Autor Tópico: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 [Resolvido]  (Lida 7749 vezes)

Offline Tonisley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Nem tudo é o que parece!
    • Ver perfil
Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 [Resolvido]
« Online: 16 de Dezembro de 2010, 11:56 »
Olá a todos!

Ultilizei o script chamado de "modem-arquivos-v34.tar.gz" corretamente, quando todos os arquivos foram instalados antes de dar a mensagem no terminal de "Instalação Concluída" apareceu esta:

Seu micro possui uma interface de rede ativa. Se ao conectar via modem usando o gnome-ppp você não conseguir navegar, abra um terminal e execute o comando:
sudo route add default ppp0
Isto faz com que o sistema passe a acessar usando o modem, e não a placa de rede.

Iniciei o GPPP e mandei conectar. Cercade uns 20 segundos depois a internet carregou e caiu na mesma hora! Tanto foi que o pequeno computador que o GPPP mostra na barra apareceu e logo desapareceu. O que mais me frusta é que o modem foi reconhecido através da porta "/dev/ttySL0", ou seja, funciona.

Quanto a mensagem que me pede para rodar no terminal o comando "sudo route add default ppp0" tem como resposta "SIOCADDRT: Dispositivo inexistente"

Para constar o Registro de tentativa de conexão que o GPPP dá é a seguinte:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34
OK
--> Modem initialized.
--> Please enter password (or empty password to stop):
--> Sending: ATM1L1DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT17003131
CONNECT 33600
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Thu Dec 16 11:32:22 2010
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
--> Pid of pppd: 6679
--> Disconnecting at Thu Dec 16 11:32:23 2010
--> The PPP daemon has died: pppd options error (exit code = 2)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> I guess that's it for now, exiting
--> The PPP daemon has died. (exit code = 2)

Note que ele inicia o pppd (Thu Dec 16 11:32:22 2010) e depois drasticamente desconecta (Thu Dec 16 11:32:23 2010). Um absurdo de um segundo!

O meu modem segundo o comando "lspci" é o

02:01.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)
02:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139

Alguém por favor poderia me ajudar a reconhecer e solucionar este problema?

Desde já agradeço.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2010, 12:52 por Tonisley »
Ave Gnu/Linux

"Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor." M. L. King Jr.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2010, 12:46 »
Execute o gppp com permissão de super-usuário:

gksudo gppp
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tonisley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Nem tudo é o que parece!
    • Ver perfil
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2010, 22:30 »
Este comando não resolveu pois este tal pacote "gppp" não está instalado no meu pc, tanto é que no script que eu disse nem o tem, ao invés disto eu carreguei o comando "gksudo gnome-ppp", a resposta ao tentar conectar foi ainda mais desanimadora:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Please enter password (or empty password to stop):
--> Sending: ATM1L1DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT17003131
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Waiting for prompt.
--> Connected, but carrier signal lost!  Retrying...
--> Sending: ATM1L1DT17003131
--> Waiting for carrier.
~[7f]}#@!}!^} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"}<l~~[7f]}#@!}!_} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"Ue~~[7f]}#@!}!`} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}",B~~[7f]}#@!}!a} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"eK~~[7f]}#@!}!b} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"/Y~~[7f]}#@!}!c} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"fP~~[7f]}#@!}!d} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"*u~~[7f]}#@!}!e} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"c|~~[7f]}#@!}!f} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}")n~~[7f]}#@!}!g} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"`g~NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Maximum Attempts Exceeded..Aborting!!
--> Disconnecting at Thu Dec 16 22:21:16 2010

Que confusão! Mas de qualquer forma vou instalar este tal pacote por vc citado, quem sabe assim não dê certo?

Obrigado.
Ave Gnu/Linux

"Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor." M. L. King Jr.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2010, 23:26 »
Citar
...Para constar o Registro de tentativa de conexão que o GPPP dá é a seguinte:...
Citar
...Este comando não resolveu pois este tal pacote "gppp" não está instalado no meu pc...
Mas foi vc que disse que o GPPP deu alguma mensagem. o_0

Citar
ao invés disto eu carreguei o comando "gksudo gnome-ppp", a resposta ao tentar conectar foi ainda mais desanimadora
nem tanto, esses caracteres que vc viu são resultado do PPP tentando abrir o LCP (que faz parte do processo de conexão).

