Autor Tópico: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?  (Lida 13077 vezes)

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Online: 08 de Maio de 2011, 01:38 »
Postei isso no meu blog e acho que merece ser postado aqui também. http://livrelinux.wordpress.com/2011/05/08/para-onde-a-canonical-esta-levando-o-ubuntu/

Meus amigos, nem tudo é um mar de rosas no mundo do Ubuntu. Mar de rosas mesmo era quando o Ubuntu era "puro"! Era livre de verdade e a Canonical não era tão ambiciosa assim...

Comecei a usar GNU/Linux em 2009, quando usei o Ubuntu 8.10 que era simplesmente SENSACIONAL! Não era muito elegante, mas sua simplicidade era incrível! Ele conseguia ser estável, rápido, leve e tinha ainda sua elegância própria, mesmo que não fosse do nível Mac OS X. Naquela época ainda havia o ShipIt da Canonical. O ShipIt era um projeto da Canonical que visava distribuir CDs do Ubuntu para qualquer parte do mundo de graça. O projeto começou a se deteriorar no Ubuntu 9.10, mostrava sinais de fraqueza no 10.04 e acabou no 11.04. Uma pena.

Me lembro de que quando a versão 9.04 saiu, eu fiquei animadíssimo! Atualizei pelo Ubuntu 8.10 (não, eu não instalei do zero) e demorou um pouco. Só depois eu instalei do zero, por que o sistema tinha ficado um pouco pesado. A 9.04, além de bootar mais rápido, era um pouco mais elegante!

Aí as coisas começaram a mudar... Em 6 meses, Mark Shuttleworth, na época CEO da Canonical, começava a falar de um novo visual para o sistema de sua empresa. Ele falava em abandonar as cores tradicionais do Ubuntu: o marrom e laranja. A mudança demorou um pouco pra ocorrer. No Ubuntu 9.10 ainda tínhamos marrom e laranja presente nos temas do Ubuntu.

E a mudança drástica ocorreu na 10.04 Lucid Lynx, que abandonava completamente o marrom e laranja, pra dar espaço ao preto e roxo (basicamente isso). Além de nela mudarem o logo do projeto Ubuntu e mudarem a posição dos botões de fechar, minimizar e maximizar para o lado esquerdo da janela. Algo que o Mac OS X, da Apple, faz.

O Ubuntu começou a esboçar então uma "febre Mac OS". A versão 10.10 veio com algumas melhorias no tema em relação a versão 10.04, mas mantendo o "estilo Mac" dos botões.

E desde que essas mudanças começaram, eu ficava imaginando: "Para onde é que a Canonical quer levar o Ubuntu?" E, pra mim, a Canonical quer se tornar concorrente da Apple...

Não cheguei a usar direito o Ubuntu 10.10, mas dizer que ele ficou muito bom e estável, mas a minha querida 10.04 LTS estava se comportando tão bem na época que não me dei ao luxo de conhecer a nova versão. Mas quando a 10.04 começava a dar sinais de instabilidade, eu então troquei de distro. Usei Linux Mint 10, um baita sistema por sinal, e então o OpenSUSE 11.4, outro ótimo sistema.

Quando saiu o Natty Narwhal, tratei logo de baixar e testar. As primeiras impressões sobre o Unity estão no blog, mas eu não falei o que achei quando instalei o sistema.

Eu notei algo diferente, não só no visual, mas também na utilização e no comportamento do sistema. Eu não sei explicar direito o que é. Parece que o Ubuntu trocou o X pelo Wayland, algo assim e pode ter causado isso. Pra mim, o sistema que eu estava usando não era mais o Ubuntu! Não era mais aquele sensacional, como foi o 8.10! Era outra coisa... Era...



Mac OS X em forma de Linux...



O Ubuntu tem se tornado cada vez mais um MAC, e posso até imaginar o porquê. É simples, leiam essas matérias:

http://imasters.com.br/artigo/16758/software-livre/a-canonical-nao-acredita-no-software-livre (Português)

http://www.linuxuser.co.uk/news/redesigning-ubuntu-behind-the-scenes-on-10-04/ (Inglês)

http://jordanopensource.org/freeplanet/article/new-ubuntu-design-created-apple-mac (Inglês)

Todas elas falam que todo o design criado para o Ubuntu foi desenvolvido em Macs e programas proprietários. Gostaria só de fazer uma citação que chega até a ser irônica:

Citar
Dave relatou que os designers envolvidos na nova concepção do Ubuntu utilizavam MACs e softwares proprietários na criação do projeto. Disse também que a equipe fez questão de salientar que gostariam de ter utilizado o Ubuntu e suas ferramentas no projeto, mas não tinham a familiaridade necessária para tal.

