Ubuntu 11.04 ( inicia Live CD com a tela escura ) - Resolvido -

Iniciado por akaikust, 29 de Abril de 2011, 19:39

tópico anterior - próximo tópico

akaikust

Boa noite, eu acompanho o Ubuntu há dois anos, gosto muito do sistema.

Hoje eu tentei atualizá-lo em meu notebook ( E-Machines E725 [ 3 GB RAM / Dual Core 2.1 Ghz ] ) e ao iniciar o Live CD, a tela ficou quase que totalmente preta.

Eu via o Ubuntu sendo carregado, mas muito escuro, como se eu tivesse baixado o brilho da tela.

Testei a mídia em outros três computadores, funcionaram perfeitamente.

Confeccionei outra mídia, dessa vez um DVD, mas nada de resolver meu problema.

Sempre atualizo a BIOS do meu note, sendo que dessa vez eu até a desatualizei para tentar resolver o problema, mas ainda assim não obtive resultado.

Peço a ajuda dos Senhores para resolver meu problema.

Grato desde já. :)

chrc

Pô.....tô com o mesmo problema.

O Live CD do 10.10 funciona perfeitamente no meu notebook Acer Aspire 4736Z, já o do Ubuntu 11.04 a tela fica com o brilho muito fraquinho, quase apagado, não dando nem pra continuar a instalação.
Testei o Live CD do 11.04 no meu desktop e rodou perfeitamente, mas no meu notebook fica fraco.

Tô agoniado pra solucionar esse problema.

Se eu souber, lhe aviso.

Abraços

akaikust

Pois é, muito estranho.

Eu baixarei a versão x64 e tentarei instalar.

Qualquer progresso postarei aqui.

akaikust

Baixei a versão x64, o problema persiste. =/

chrc

Tenho tanto o Live CD do Ubuntu 10.10 quanto o do 11.04. O do 10.10 roda beleza em meu notebook Acer Aspire 4736Z, porém, quando coloco nele o Live CD do 11.04 o brilho da tela fica muito reduzido, dando impressão que a tela está toda preta, na verdade se prestar bem atenção dá pra perceber malmente bem escurinha a tela do live CD perguntando se quer experimentar o Ubuntu 11.04 ou instalar. É muito escura e não dá nem pra continuar a instalação. Tenho também um computador desktop e quando coloco o CD do Ubuntu 11.04 aparece tudo normalmente, sem problema algum. Com certeza deve ser alguma incompatibilidade do 11.04 com a placa de vídeo desses modelos da Acer. Pois bem, resolvi reinstalar novamente o 10.10 no meu notebook e fazer a atualização online para o 11.04. Ele iniciou a atualização online e quando baixou os arquivos (cerca de 650 MB), iniciou a instalação normalmente. Enfim, depois que tudo foi instalado corretamente pediu finalmente pra reiniciar o notebook. Assim que o notebook foi reiniciado, para minha surpresa, quando o novo sistema (11.04) foi carregado a tela escura voltou e tudo ficou novamente bastante escuro, mal dando pra ver. Acho que é incompatibilidade do 11.04 com o notebook. Vamos aguardar uma solução. Abraços!

betinhonava

Comigo acontece a mesma coisa.... A algumas semanas instalei a versão beta pelo gerenciador de atualizações e isso aconteceu. Por sorte, consegui rodar selecionando um kernel mais antigo no grub. Achava que esse era um erro na versão beta que seria corrigido, mas ontem quandei baixei o final release pra instalar do pendrive vi que o erro persistia. Alguém faz idéia do que esteja acontecendo?

m2biam

Eu também estou com o mesmo problema! Aí peço para reiniciar pelo modo recovery e chega a hora de digitar usuário e password, este ultimo, que é todo numérico, não aparece, é como se o sistema não enxergasse os numeros digitados. Como faço para acessar sem senha, já que apenas eu uso meu notebook?

Marília

akaikust

Galera, consegui algum progresso :

Quanto ao Live CD, assim que o inicio, aperto " ESC ".

Abre um painel com idiomas, escolha o que melhor lhe atender e confirme.

Após isso, aparecerão algumas opções.

Pressione F6 e selecione a opção " nomodeset ".

Confirme e inicie o Ubuntu sem alterações no Sistema.

Foi assim que eu consegui instalar o Ubuntu 11.04 no meu note.

Sendo que após a instalação, quando inicio o sistema propriamente dito, a tela escura permanece.

Eu anotei a linha do Live CD que fez com que iniciasse corretamente, mas não sei onde por no sistema.

" inieseed/ubuntu.seed boot=casper initrd=/casper/initrd.lz quiet splash -- " ( Sem aspas )

Se alguém conseguir, poste por favor. :)

maguuss

Citação de: akaikust online 01 de Maio de 2011, 00:32
Galera, consegui algum progresso :

Quanto ao Live CD, assim que o inicio, aperto " ESC ".

Abre um painel com idiomas, escolha o que melhor lhe atender e confirme.

Após isso, aparecerão algumas opções.

Pressione F6 e selecione a opção " nomodeset ".

Confirme e inicie o Ubuntu sem alterações no Sistema.

Foi assim que eu consegui instalar o Ubuntu 11.04 no meu note.

Sendo que após a instalação, quando inicio o sistema propriamente dito, a tela escura permanece.

Eu anotei a linha do Live CD que fez com que iniciasse corretamente, mas não sei onde por no sistema.

" inieseed/ubuntu.seed boot=casper initrd=/casper/initrd.lz quiet splash -- " ( Sem aspas )

Se alguém conseguir, poste por favor. :)

eu tenho esse problema da tela preta.
para conseguir iniciar, tenho q inserir o comando "nomodeset" no grub (vc aperta "e" no menu do grub, e adiciona esse comando ao final dessa linha que tem quiet splash).
O problema é que fica sem efeito nenhum...

akaikust

Obrigado, consegui.

Sendo que como você disse, não há efeitos. =/

E o Unity não foi ativado.

A luta agora é para instalar o driver.

akaikust

Consegui aqui também !

Muito agradecido !  ;D

hernandescruz

Resolvi meu problema da seguinte forma:

Creio que quando atualizei, deu algum erro no grub, lendo as mensagens aqui, notei que ao precionar o "e" para editar a inicialização, a versão que estava sendo carregada era a antiga

linux /boot/vmlinuz-2.6.31-14-generic root=UUID=3a6e2533-9424-423b-9811-47a33f3a76b1 ro   quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic

o que fiz foi editar para a versão correta, ao invés da 2.6.31-14 substituí por 2.6.38-9, e tudo funcionou  ;D

Descobri abrindo o ubuntU pelo live cd, e olhando na pasta /boot achei as duas versões, dai foi só ver pela data, qual tinha sido criada hoje.
;D

awtrix

Boas,

desculpem minha burrice,

estou tendo esse problema desde que instalei o kernel 2.6.38 no ubuntu 10.10.

eu achei que o problema era com o kernel e ja tentei de tudo aki ateh atualizar para a versao final quando esta foi lançada, e mesmo assim sem soluçao.

procurei no grub.conf e naum consegui achar a linha acpi_osi e ele tambem naum esta com o kernel trocado, alguem pode dar uma luz onde eu realmente edito essa linha?

obrigado