O problema, em si, está aqui:
Citar
Carrier detected.  Waiting for prompt.
Quando vc puxou o gnome-ppp do usuário root, a configuração dele deve estar diferente, e esperando algum prompt de login da ponta remota.
Tente rever a configuração do gnome-ppp, quando executado a partir do "gksudo", e compare com a configuração quando vc o executa diretamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tonisley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Nem tudo é o que parece!
    • Ver perfil
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2010, 23:47 »
Citar
...Para constar o Registro de tentativa de conexão que o GPPP dá é a seguinte:...
Citar
...Este comando não resolveu pois este tal pacote "gppp" não está instalado no meu pc...
Mas foi vc que disse que o GPPP deu alguma mensagem. o_0

Citar
ao invés disto eu carreguei o comando "gksudo gnome-ppp", a resposta ao tentar conectar foi ainda mais desanimadora
nem tanto, esses caracteres que vc viu são resultado do PPP tentando abrir o LCP (que faz parte do processo de conexão).

O problema, em si, está aqui:
Citar
Carrier detected.  Waiting for prompt.
Quando vc puxou o gnome-ppp do usuário root, a configuração dele deve estar diferente, e esperando algum prompt de login da ponta remota.
Tente rever a configuração do gnome-ppp, quando executado a partir do "gksudo", e compare com a configuração quando vc o executa diretamente.

Realmente eu disse, mas a intenção era escrever gnome-ppp. De qualquer formar ao carregá-lo como root não dá o esperado e sim, as configurações dele carregado em modo super usuário são diferentes mas somente no login, senha e número de telefone. Não sei o que faço agora, acho até engraçado pois no BigLinux 4.02 é tão fácil conectar a discada enquanto no Ubuntu é este trauma! Isto só porque eu preciso desta distro.

Perdi a direção e já não sei mais o que fazer.

Obrigado.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, 23:57 por Tonisley »
Ave Gnu/Linux

"Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor." M. L. King Jr.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2010, 00:00 »
A configuração deles está diferente em outro ponto, por isso ele não consegue conectar. Tente ver alguma configuração avançada...

Não posso te ajudar mais pois não uso gnome, e sim kde. Mas com certeza o gnome-ppp precisa ser executado apenas pelo root, pois só o root pode iniciar o processo ppp necessário pra conexão.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2010, 11:20 »
Você afirma que usou o modem-arquivos-v34.tar.gz para ativar seu modem e então se usou ele corretamente(respondeu de forma correta as pergunta que lhe forma feitas) não deveria ter esses problemas.

Esse erro:

Citar
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied

Geralmente ocorre porque nos arquivos pap-secrets e chap-secrets devem ser colocadas as informações de nome e senha de acesso do provedor numa determinada formatação e como o discador gnome-ppp é usado como usuário comum, ele não tem permissão de inserir tal informação nos referidos arquivos, mas o script de instalação do modem-arquivos-v34.tar.gz resolve isso desde de que, com disse, você responda e faça tudo que é pedido pelo script de instalação e suas instruções do pacote modem-arquivos-v34.tar.gz  ok. Caso queira fazer (ou verificar se já estão lá as informações) veja esse link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg426161.html#msg426161

que fala exatamente sobre isso.


