Autor Tópico: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?  (Lida 8815 vezes)

Offline fabyobayma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Online: 09 de MAR?O de 2011, 17:23 »
Caros amigos e companheiros,

Este tópico é para aqueles companheiros - iniciantes em linux - que não utilizam o Ubuntu em computadores que não são os "mais modernos". Vocês realmente acham ou sentem que o desempenho dele é bom?
Sabe, eu utilizo o 10.10 há alguns meses em um computador com a seguinte configuração:

Processador: Pentium 4 1.7
Placa de vídeo: Nvidia fx 5200 256
placa mãe: asus p4 s800dx
memória ram: 2 gb
hd: 750 gb

Lógico que os recursos visuais que o Ubuntu oferece, pra essa máquina que tenho, são perfeitos, em se comparando com o funcionamento desses mesmos efeitos no SO do tio bill. Mas, confesso que gostaria de um funcionamento um pouco melhor... mais ágil...
Compreendam que nem eu "saco" das configurações que poderiam/deveriam ser feitas para tal melhora, nem me debruçei (por falta de tempo mesmo) sobre ele para buscar a melhora do desempenho.
Naturalmente, imagino que ele deva funcionar lindamente em um computador com configurações minimamente melhores que o meu, mas, como seu "mínimo requerido" é tão menos que o meu, que gerei em mim, uma expectativa um tanto quanto "idealista".
Alguém já pensou/sentiu isso ou nisso?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2011, 17:45 »
Caros amigos e companheiros,

Este tópico é para aqueles companheiros - iniciantes em linux - que não utilizam o Ubuntu em computadores que não são os "mais modernos". Vocês realmente acham ou sentem que o desempenho dele é bom?
Sabe, eu utilizo o 10.10 há alguns meses em um computador com a seguinte configuração:

Processador: Pentium 4 1.7
Placa de vídeo: Nvidia fx 5200 256
placa mãe: asus p4 s800dx
memória ram: 2 gb
hd: 750 gb

Lógico que os recursos visuais que o Ubuntu oferece, pra essa máquina que tenho, são perfeitos, em se comparando com o funcionamento desses mesmos efeitos no SO do tio bill. Mas, confesso que gostaria de um funcionamento um pouco melhor... mais ágil...
Compreendam que nem eu "saco" das configurações que poderiam/deveriam ser feitas para tal melhora, nem me debruçei (por falta de tempo mesmo) sobre ele para buscar a melhora do desempenho.
Naturalmente, imagino que ele deva funcionar lindamente em um computador com configurações minimamente melhores que o meu, mas, como seu "mínimo requerido" é tão menos que o meu, que gerei em mim, uma expectativa um tanto quanto "idealista".
Alguém já pensou/sentiu isso ou nisso?

O que você acha que poderia ter sido melhor e acha que não foi o esperado por você? Pode ser um pouco mais específico?

A beleza do Ubuntu está baseada no Compiz e seus plugins extras... esses podem ser baixados/instalados via Synaptic e configurar segundo o seu gosto... para isto, uma placa de vídeo boa faz toda a diferença...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2011, 18:00 »
penso que temos que sermos honestos em dizer certas verdades
linux e ubuntu ñ são só rodopios de cubo p/ um lado e p/ outro e outras frescuras
linux vem a ser um sistema operacional livre e de preferência estável
esse compiz é bonitinho mas ordinário, super bugado
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2011, 18:13 »
penso que temos que sermos honestos em dizer certas verdades
linux e ubuntu ñ são só rodopios de cubo p/ um lado e p/ outro e outras frescuras
linux vem a ser um sistema operacional livre e de preferência estável
esse compiz é bonitinho mas ordinário, super bugado

Concordo com você... mas não podemos desperdiçar argumentos a favor do GNU/Linux-Ubuntu para atrair novos usuários para o lado da Luz da Força...!!!  :D :D :D


