Problema ao Instalar Ubuntu 10.10 No Hd Seagate Expansion Portable Drive

Iniciado por trama, 18 de Fevereiro de 2011, 09:57

tópico anterior - próximo tópico

trama

Bom dia a todos.

Atualmente, tenho um notebook e não quero instalar o linux no HD interno.
Comprei um HD Externo da marca Seagate Expansion Portable Drive de 500 GB.
Particionei uma parte do HD e fiz a seguinte divisão da partição linux:

\ "8 gb"
\home "10 gb"
\swap 4gb

Bootei pelo linux, instalei tudo sertinho e na hora de escolher onde gravar o boot, escolhi o dispositivo HD 500 GB SEAGATE, até ai tudo bem.

Porém, ao bootar, fica uma seta piscando no canto superior esquerdo da tela e não são disso. Já tentei a maioria de sistema de arquivos como ext2, ext3, ext4.

Tentei gravar o setor de boot no pen-drive, porém, não resolveu, continua o mesmo problema.

Achei um link aqui no forum, dizendo que este HD vem com um tal de Free Agent e nao dar para instalar, PORÉM, eles alegaram que deve haver algum macete.

Alguém mais experiente poderia me ajudar?

Grato, Igor.

navegantesdailusao

Olá, esse hd esta particionado? tem mais algum sistema nele?

Você deve separar uma particao do hd interno para os arquivos de boot.

essa particao nao precisar ser muito grande, 10 a 20 MB. entao vc instala o ubuntu

no hd externo indicando q o /boot deve ser montado na particao q vc criou no hd interno.

nao 'e dificil, mas se vc for MUITO inexperiente pode ser um problema.)
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

trama

Entendi..sou um usuário + - avançado.

A questão é que não queria mexer em nada no hd interno, entende.

Inclusive, tentei gravar na mao o grub no hd externo e nada. =(
O HD é novo.

RonaldoRG

O grub tem que ser gravado no hd interno do seu note e adicionar uma entrada apontando pro hd externo.

Senão pra dar o boot no seu note, vai ter sempre que colocar o hd externo.

T+.
Ubuntu 12.04

trama

Problema resolvido, tive de formatar o hd todo e re-criar o sistema de arquivos linux.

nandox

estou com esse mesmo problema!!! como vc fez para recriar o sistema de arquivos linux???

trama

Então amigo, boa tarde.

Eu exclui todas as partições do hd, e dai entao, recriei o espaço livre na seguinte estrutura:

20 gb /
10 gb /home
4 gb /swap
* gb o restante utilizei para particao ntfs.

Espero ter ajudado. Abraços.

nandox

Boa Tarde!!!
ja tem uns dias que estou tentando instalar o ubuntu e nao consigo!!!
eu viz isso que vc falou mais nao deu certo nao!! aparece a seguinte mensagem

error: no such partition
grub rescue > sumo fdisk

ja fiz uns testes com outras versoes do ubuntu tambem!!! e nada fuciona!!!

obs: tenho um HD interno de 320GB onde tem o sistem operacional xp com duas partiçao e sem querer mexer com esse HD eu tento instalar o linux ubuntu 10.10 no meu HD externo seagate expansion de 500GB

o que devo fazer?

trama

É exatamente o mesmo problema que eu tinha. Bem, vamos passo-a-passo.

No linux, pelo live cd, limpe seu hd apagando todas as partições existentes.
Logo em seguida, vc deverá alocar espaço para a partição:
/
/home
/swap

Vale ressaltar que eu criei nesta ordem e deu certo.
O problema que eu tinha antes igual ao seu, é como se o grub não instalasse na MBR, logo, tive de fazer o backup do hd externo e apagar toda a tabela de partição e recriá-la (procedimento citado acima).

então minha partição ficava assim, veja a linha abaixo como uma partição:

|  espaço windows ntfs   300gb (aproximados)  |                 / (linux )        |          /home            |        /swap

logo, quando refiz a nova estrutura, ficou assim

|            / (linux )        |          /home            |        /swap                |   espaço windows ntfs   300gb (aproximados)  |

Bem, espero que ajude.
Qualquer dúvida, vamos trocando informações. Abraços.

nandox

trama!! deixa eu ver se eu entendi!!! :-\

vc nao chegou a mexer em nada no hd interno certo??
só mudou a ordem do hd externo, antes era: espaço livre para windows ntfs / linux / home / swap
ficou: linux/ home /swap / espaço livre para windows ntfs

obs: se for isso mesmo pq vc precisa desse espaço livre para windows ntfs se o windows ja estar instalado no hd interno? o seu hd interno tem quantas partiçao? qual o tipo de partiçao vc usou? (ext4, ext2 ou ext3)
uma coisa que percebi é que o windows nao reconhece a partiçao ext4

valeuuu ai pela paciência amigo!! :) eu nao tenho muita experiencia com linux nao mas estou adquirindo com esse problema, ja deve ter uns 4 dias que estou tentando instalar o ubuntu em meu pc!!! :D

trama

Isso ai amigo...