Esse outro erro:

Citar
--> Waiting for carrier.
~[7f]}#@!}!^} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"}<l~~[7f]}#@!}!_} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"Ue~~[7f]}#@!}!`} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}",B~~[7f]}#@!}!a} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"eK~~[7f]}#@!}!b} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"/Y~~[7f]}#@!}!c} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"fP~~[7f]}#@!}!d} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"*u~~[7f]}#@!}!e} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"c|~~[7f]}#@!}!f} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}")n~~[7f]}#@!}!g} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&}=r$1}'}"}(}"`g~NO CARRIER

Como bem lembrou o zekkerj ocorre porque ao usar o discador gnome-ppp como root suas configurações foram zeradas e portanto teria que configurar o discador do mesmo modo que ele estava para o usuário comum (feito pelas respostas que vc responde pelo script de instalação do pacote usado, modem-arquivos-v34.tar.gz). Especificamente esse erro ocorre devido a não estar marcada a opção ignorar sequencias de terminal (modo burro) nas configurações do discador na aba Opções.


PS: você pode usar o discador gnome-ppp sem necessariamente chamá-lo com sudo gnome-ppp pelor terminal ou pelo gksu gnome-ppp .
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 11:26 por alarcon »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2010, 17:09 »
Citar
PS: você pode usar o discador gnome-ppp sem necessariamente chamá-lo com sudo gnome-ppp pelor terminal ou pelo gksu gnome-ppp .
Isso após instalar o tal pacote, não? Pq nas configuração default, não deveria poder.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

alarcon

  • Visitante
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2010, 18:11 »
Citar
PS: você pode usar o discador gnome-ppp sem necessariamente chamá-lo com sudo gnome-ppp pelor terminal ou pelo gksu gnome-ppp .
Isso após instalar o tal pacote, não? Pq nas configuração default, não deveria poder.

Bem, já usei distros linux no qual usava o discador gnome-ppp sem ser como root quando usava conexão discada, talvez nessas distros o usuário normal deveria pertencer a algum grupo (dip etc) que permitia acessar a internet do tipo dialup ou qualquer outra. No Ubuntu é preciso usar esse comando:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

que é feito pelo script de instalação do pacote modem-arquivos-v34.tar.gz, por isso perguntei se o usuário utilizou ele de maneira correta. Daí eu falar em não haver necessidade de usar o comando sudo o gksu ao chamar o aplicativo gnome-ppp.

Esse comando é recomendável pelo script scanModem nos arquivos de informações que ele gera (dentre outras informações):

Citar
To enable dialout without Root permission do:
   $ su - root  (not for Ubuntu)
        sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd
or under Ubuntu related Linuxes
   sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 22:12 por alarcon »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2010, 11:05 »
Citar
...no Ubuntu é preciso usar esse comando:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

que é feito pelo script de instalação do pacote modem-arquivos-v34.tar.gz...
É o que eu imaginava. Mas e a criação da interface ppp0, funciona normalmente quando o processo ppp ativa? ou é preciso marcá-lo SUID?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tonisley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • Nem tudo é o que parece!
    • Ver perfil
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10. [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2010, 12:45 »
Vitória, enfim! :D

Quatro processos foram vitais para que eu desse este tópico por encerrado de maneira satisfatória:

o pacote "modem-arquivos-v34.tar.gz" e seu criador alarcon que também participou do tópico, ou seja, é um participante assíduo e interessado.

zekkerj que primeiramente colocou a luz sobre minha mente ao dizer que deveria ser em modo super-usuário

a distro BigLinux, explicarei mais a frente e

Deus, pois como vcs perceberam eu já havia perdido a paciência. Espero que a solução sirva de direção para outros que um dia possam vir a necessitar.

Primeiramente eu desabilitei a placa de rede através de um simples ícone que está localizada no canto superior direito da barra principal da distro para que não desse confusão entre modem e tal placa. Em seguida executei o script "install-modem_Gnome" conforme manda o "Leia-me" e só para constar quando chegou na janela "Opções de string de inicialização (Init2)" ao invés de selecionar o "Padrão", o troquei pelo "Alternativo 1" e finalizei as telas seguintes.

