Autor Tópico: Dicas para montar Lan House com Linux ?  (Lida 5343 vezes)

Offline carmonoelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Dicas para montar Lan House com Linux ?
« Online: 19 de MAR?O de 2011, 10:20 »
Bom dia, galera estou tentando reabrir meu humilde cyber educ, gostaria de saber da galera alguns conselhos referentes a configuração de máquinas, se há outros métodos de fazer uma rede apenas com uma máquina e assim por diante. Eu pretendo colocar 04 pcs. Lembrando que a princípio quero atender o público para internet. Vou colocar 02 play station para animar a pivetada. Nesse sentido solicito "orientação". Quero economizar no investimento, pois estou quebrado financeiramente. Já tenho 01 PC com net, Roteador Dl-604, Switch, cabines e o local para o grande feito. Amigos, colaborem com este humilde cidadão que se encontra no interior do ceará, em busca de aprender linux e usufruir de seus banefícios. Fico no aguardo. Quando tiver montada vopu manda um foto para galera. Desde já agradeço.

Um abraço !   

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dicas para montar Lan House com Linux ?
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2011, 10:27 »
Movido para café com Ubuntu

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: Dicas para montar Lan House com Linux ?
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2011, 22:19 »
Olá..
Não sei se você já possui um software de gerenciamento, mas caso esteja a procura de um você pode testar o Openasb
Um rapaz dos arredores de brasília montou uma lan house e utiliza esse software para gerenciar a Lan. Funciona em ubuntu e mandriva e tem a possibilidade de funcionar o cliente em windows, pelo que eu ouvi dele lá no forum do mandriva me parece ser o mais completo para Linux.
Qualquer coisa entre no tópico que o dono da lan house criou no fórum do mandriva e da uma lida, acho que da pra tirar um bom aprendizado lá..

[],s
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Dicas para montar Lan House com Linux ?
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2011, 12:47 »
Bom dia, galera estou tentando reabrir meu humilde cyber educ, gostaria de saber da galera alguns conselhos referentes a configuração de máquinas, se há outros métodos de fazer uma rede apenas com uma máquina e assim por diante. Eu pretendo colocar 04 pcs. Lembrando que a princípio quero atender o público para internet. Vou colocar 02 play station para animar a pivetada. Nesse sentido solicito "orientação". Quero economizar no investimento, pois estou quebrado financeiramente. Já tenho 01 PC com net, Roteador Dl-604, Switch, cabines e o local para o grande feito. Amigos, colaborem com este humilde cidadão que se encontra no interior do ceará, em busca de aprender linux e usufruir de seus banefícios. Fico no aguardo. Quando tiver montada vopu manda um foto para galera. Desde já agradeço.

Um abraço !  

Bom vou te dar três boas dicas:

1ª - No seu caso o OpenAsb seria perfeito. (no site oficial http://openasb.cwahi.net/ você encontra tutoriais de instalação, configuração etc.)

2ª - Prefira o Kubuntu no lugar do Ubuntu, em função do layout KDE. (As pessoas no geral são mais acostumadas com Windows, e o KDE é mais semelhante ao Windows que o Gnome).

3ª - Fique de olho na legislação do seu estado: (Segue abaixo os artigos da lei que regulamenta as LAN's no Ceará - Lei nº 14.858 de 28.12.10)

Citar
...
Art. 1º Torna obrigatório a todos os estabelecimentos voltados à comercialização do acesso à internet, em funcionamento no Estado do Ceará, fazer o cadastro completo de todos os usuários.

Art. 2º Os estabelecimentos de que trata esta Lei deverão manter, pelo prazo de 2 (dois) anos, o cadastro de todos os usuários, contendo os seguintes dados:

I - o nome do usuário, o tipo e o número do documento de identidade apresentado;

II - o equipamento usado, bem como os horários do início e do término de sua utilização;

III - o Protocolo Internet - IP - do equipamento usado.

Parágrafo único. Os dados de que trata o caput deste artigo serão armazenados por meio eletrônico, ficando proibida a sua divulgação, exceto mediante expressa autorização do cliente, pedido formal de seu representante legal ou ordem judicial.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
...

Lei completa: http://www.al.ce.gov.br/legislativo/legislacao5/leis2010/14858.htm

Acho que essas 3 dicas são a base para uma LAN rodando Ubuntu/Kubuntu aí para o Ceará funcionar bem ;)

PS: Quando montar manda a foto prometida! Abraço!
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2011, 12:53 por Gabr1990 »
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline antoniocientista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Dicas para montar Lan House com Linux ?
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2012, 00:13 »

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Dicas para montar Lan House com Linux ?
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2012, 08:51 »
Uso openasb em escala bem pequena, apenas para meus clientes.  Não é uma Lan House.  O sistema me atende bem, pois minha exigência é pouca.  Vale a pena testar.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br