Então, não mexi em nada no hd interno pq não quero ter problemas. Isso pq eu instalo muitas distros diariamente para testar.

Respondendo a outra pergunta, porque eu deixei este espaço livre no hd externo, é pq eu deixo ele só para filmes, programas, estas coisas afins. Ai fico com o linux portátil e ainda um espaço para arquivos pessoais.

Mas se você quizer usar ele totalmente para o linux, é só distribuir o restante para as partições /home e /

Não exite em perguntar. Estamos aqui para ajudar no que puder. E quando eu não souber responder, com certeza qualquer outro membro poderá ajuda-lo.

Observação: Não desista diante da primeira dificuldade =)
Um abraço.

nandox

Igor!! qual o tipo de partiçao que vc usou (ext4, ext3 ou o ext2)  ???
pq o windows xp no hd interno meu nao reconhe as unidades do linux com partiçao ext4!!!
o seu hd interno estava com quantas unidades??
em qual HD vc salvou o grub?? nao vejo a opçao de escolher em qual HD instalar o grub, no ubuntu 10.10!!! na instalaçao ele sempre salva automaticamente no interno!!!

trama

Qual o tipo de partiçao que vc usou (ext4, ext3 ou o ext2).
R: Ext4

pq o windows xp no hd interno meu nao reconhe as unidades do linux com partiçao ext4!!!
R: Nativamente, o Windows não reconhece mesmo as partições Linux. Uma solução que você tem é instalar um programa no windows e daí então acessar estas partições Linux pelo Windows.

O seu hd interno estava com quantas unidades??
R: Vc diz partições? Se for esta a pergunta, ficaram em 4 partições (/, /home, /swap, ntfs)

em qual HD vc salvou o grub??
R: Hd seagate 500 GB (no próprio hd externo)

nao vejo a opçao de escolher em qual HD instalar o grub, no ubuntu 10.10!!! na instalaçao ele sempre salva automaticamente no interno!!!
R: Na tela de instalação, vc tem q escolher a opção avançado escolhendo a opção "Especificar as partições manualmente (avançado)".
Veja no link http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-10-10-maverick-meerkat a dica.

Abraços, nas dúvidas, não exite nas perguntas =)

nandox

fiz e refiz e nao deu certo nao!!!ta osso viu!!! :)

resumido o que eu fiz:

ficou o hd interno do jeito que estava( com duas unidades c:\que estar com o sistema do windows xp e a unidade d:\ que serve só como armazenamento de arquivos) nao mexi em nada nesso hd interno para nao perde minhas coisas!!!
no hd externo ficou:
unidade / (raiz): 200GB
unidade /home: 5GB
unidade swap:2GB
unidade NTFS:com o restante
nessa ordem, e coloquei para instalar o grub no HD externo
tudo certinho!!!mas aparece a mesma mensagen de erro!!! :(

OBS:nao consegui foi deixar o NTFS no primeiro como ficou no seu, na hora da partiçao ele nao me dar a opçao de partiçao NTFS nao, ai eu ja tinha um NTFS la e aproveitei ela!!! sera se essa ordem faz diferença mesmo?

o que devo fazer agora??? estou começando a achar que o HD externo meu nao aceita sistema operacional nao!!! :-\

trama

Bom dia.

Então, se seu hd for o seagate expansion portable de 500 gb ele aceita sim.
Também tive muita dor de cabeça para instalar, mais com muito esforço consegui.

Observação: Eu tive de apagar todas as partições, sem aproveitar nenhuma.
Se pelo gerenciador de partições do linux, na hora de instalar, vc nao tiver a opção de criar uma partição ntfs, deixe-a com o espaço livre e pelo windows em ferramentas administrativas -> gerenciamento do computador -> repositorio -> gerenciamento de disco, vc vera a particao livre, então, formate-a em ntfs.

Vale ressaltar que a estrutura da partição ficou: / , /home /swap, ntfs (ultima particao)

O problema principal que eu estava tendo é que eu formatava e quando bootava ficava o prompt sem me apresentar o grub. Então resolvi conforme citado acima.

Tente fazer o que falei e veja se resolve. Abraços.