Executei o discador conforme orientações de zekkerj, ou seja, em modo super-usuário ("gksudo gnome-ppp") e coloquei login, senha e telefone logo de cara na tela inicial do gnome-ppp, só que antes de mandar conectar fui em "Configuração", lá na aba "Opções" habilitei algumas opções até então desmarcadas:

"Mostrar na área de notificação"

"Abortar conexão se a linha estiver ocupada"

"Ignorar seqüencias de terminal (modo burro)"

Já na aba "Modem" cliquei no botão detectar e o mesmo foi localizado na porta "/dev/ttySL0", porém com certos diferenciais em relação ao gnome-ppp em modo normal: a velocidade saltou automaticamente para 460800 - e não 115200 - e o volume passou a ser "Alto" - e não "Baixo".

No entanto agora entra a chave que penso que foi o diferencial, a clássica distro BigLinux 4.02 que se não fosse por ela nunca teria me adaptado ao GNU/Linux e conseqüentemente as demais distribuições baseadas no Debian. Anteriormente eu disse que no BigLinux 4.02 nunca tive problemas com a conexão discada e sabendo disto resolvi comparar o registro  de conexão do kppp com o do gnome-ppp e vi algo: a linha ATM1L1. Não sabia ao certo o que significava e não sei o que isto significa até então, mas percebi que havia uma certa conexão com a janela "Opções de string de inicialização (Init2)" do script "install-modem_Gnome", porque há ali linhas semelhantes a esta, porém que mais extensas!

Tendo isto como base, ainda na aba "Modem" cliquei em "Seqüencias de inicialização..." e vi em init 2 esta linha: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0. Então pensei: "Vou substituir." e o fiz! Ao tentar conectar o estrago foi ainda maior...

É nesta hora que me passou pela mente em desistir e deixar de lado a iternet discada e também foi nesta hora que entrou Deus. Sinceramente acredito que sem Ele não teria conseguido. Pensei comigo: "Porque substituir linhas, ao invés de uni-las?". Então em init 2 deixei a linha ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 e no init 3 deixei a linha do BigLinux 4.02, ou seja, ATM1L1 e mandei conectar.

Vcs devem imaginar porque falo de paciência, mas imaginem estar usando o Live-CD do Ubuntu 10.10 tentando conectar internet discada com um pacote que nunca havia usado sem saber se daria certo, sendo que toda vez que não dava certo a única opção que restava era a de reiniciar o PC e carregar o Live-CD novamente. Haja paciência! Devo ter feito isto quase 5 vezes - e penso que estou sendo modesto!

Quando enfim, apareceu no canto superior direito da barra principal da distro aquele ícone de um pequeno monitor de computador atrás de um outro - ainda em Live-CD - fiquei muito feliz, agradeci a Deus e agora venho agradecer vcs!

Mas o que fez dar certo? As linhas, o modo super-usuário, marcações de caixas desmarcadas, velocidade ou volume do modem? Ao certo não sei, mas que deu certo misturando isto tudo, isto deu! E só para constar não houve problemas com os pacotes instalados até agora, depois que vi que deu certo no Live-CD instalei o Ubuntu 10.10 e configurei normalmente a net. Para se ter idéia fiquei conectado direto deste de 22:00 de ontem até 05:00 de hoje!

Deixo com vcs o registro que deu quando até que enfim o problema foi solucionado, reparem as linhas fechando com chave de ouro:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Sending: ATM1L1
ATM1L1
OK
--> Modem initialized.
--> Please enter password (or empty password to stop):
--> Sending: ATM1L3DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Fri Dec 17 08:42:23 2010
--> Pid of pppd: 1595
--> Using interface ppp0
--> local  IP address 201.18.126.57
--> remote IP address 200.217.50.141
--> primary   DNS address 200.202.193.75
--> secondary DNS address 200.222.0.34

Deus seja louvado.
Ave GNU/Linux.
Ave Gnu/Linux

"Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor." M. L. King Jr.

alarcon

  • Visitante
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 e o modem é reconhecido.
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2010, 15:18 »
Citar
...no Ubuntu é preciso usar esse comando:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

que é feito pelo script de instalação do pacote modem-arquivos-v34.tar.gz...
É o que eu imaginava. Mas e a criação da interface ppp0, funciona normalmente quando o processo ppp ativa? ou é preciso marcá-lo SUID?

