Ricardo Smith
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« em: 12 de Dezembro de 2010, 01:58 » |
|
Olá, Sou usuário iniciante do Ubuntu (10.10) e portador da multifuncional Epson Stylus TX125. Como fazer, se possível, passo à passo, para habilitar o scanner da mesma, como também para verificar os níveis de tinta. Desde já agradeço a atenção que me for dispensada. Ricardo Smith
|
|
|
|
|
Ricardo Smith
|
|
|
bawlaw
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2010, 02:45 » |
|
olá! se eu nao me engano eu tenho esta mesma impressora.. mas como nao estou em casa agora, nao consigo ter certeza do que estou falando xD
vamos começar pelo começo. primeiramente ligue e conecte a impressora - vá em Sistema -> Administração -> Impressao.
na janela que abrir clique em adicionar. na proxima janela voce terá de encontrar a impressora, se ela estiver na rede clique em localizar impressora na rede
(agora vem a parte que eu nao tenho certeza por nao estar em casa perto da impressora) quando voce encontra-la, o ubuntu ira procurar por drivers para a mesma, porém se nao me engano nao existe (ainda) para esta em especial, instale o driver da Epson Stylus TX110 que funcionará tudo normalmente.
ee pronto! (acho que é isso) hhehehe teste ai e veja como ficou.
para habilitar o scanner basta voce ir em Aplicativos -> gráficos -> Digitalizador Simples e efetuar a digitalizaçao.
Para verificar os niveis de tinta éééé....... ééé.. uma boa pergunta.. vou pesquisar.. tente o programa Mtink, que voce encontra pelo Ubuntu Software Center.. se funcionar avise..
qualquer duvida estamos ai.
|
|
|
|
|
|
|
|
Ricardo Smith
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2010, 06:50 » |
|
Olá, Fico agradecido pela atenção. Quanto a impressão, tudo bem, mas o scanner da mesma não é detectado. O que fazer? Ricardo Smith
|
|
|
|
|
Ricardo Smith
|
|
|
bawlaw
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2010, 13:16 » |
|
olha, dei uma pesquisada e descobri o SANE ( http://www.sane-project.org). a sua impressora nao está listada como suportada, mas a TX110 está, e como vc esta usando um driver da TX110 acho que pode funcionar. procure pelo SANE no Ubuntu-Software-Center e Synaptic, instale e veja como que fica.
|
|
|
|
|
|
|
|
T_Rex
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2010, 21:36 » |
|
Ricardo Vai à: http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/spc/DL1.doCorre a página para baixo e marca a caixa relativa ao TX-125 Existem, junto, vários outros modelos. Mais abaixo clica em "next" e vai seguindo as instruções para baixar os 2 arquivos .deb necessários. Há tambem um .pdf que mostra como instalar. O TX125 foi o primeiro scanner que consegui fazer funcionar(e bem) dentro do linux. Qualquer coisa, pergunte.
|
|
|
|
|
|
|
|
Ricardo Smith
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2010, 22:29 » |
|
Olá, Já visitei este site (Avasys). Como sou completamente nulo neste assunto, não sei extamente que arquivo baixar. Se você me indicar qual ou quais e como proceder, mais uma vez, ficarei agradecido. Saudações a todos que estão empenhados neste "projeto". Ricardo Smith.
|
|
|
|
|
Ricardo Smith
|
|
|
T_Rex
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #6 em: 14 de Dezembro de 2010, 21:08 » |
|
São necessários 2 arquivos:
iscan_2.23.0-3.ltdl7_i386.deb e libltdl3_1.5.26-1ubuntu1_i386.deb.
|
|
|
|
|
|
|
|
Rei
Usuário Ubuntu
Deslogado
Sempre aprendendo
|
 |
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2011, 21:58 » |
|
Eu peguei uma impressora destas para instalar no Ubuntu 10.10 e seguindo estes passos funcionou normalmente a impressão também reconheceu o scanner com os dois arquivos citados, no entanto ao digitalizar um documento ou ao pedir uma cópia ela gera a imagem com um borrão escuro do lado direito em toda a página, não encontrei nada sobre isto no fórum alguém tem ideia do que está acontecendo?
|
|
|
|
|
|
|
|
rafaelsarilho
Usuário Ubuntu
Deslogado
Não use drogas, use Linux!
|
 |
« Responder #8 em: 03 de Julho de 2011, 18:10 » |
|
Tenho uma TX123, baixei os arquivos e instalei referentes a ela, mesmo assim não consigo fazer ela digitalizar, aparece que não há um digitalizador plugado. Até breve... 
|
|
|
|
|
Kubuntu 12.04 LTS
|
|
|
Tota
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu

Deslogado
Liga dos Dinos
|
 |
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2011, 18:26 » |
|
Ola rafaelsarilho, http://www.sane-project.org/sane-mfgs.html#Z-EPSONPelo site do sane project a serie TX 100 é suportada pelo GNU/Linux. Veja em lsusb como seu scanner foi reconhecido e veja sudo dmesg se ele foi reconhecido. Com estas informações pode ser que como root voce consiga escanear depois de instalar o xsane sudo xsane []'s
|
|
|
|
|
|
|
|
rafaelsarilho
Usuário Ubuntu
Deslogado
Não use drogas, use Linux!
|
 |
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2011, 11:19 » |
|
Ola rafaelsarilho, http://www.sane-project.org/sane-mfgs.html#Z-EPSONPelo site do sane project a serie TX 100 é suportada pelo GNU/Linux. Veja em lsusb como seu scanner foi reconhecido e veja sudo dmesg se ele foi reconhecido. Com estas informações pode ser que como root voce consiga escanear depois de instalar o xsane sudo xsane []'s Desculpe pela demora, com o resultado do primeiro comando foi: rafael@rafael-POS-AG31AP:~$ lsusb Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub Bus 003 Device 002: ID 04b8:085c Seiko Epson Corp. Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub Bus 001 Device 002: ID 058f:6366 Alcor Micro Corp. Multi Flash Reader Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
O resultado do segundo comando foi esse: http://games4linux.blogspot.com/p/epson-stylus-tx123.htmlColoquei ele no meu blog pois era muito grande o resultado. Até Breve... 
|
|
|
|
|
Kubuntu 12.04 LTS
|
|
|
Tota
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu

Deslogado
Liga dos Dinos
|
 |
« Responder #11 em: 06 de Julho de 2011, 17:04 » |
|
Pelo seu dmesg o modulo lp não encontro nenhum driver. No site da avasys existe para seu scanner como já citado acima Siga o topico lá do inicio, instale o iscan e a lib e teste como root sudo xsane []'s
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Madrigal
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #14 em: 10 de Setembro de 2011, 18:51 » |
|
Eu estava procurando solução pro escâner da minha Epson TX220 e este seu link foi a salvação. Assim que eu instalei continuou sem reconhecer, mas reiniciei o pc e a multifuncional e deu certo.  Valeu! http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/spc/DL1.doCorre a página para baixo e marca a caixa relativa ao TX-125 Existem, junto, vários outros modelos. Mais abaixo clica em "next" e vai seguindo as instruções para baixar os 2 arquivos .deb necessários.
|
|
|
|
|
|
|
|
|