É o mesmo que a Microsoft utilizar Linux para criar seu Windows.

Depois da Canonical ter acabado com o ShipIt, como já disse lá em cima, ela quebrou um dos seus princípios, que era fazer com que o Ubuntu fosse acessível a todo mundo... Tem gente que não consegue baixar o Ubuntu...

Citar
  • O Ubuntu sempre será gratuito, e não cobrará adicionais por uma "versão enterprise" ou atualizações de segurança. Nosso melhor trabalho está disponível para todos sob as mesmas condições.
  • Uma nova versão do Ubuntu é lançada periodicamente a cada seis meses. Cada nova versão possui suporte completo, incluindo atualizações de segurança pela Canonical por pelo menos 18 meses, tudo isto gratuitamente.
  • O Ubuntu possui a melhor infraestrutura de tradução e acessibilidade que a comunidade do Software Livre tem a oferecer, tornando o Ubuntu usável por tantas pessoas quanto for possível.
  • O CD do Ubuntu possui apenas Software Livre, nós encorajamos você a usar software de código aberto, melhorá-lo e distribui-lo.

Conclusão: A Canonical está me assustando e parece que em pouco tempo o Ubuntu deixará de ser gratuito. Se isso acontecer, todas os princípios que caracterizam o Ubuntu serão quebrados. Talvez torne-se uma Red Hat da vida, querendo saber apenas de dinheiro. E mais: o Ubuntu 11.04 não me agradou. Já devo estar voltando para o Ubuntu 10.04, onde eu era feliz!

Enfim: para onde a Canonical levará o Ubuntu?
« Última modificação: 08 de Maio de 2011, 10:09 por Pedru »

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2011, 02:11 »
Cara, eu concordo em parte, eu também acho que a Canonical está criando um OS X da vida, mas não acho que chegará ao ponto de ser pago, e isso de trocar o X11 pelo Wayland, acho que não irá acontecer, mesmo tendo visto muito disso nos blogs, outra coisa que achei errado foi acabarem com o ShipIt, eu acho que isso acaba com a política de "Ubuntu ser acessível a todos". E também deles usarem o Mac, não importa isso, todos nós sabemos que o Gimp e o Inkscape dão conta do recado. E em casos extremos mesmo, como por exemplo trocar o X11 pelo Wayland, a solução para mim seria trocar de distro, mas isso será quase impossível para mim, pois adoro o Ubuntu e acho que eles não trocariam não :-D


Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2011, 10:09 »
Simplesmente lamentável um texto como esse. O autor não tem conhecimento do assunto, se baseando até em meias verdades, em um atitude clara de FUD. Vejo como único intuito deste tópico a criação de uma polêmica.

Apesar disso, o tópico vai permanecer aberto, desde que se mantenha o nível no mesmo.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2011, 10:16 »
Não, não quero botar lenha na fogueira. Essa é a minha crítica, a visão que EU tenho como usuário Ubuntu. Que meia-verdade está sendo dita no texto?!

A de que a Canonical usa Mac?

Quero deixar claro que não quero que o Ubuntu vire pago, mas do jeito que as coisas estão indo, isso não vai demorar muito a acontecer...

Acho que você não chegou a ler o texto todo pra falar o que falou.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2011, 10:24 »
Não, não quero botar lenha na fogueira. Essa é a minha crítica, a visão que EU tenho como usuário Ubuntu. Que meia-verdade está sendo dita no texto?!

Isso não é inteiramente verdade, a Cannonical parou de enviar CD para usuários finais, mas os grupos de usuários vão continuar recebendo.

Quero deixar claro que não quero que o Ubuntu vire pago, mas do jeito que as coisas estão indo, isso não vai demorar muito a acontecer...

FUD.

Acho que você não chegou a ler o texto todo pra falar o que falou.

Li sim, e continuo pensando o mesmo. Mas, vou parar por aqui, afinal já dizia o ditado: "não alimente os trolls".
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2011, 10:33 »
Uma discussão aqui não leva a nada.

Mas acho que não fui claro quando disse que ainda sou usuário Ubuntu, mas a versão 11.04 não me agradou. Já estou na 10.04 64 bits e feliz da vida! As coisas agora voltaram ao normal!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2011, 10:45 »
Ubuntu pago? De onde? Ubuntu é Linux, e Linux é free e open source.

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2011, 10:52 »
Red Hat Linux é pago e é Linux ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2011, 11:05 »
Red Hat Linux é pago e é Linux ;)

Isso é quase heresia. De onde você tirou isso?