sim, a criação da interface ppp0 funciona normalmente quando o processo ppp ativa.

alarcon

  • Visitante
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10. [Resolvido]
« Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2010, 15:29 »
Vitória, enfim! :D

Quatro processos foram vitais para que eu desse este tópico por encerrado de maneira satisfatória:

o pacote "modem-arquivos-v34.tar.gz" e seu criador alarcon que também participou do tópico, ou seja, é um participante assíduo e interessado.

zekkerj que primeiramente colocou a luz sobre minha mente ao dizer que deveria ser em modo super-usuário

a distro BigLinux, explicarei mais a frente e

Deus, pois como vcs perceberam eu já havia perdido a paciência. Espero que a solução sirva de direção para outros que um dia possam vir a necessitar.

Primeiramente eu desabilitei a placa de rede através de um simples ícone que está localizada no canto superior direito da barra principal da distro para que não desse confusão entre modem e tal placa. Em seguida executei o script "install-modem_Gnome" conforme manda o "Leia-me" e só para constar quando chegou na janela "Opções de string de inicialização (Init2)" ao invés de selecionar o "Padrão", o troquei pelo "Alternativo 1" e finalizei as telas seguintes.

Executei o discador conforme orientações de zekkerj, ou seja, em modo super-usuário ("gksudo gnome-ppp") e coloquei login, senha e telefone logo de cara na tela inicial do gnome-ppp, só que antes de mandar conectar fui em "Configuração", lá na aba "Opções" habilitei algumas opções até então desmarcadas:

"Mostrar na área de notificação"

"Abortar conexão se a linha estiver ocupada"

"Ignorar seqüencias de terminal (modo burro)"

Já na aba "Modem" cliquei no botão detectar e o mesmo foi localizado na porta "/dev/ttySL0", porém com certos diferenciais em relação ao gnome-ppp em modo normal: a velocidade saltou automaticamente para 460800 - e não 115200 - e o volume passou a ser "Alto" - e não "Baixo".

No entanto agora entra a chave que penso que foi o diferencial, a clássica distro BigLinux 4.02 que se não fosse por ela nunca teria me adaptado ao GNU/Linux e conseqüentemente as demais distribuições baseadas no Debian. Anteriormente eu disse que no BigLinux 4.02 nunca tive problemas com a conexão discada e sabendo disto resolvi comparar o registro  de conexão do kppp com o do gnome-ppp e vi algo: a linha ATM1L1. Não sabia ao certo o que significava e não sei o que isto significa até então, mas percebi que havia uma certa conexão com a janela "Opções de string de inicialização (Init2)" do script "install-modem_Gnome", porque há ali linhas semelhantes a esta, porém que mais extensas!

Tendo isto como base, ainda na aba "Modem" cliquei em "Seqüencias de inicialização..." e vi em init 2 esta linha: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0. Então pensei: "Vou substituir." e o fiz! Ao tentar conectar o estrago foi ainda maior...

É nesta hora que me passou pela mente em desistir e deixar de lado a iternet discada e também foi nesta hora que entrou Deus. Sinceramente acredito que sem Ele não teria conseguido. Pensei comigo: "Porque substituir linhas, ao invés de uni-las?". Então em init 2 deixei a linha ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 e no init 3 deixei a linha do BigLinux 4.02, ou seja, ATM1L1 e mandei conectar.

Vcs devem imaginar porque falo de paciência, mas imaginem estar usando o Live-CD do Ubuntu 10.10 tentando conectar internet discada com um pacote que nunca havia usado sem saber se daria certo, sendo que toda vez que não dava certo a única opção que restava era a de reiniciar o PC e carregar o Live-CD novamente. Haja paciência! Devo ter feito isto quase 5 vezes - e penso que estou sendo modesto!

Quando enfim, apareceu no canto superior direito da barra principal da distro aquele ícone de um pequeno monitor de computador atrás de um outro - ainda em Live-CD - fiquei muito feliz, agradeci a Deus e agora venho agradecer vcs!

