Autor Tópico: Internet no Ubuntu 10.10 (Resolvido)  (Lida 6338 vezes)

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Internet no Ubuntu 10.10 (Resolvido)
« Online: 07 de Fevereiro de 2011, 16:09 »
Oi pessoal, sou novo universo Linux que sei que em breve dominará este planeta e o que quero é simplesmente configurar internet discada via modem no meu PC, estou usando o Ubuntu 10.10. Alguém pode me ajudar colocando um passo a passo como fazer isso?

Agradeço,

gustavopaulinno.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2011, 11:53 por gustavopaulinno »
gustavopaulinno

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 17:55 »
Olha só, é melhor você editar seu texto anterior para que seu tópico não seja trancado por palavras ofensivas.

Não liga não, às vezes no fórum tem pessoas, vamos dizer assim, "espirituosas" e então é bobagem perder tempo com isso. A indiferença é a melhor resposta ok. Mas é que é engraçado ver a expressão "dominar o planeta" lá isso é, entretanto sei que deve ser pela sua empolgação inicial. ;D

Vamos ao que interessa...

Humm, é complicado para iniciar no linux quem só tem internet discada, pois dependendo do tipo de softmodem (ou winmodem) é complicado fazê-lo funcionar e aí pode vir a frustração com o linux. Comece informando primeiro qual é o seu tipo de modem, pelo Ubuntu você pode fazer isso abrindo um terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digitando os comandos:

lspci

e

lspci -n

anote os resultados e poste aqui. Lembre-se que a primeira letra dos comandos é o L minúsculo e não o I maiúsculo ok. É um erro muito comum ao usar esses comandos acima.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 18:01 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:16 »
Alguém pode me ajudar colocando um passo a passo como fazer isso?

Olá,

Acredito não ser preciso um novo passo a passo aqui no fórum.

Fazendo uma pesquisa, encontrei isto => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg22913.html#msg22913

Faça como o linuser104 solicitou, isto vai mostrar a você qual o seu modem. Sabendo qual o modelo do modem, fica muito mais fácil pesquisar por tópicos referentes a ele aqui no fórum, possivelmente até com a solução.

[]'s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 20:47 »
Pelas regras do fórum, não serão permitidos flames ou ataques pessoais.

As mensagens com este objetivo foram trancadas.

A moderação do fórum.

libonati

  • Visitante
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 21:12 »
Olá gustavopaulinno ;D
Reserve um tempo para estudar o linux e vai ver que não é difícil. :D
http://www.guiafoca.org/?page_id=14

Abandonando tópico.....

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Modem
« Resposta #5 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 16:41 »
Boa tarde pessoal,

Como faço para instalar o drive do modem a partir do CD do mesmo?

Agradeço desde já.
gustavopaulinno

Offline bryan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Modem
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 17:03 »
Que modem ???

favor nos dar mais detalhes!!!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Modem
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 17:18 »
Como voce já trata de internet discada no forum, estou mesclando os dois tópicos.

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2011, 17:50 »
Desculpe pessoal, estou sendo meio tosco, realmente entendi que tenho que fornecer o modelo do meu modem para podermos ter alguma coisa e com ele entendi também que posso até pesquisar aqui no fórum, mas é que ainda estou acostumado com o tal Windows e por lá vcs sabem que é tudo diferente, Bem enfim, vou olhar o modelo do modem e chegaremos a um ponto final.

Agradeço a colaboração e principalmente compreensão de todos.
gustavopaulinno

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 01:37 »
Groan.

Ainda acho mais fácil usar o script "scanModem" pra detectar e instalar drivers.
https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 08:56 »
Pessoal, segu o modelo do meu modem para que possamos instalar e configura o acesso a internet.

Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
gustavopaulinno

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 14:18 »
Pessoal, segu o modelo do meu modem para que possamos instalar e configura o acesso a internet.

Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

Se é o motorola sm56 que pode ser mostrado pelos comandos lspci e lspci -n (seu nome e ID respectivamente) executados no terminal do Ubuntu, como eu pedi antes. Basta você seguir isso aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg416561.html#msg416561

PS: Pode ser redundante falar se é o motorola sm56, já que você informa que é, mas entenda que você não falou se obteve essa informação pelo Ubuntu ou pelo Windows e o nome "fantasia" às vezes muda de um sistema operacional para outro e portanto a ID é uma informação mais segura. Esta sim é sempre a mesma independente do sistema operacional. Uma Ilustração para isso é esse tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,78578.0.html

que no primeiro texto o usuário afirmava isso:

Citar
No windows esta instalado o driver do modem motorola sm56.

Mas que ao usar os comandos lspci e lspci -n no terminal do Ubuntu, não era mostrado nenhum tipo de modem, entretanto tinha uma placa de áudio do tipo HDA, como podemos ver:

Citar
04:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)

que é uma placa de som especial que também faz o papel de modem. Isso é muito utilizado em notebooks.

Isso foi confirmado depois pelo script scanModem, mas o simples uso dos comandos lspci e lspci -n já informava isso, portanto economiza-se tempo.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, 14:28 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 15:04 »
Obtive esse modelo através do proprio ubuntu, pelo comando lspci e lspci -n

Depois de todo processo de instalação, como vejo se o modem foi realmente instalado?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, 15:14 por gustavopaulinno »
gustavopaulinno

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 17:00 »
Obtive esse modelo através do proprio ubuntu, pelo comando lspci e lspci -n

Depois de todo processo de instalação, como vejo se o modem foi realmente instalado?

Seu modem já está instalado e na verdade você instala apenas o driver controlador do mesmo para o linux que no caso do seu é o driver smartlink.

Para saber se ele foi instalado e funciona basta você ir a barra superior e clicar em Aplicativos > Internet > GNOME PPP que é o discador para conexões discadas. Se funcionar a conexão, ou seja, se você conseguir navegar, está tudo ok. Caso contrário algum erro ocorreu no processo de instalação do pacote recomendado aqui (pacote modem-arquivos-v34.tar.gz).

Existe uns comandos que indicam se tudo ocorreu bem que são os seguintes:

dmesg | grep slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*

ps -aux | grep slmodemd


todos executados no terminal do Ubuntu. Cole aqui o resultado deles ok.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, 17:02 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline gustavopaulinno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
  • Linux Forever!
    • Ver perfil
Re: Internet no Ubuntu 10.10
« Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2011, 17:35 »
Certo, só que já procurei esse tal de Gnume-ppp na net e não consegui encotrar, o que encontrei diz que está faltando dependências, estou a procura de outros, se alguém souber de algum link bom poste aqui por gentileza.
gustavopaulinno