, agradeço desde já!!vlw... <estou online>
Usuário do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot 32bits e satisfeito.

Tota

Ola

Basta um backup de seus arquivos

Programas instalados, são atualizados automaticamente.

[]'s

Paulo Mourão

Oi Druida e a todos,

Resolvi reinstalar primeiramente o windows e depois o ubuntu 11.04 que baixei a iso pelo notebook. Como tenho meus principais arquivos gravados em um HD externo, não será problema nova instalação, mas fica um alerta para todos que utilizam o linux, como eu, que resolvi utilizá-lo integralmente.
Estes problemas para quem está iniciando é o motivo para voltar para o windows, que particularmente, deixei de gostar mas temos de reconhecer que o suporte é melhor.

Agradeço a todos pela colaboração e quero deixar claro que continuarei perturbando pois sou um leigo.

Grande abraço,