Mas o que fez dar certo? As linhas, o modo super-usuário, marcações de caixas desmarcadas, velocidade ou volume do modem? Ao certo não sei, mas que deu certo misturando isto tudo, isto deu! E só para constar não houve problemas com os pacotes instalados até agora, depois que vi que deu certo no Live-CD instalei o Ubuntu 10.10 e configurei normalmente a net. Para se ter idéia fiquei conectado direto deste de 22:00 de ontem até 05:00 de hoje!

Deixo com vcs o registro que deu quando até que enfim o problema foi solucionado, reparem as linhas fechando com chave de ouro:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Sending: ATM1L1
ATM1L1
OK
--> Modem initialized.
--> Please enter password (or empty password to stop):
--> Sending: ATM1L3DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Fri Dec 17 08:42:23 2010
--> Pid of pppd: 1595
--> Using interface ppp0
--> local  IP address 201.18.126.57
--> remote IP address 200.217.50.141
--> primary   DNS address 200.202.193.75
--> secondary DNS address 200.222.0.34

Deus seja louvado.
Ave GNU/Linux.


Uma observação, todas as configurações que você faz no discador gnome-ppp ficam armazenadas num arquivo oculto chamado de .wvdial.conf dentro da sua pasta de usuário na pasta home, caso esteja usando o discador como usuário comum.

Isso que você falou sobre o comando ATM1L1 ter resolvido o seu caso, pois se você observar bem a primeira mensagem que postou aqui com o log do gnome-ppp:


Citar
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34
ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34
OK
--> Modem initialized.
--> Please enter password (or empty password to stop):
--> Sending: ATM1L1DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L1DT17003131
CONNECT 33600
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Thu Dec 16 11:32:22 2010
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
--> Pid of pppd: 6679
--> Disconnecting at Thu Dec 16 11:32:23 2010
--> The PPP daemon has died: pppd options error (exit code = 2)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> I guess that's it for now, exiting
--> The PPP daemon has died. (exit code = 2)

veja que o que destaquei em negrito é exatamente o que vc usou aí, portanto ele já era usado, entretanto no seu último log está assim:


Citar
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Sending: ATM1L1
ATM1L1
OK
--> Modem initialized.
--> Please enter password (or empty password to stop):
--> Sending: ATM1L3DT17003131
--> Waiting for carrier.
ATM1L3DT17003131
CONNECT 50667
--> Carrier detected.  Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Fri Dec 17 08:42:23 2010
--> Pid of pppd: 1595
--> Using interface ppp0
--> local  IP address 201.18.126.57
--> remote IP address 200.217.50.141
--> primary   DNS address 200.202.193.75
--> secondary DNS address 200.222.0.34

está diferente, como vc pode ver o que destaquei em negrito.

Isso ATM1L1DT ou isso ATM1L1DP quer dizer tom ou pulso, respectivamente, com o som baixo, para som médio e alto seriam:

ATM1L2DT ou isso ATM1L2DP

ATM1L3DT ou isso ATM1L3DP

respectivamente para tom ou pulso, então não sei ao certo se o que deu certo no seu caso teria sido acrescentar ATM1L1 ao int3, pois como mostrei isso já erra usado lá na definição do tipo de discagem, mas como deu certo e em time que está ganhando não se mexe, continue desta forma ok.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2010, 15:31 por alarcon »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Nao consigo conectar internet discada no ubuntu 10.10 [Resolvido]
« Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2010, 20:27 »
alarcon, acho que o que mudou foram as strings de inicialização, antes ele usava "ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34", depois passou a usar "ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0".

Agora... Tonisley, eu vi que vc percebeu a conexão em algum momento como "115200". A conexão discada só vai até 56Kbps, não importa a qualidade do modem ou do driver. O que acontece é que há um controle que faz o modem reportar a velocidade da interface local, e não a taxa de conexão. O que vale pra você é esse "CONNECT 50667", certo? O resto é cosmético.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D