Como disse o FaBMak isso é FUD, duvido que o Ubuntu será pago.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2011, 11:20 »
Simplesmente lamentável um texto como esse. O autor não tem conhecimento do assunto, se baseando até em meias verdades, em um atitude clara de FUD. Vejo como único intuito deste tópico a criação de uma polêmica.

Apesar disso, o tópico vai permanecer aberto, desde que se mantenha o nível no mesmo.

não acho que esse texto é um FUD, e sim a opinião do usuário, a minha opinião é que a Canonical está criando uma distribuição liux baseado no Mac OS X, mas mesmo assim eu dou os meus parabéns pelo ótimo trabalho que está fazendo, tanto divulgando o Linux e o Ubuntu, e também pelo ótimo sistema que eles criam, e também os serviços (ubuntu ONE, testar o Ubuntu Online, Fóruns...), não vou falar nada do Red Hat, pois não sei mesmo se o que ele falou se procede, mas se for pago mesmo, deve ser igual ao Mandriva, ter a versão Free e a PowerPack.
Até Breve...
 :D


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2011, 11:46 »
Ola Pedru, nao ha nenhuma evidencia que sustente a afirmação de que o Ubuntu sera pago, nem hj e nem futuramente.

Como o Fbmack e o Clampos ja reportaram os cds continuam a ser entregues para os grupos de trabalho https://forms.canonical.com/lococd/ e http://loco.ubuntu.com/ tbm pelo serviço de copia, em que vc pode requisitar o seu cd http://wiki.ubuntu-br.org/CDsNoBrasil/Natty mediante uma pequena taxa de envio relativo a midia(ou nao). Isso sem contar as Lan-Houses onde vc pode baixar a ISO e instalar direto no pendrive.

Algumas insformações nao estao corretas e podem induzir os usuarios mais novos a ter uma visao errada do sistema, recomendo aos iniciados no Ubuntu, ler todo o texto com cautela e ceticismo.

« Última modificação: 08 de Maio de 2011, 11:50 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2011, 12:23 »
Eu não disse que tenho informações de que ele será pago algum dia, só falei a minha opinião.

Por favor, levem este texto como um texto subjetivo, e não um texto repleto de informações comprovadas... Esta é a minha opinião sobre o futuro do Ubuntu e acho que isso não foi deixado claro. O texto é um desabafo sobre a minha visão do que o Ubuntu está se tornando e seu futuro. Novamente friso que NÃO quero que o Ubuntu vire pago, mas, na minha visão, isso poderia acontecer... não estou dizendo que VAI acontecer.

Red Hat, pelo o que estou vendo, é pago. http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Hat_Enterprise_Linux
Se não confiam no Wikipédia, vejam no site oficial: http://www.redhat.com/rhel/server/
Pelo menos, não vejo nada de fazer Download da versão... só vejo "Buy Online", "Renew License"... Por favor, se eu estiver errado, me corrijam e me mostrem onde poderia pegar o sistema gratuitamente.

O "Red Hat Gratuito" é o Fedora.

Se eu estiver errado, me corrijam.

Se alguém interpretou mal o texto, perdão por não ter deixado as coisas mais claras, mas você percebe desde o começo que é uma visão subjetiva e é a opinião de um usuário Ubuntu!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2011, 17:54 »
O cara está meio certo, pois, o Ubuntu já é pago , só de uma vez o Mark injetou 20 milhões de dólares no projeto, fora todos esses anos de desenvolvimento.
O usuário final não paga , mas alguém está pagando, lembrem-se de que não existe cafezinho grátis.
Usuário Linux- 449417

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2011, 18:35 »
Só para constar: Softwarew livre não é software gratuito necessriamente.

Para quem quiser ler e entender a GNU: http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html

OU seja:
1- A Canonical oderá cobrar pelo Ubuntu?
Pelas diretivas que ela mesma colocou no UBUNTU, não.

2- Mas ela pode passar a ter uma distribuição voltada às empresas como a RedHat e o Ubuntu ser um Fedora da vida?
Sim, pode.

3- Por que ela faria isso?
É uma empresa e pode fazer o que quiser com sua distribuição.

Lembrando,  não há e nunca houve mal algum em ganhar dinheiro com Linux. Ninguém investe tanto em um sistema apenas por filosofia, não que eu tenha conhecido até hoje.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2011, 18:48 »
...

OU seja:
1- A Canonical oderá cobrar pelo Ubuntu?
Pelas diretivas que ela mesma colocou no UBUNTU, não.

...

Devido a isso que não acredito que ela venha a cobrar pelo Ubuntu. Ela já vem criando serviços para poder ter a tal renda que vocês vem falando.

E no final tem o seguinte, se ela quiser cobrar que cobre, tem várias distros para desk boas por ai, é só mudarmos para outra, coisa que realmente não acredito que vá acontecer.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!