Amigos,
Fiz uma atualização automática do 10.04LTS e correu tudo bem. Não precisei reiniciar o sistema e continuei trabalhando.
Quando dei novo boot, ele veio todo em inglês e alguns problemas começaram a acontecer (p.ex., o Dropbox não funciona mais -- simplesmente ele não entra no ar, nem mesmo se eu o iniciar através do menu).
Fui a Administration > Suporte a Idiomas ("Suporte a Idiomas", estranhamente, é a única opção de Administration em português e todas as outras estão em inglês) e lá está, em 1º lugar, "Português (Brasil)" e, em 2º lugar, "English".
Além disso, ele alterou todos os nomes originais das pastas (de Área de Trabalho para Desktop, de Documentos para Documents, etc.). Se bem que, aí, foi vacilo meu porque, quando reiniciei o Ubuntu, ele me perguntou se eu queria manter os nomes originais ou utilizar os novos e, sem pensar muito, autorizei para mudar para os novos.
Estão até acontecendo algumas coisas meio bizarras. Em determinadas opções, aparece uma em inglês e outras em português na mesma caixa de diálogo.
Tem alguma coisa que eu possa fazer para restaurar o idioma padrão (inclusive dos menus) para português? Não tenho problemas com que ele continue em inglês mas, há 2 anos, quando comecei a utilizar o Ubuntu, deixei o idioma em inglês e tive alguns problemas (principalmente de teclado) que foram solucionados quando segui a orientação de alguém aqui do fórum para colocar o idioma padrão como português.
EDITADO: mais alguns detalhes. Lembrei agora que uma das atualizações foi do BrOffice 3.3.1 para o 3.3.2 e aconteceu algo de diferente. A caixa inicial do BrOffice, em que aparecia BrOffice 3, passou a aparecer LibreOffice 3 mas, ao entrar, os menus estão todos em português brasileiro. Em Ajuda, aparece "Sobre o BrOffice". Nesta opção, o título (no topo da caixa de diálogo) passou para LibreOffice 3 e mais abaixo, na versão, BrOffice 3.3.2.
2ª EDIÇÃO: fiz a atualização no netbook com 10.10 e deu o mesmo problema. A diferença é que no netbook optei por não alterar o nome padrão das pastas só que ele dava problema quanto tentava acessar a "Área de Trabalho" pois o "Á" não era reconhecido e ele dizia que o arquivo não foi encontrado. Resolvi, então, permitir que ele alterasse o nome das pastas para o inglês. Uma correção em relação ao que escrevi acima sobre o Dropbox: ele continua funcionando normalmente mas o ícone dele desapareceu do painel.
Um abraço.