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2011, 10:15 »
Eu acho esse negócio de botar Linux em máquina velha um tremendo papo furado, Linux tem que ser instalado em máquinas tão boas qto as que se instala o Windows. Se funciona bem no Windows, vai funcionar ainda melhor no Linux, é uma sacanagem nego ter máquina de ponta usando Windows e quer que uma máquina toda "cacarecada" (não é o seu caso) que mal roda o Win98 rode o Ubuntu com todas as frescurinhas dele e ainda tem quem reclame do sistema com uma máquina nessas condições de instalação.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline fabyobayma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #5 Online: 13 de MAR?O de 2011, 10:21 »
Prezado Jkmsjq, tentando ser mais específico, ao me referir a essa tal "perda de performance" é por exemplo uma pequena lentidão na abertura de um browser (mozila) e na abertura de páginas, por exemplo; na execução de um mp3, na abertura de um gerenciador de arquivos para manipulação de arquivos em geral, também sinto lento. Isso, claro, em relação ao funcionamento deste mesmo computador, de programas e operações semelhantes no windows. É nesse ponto que acho que peca - talvez, como disse anteriormente, por inexperiência minha em customizar o SO de acordo com a capacidade disponível de Hardware - o Ubuntu.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #6 Online: 13 de MAR?O de 2011, 10:26 »
Já pensou em experimentar o LUbuntu ou XUbuntu?

Ou sendo mais sincero ainda: já pensou em atualizar o seu hardware como um todo?

Existem PC montados relativamente baratos que são bem mais atualizados que esse seu equipamento e que com certeza trará uma experiência muito mais agradável no Ubuntu. Mas lembre-se: se for atualizar, tenta adquirir um equipamento de preferência com chipset da Intel que é mais compatível com o mundo GNU/Linux-Ubuntu.
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2011, 10:29 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline fabiorumor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 244
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #7 Online: 13 de MAR?O de 2011, 11:12 »
Há cerca de uns 2 anos usava windows, e as vezes precisava copiar ficheiros para um disco externo, quando fazia essas tranferências, mal podia usar o computador, porque travava, e perdia os meus ficheiros, e só que se podia fazer para destravar era o famoso "botão", já no Gnu/Linux, posso transferir vários ficheiros de uma só vez em destinos diferentes, e sempre a trabalhar, que nunca aconteceu-me de travar ou perder dados.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #8 Online: 13 de MAR?O de 2011, 11:23 »
Prezado Jkmsjq, tentando ser mais específico, ao me referir a essa tal "perda de performance" é por exemplo uma pequena lentidão na abertura de um browser (mozila) e na abertura de páginas, por exemplo; na execução de um mp3, na abertura de um gerenciador de arquivos para manipulação de arquivos em geral, também sinto lento. Isso, claro, em relação ao funcionamento deste mesmo computador, de programas e operações semelhantes no windows. É nesse ponto que acho que peca - talvez, como disse anteriormente, por inexperiência minha em customizar o SO de acordo com a capacidade disponível de Hardware - o Ubuntu.
Já pensou em experimentar o LUbuntu ou XUbuntu?

Ou sendo mais sincero ainda: já pensou em atualizar o seu hardware como um todo?

Existem PC montados relativamente baratos que são bem mais atualizados que esse seu equipamento e que com certeza trará uma experiência muito mais agradável no Ubuntu. Mas lembre-se: se for atualizar, tenta adquirir um equipamento de preferência com chipset da Intel que é mais compatível com o mundo GNU/Linux-Ubuntu.

um pc c/ um processador pentium e 2gb de mem
ñ hã que ser preocupar c/ a perfomance do linux, vai ser positivo
qto a pl. de vídeo só uso intel, então ñ posso falar muito

mas olha já experimentei o ubuntu 64bits num celeron de 1gb de ram e rodou muito bem.
em termos de internet, pelo fato de ñ usar ao antis isso e aquilo, há um ligeiro ganho na velocidade no linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #9 Online: 13 de MAR?O de 2011, 12:54 »
Depende da configuração. Aqui na minha ele sempre igual ou pior do q xp. Pra tirar essa dúvida, acho q só testando mesmo.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #10 Online: 13 de MAR?O de 2011, 14:30 »
Acredito que fica difícil dar conta de todas as nossas expectativas, neste fórum tem um monte tópicos ensinando a configurar seu sistema para ter mais performance, você pode mudar kernel, mudar as configurações do ficheiro ext4, instalar ambientes gráficos mais leves (xfce, lxde).
Agora tem alguns aplicativos (openoffice por exemplo) que perde em performance para os proprietários. Sua máquina é mais que suficiente para rodar o ubuntu.
Existem outras distros mais rápidas que o ubuntu (Debian, Big linux, etc).
Algumas coisas podem ser feitas sem grandes conhecimentos, por exemplo: tirar os efeitos do compiz, usar o chromium no lugar firefox, usar inicializador da bandeja do openoffice, usar gnome-player.
Agora tenho certeza que você consegue abrir 40 aplicativos de uma só vez com essa máquina e todos funcionam.
Quando comprei meu net ele veio com w7, fiz um monte de testes comparativos e o janelas perdeu todos, alguns de forma escandalosa (desempacotar em 15 minutos e o ubuntu em 3:30), outros mais razoáveis (tempo para abrir vlc e firefox).
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Lobby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Pare de sofrer venha para Linux/Ubuntu.
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #11 Online: 15 de MAR?O de 2011, 12:57 »
mas ubuntu não é linux?

penso que temos que sermos honestos em dizer certas verdades
linux e ubuntu ñ são só rodopios de cubo p/ um lado e p/ outro e outras frescuras
linux vem a ser um sistema operacional livre e de preferência estável
esse compiz é bonitinho mas ordinário, super bugado
Lobby
Só continua usando Windows quem nunca experimentou Linux/Ubuntu.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #12 Online: 15 de MAR?O de 2011, 14:01 »
mas ubuntu não é linux?
Claro que sim, para ficar melhor: GNU/Linux, isto é, usa o kernel Linux e os aplicativos GNU(Licença Pública Geral).
Outra coisa, uso Compiz com quase todos os plugins e não sinto bugado, meu hardware é um Athlon II X2 a 2,8 ghz e 2 gb de ram ddr2-800, com uma placa mãe Gigabyte /chipset Nvidia.
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2011, 14:35 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #13 Online: 15 de MAR?O de 2011, 14:27 »
mas ubuntu não é linux?
Claro que sim, para ficar melhor: GNU/Linux, isto é, usa o kernel Linux e os aplicativos GNU(Licença Pública Geral).
Outra coisa, uso Compiz com quase todos os plugins e não sinto bugado, meu hardware é um Athlon II X2 a 2,8 ghz e 2 gb de ram, com uma placa mãe Gigabyte /chipset Nvidia.

Tenho um Core Duo E2180 (1,8 GHz), 2 GB de RAM DDR2 667, GeForce 8600 GT 512 MB DDR2 e não tenho problemas com o Compiz!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Quanto ao desempenho, o Ubuntu é realmente o que "promete" ser?
« Resposta #14 Online: 15 de MAR?O de 2011, 16:36 »
Eu acho esse negócio de botar Linux em máquina velha um tremendo papo furado, Linux tem que ser instalado em máquinas tão boas qto as que se instala o Windows. Se funciona bem no Windows, vai funcionar ainda melhor no Linux, é uma sacanagem nego ter máquina de ponta usando Windows e quer que uma máquina toda "cacarecada" (não é o seu caso) que mal roda o Win98 rode o Ubuntu com todas as frescurinhas dele e ainda tem quem reclame do sistema com uma máquina nessas condições de instalação.

Concordo plenamente! É um tal de pegar "Pau véio" e querer colocar Linux enquanto nas máquinas novas deixa o Windows! 

No meu caso, onde a minha configuração com Corei7 860 em Over de 4.1GHz mais 4GB de DDR3 2000, o Linux é mais rápido que o Windows! Principalmente quando faço uso de várias tarefas ou transferências de arquivos ao mesmo tempo!  E olha que eu procuro "tunar" os dois sistemas! 
Linux tem muito mais opção para "tunar", você pode deixar o seu sistema da maneira que você mais gosta, em todos os sentidos!

Concordo que algumas distros em suas instalações padrões são um chumbo! Mas nada que você não possa alterar!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.