Autor Tópico: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Final Disponível  (Lida 304958 vezes)

Offline luizlcds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #135 Online: 06 de MAR?O de 2011, 09:18 »
apos as primeiras atualizações o naty foi pro espaço agora nao aparece  nada a nao ser o papel de parede e para desligar so no botão power do gabinete o que fazer agora ???

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #136 Online: 06 de MAR?O de 2011, 10:16 »
apos as primeiras atualizações o naty foi pro espaço agora nao aparece  nada a nao ser o papel de parede e para desligar so no botão power do gabinete o que fazer agora ???
ctrl + alt + f2, vai te levar para um terminal, ai tenta atualizar de novo e reza pra consertarem isso!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #137 Online: 06 de MAR?O de 2011, 14:12 »
seguinte, depois de uma dica do meu mestre e guru de linux: Alarcon
descobri que estava fazendo uma caca, por isso ñ tava conseguindo instalar o Ubuntu 11.04 no VirtualBox, pois estava aproveitando configurações de máquinas virtuais pré-definidas.
sanado esse problema, consegui instalar, segue as telas abaixo, mas nada satisfatório, mesmo tedo feito as atualizações, cerca de uns 84mb:




como se pode ver nas telas acima, nada de menu superior o barra de atalhos a esquerda no unity.

depois entrando no modo classic sem efeitos obtive a tela abaixo:


uma coisa que notei, de uma hora p/ outra o som sumiu

no dia seguinte, já c/ a cuca mais fresca, resolvi entrar pelo modo classic e baixei o unity 2d:


bom no unity 2d, pelo menos consegui visualizar a barra esquerda do unity, mas cadê o painel superior, c/ seus icones de desligamento do sistema, e etc?


como se vê na tela add o terminal na barra do unity, pois assim consegui dominar o sistema, desligá-lo, etc.

umas considerações:
a integração dos menus das caixas de diálogo c/ o painel superior ainda ñ estão concluidas no unity 2d.
aqui deixo um comentário, qdo testei o unity pelo 10.10 rodando num pen-drive, ñ senti tanta dificuldade, hj senti, principal/ c/ o recuo da barra lateral do unity, iso pode ser uma faca de dois gumes.

outra coisa, que já temia: as teclas de atalho alt+f2, que nos ajudam a iniciar um aplicativo ñ estão funcionando no ambiente Unity. essa pelo menos p/ mim foi uma cacetada na cabeça, faço idéia que esse recurso pode ser muito mudado no unity.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #138 Online: 07 de MAR?O de 2011, 10:41 »
O que mais detestei neste Unity foi a ausência de menus nas janelas dos aplicativos que só são mostrados quando a janela é maximizada e então seus menus são mostrados dentro da barra superior do gnome. Esteticamente horrível na minha modesta opinião e confuso também.

Vejam para usar o Empathy e mudar alguma coisa na janela principal dele, em termos de configurações, é preciso maximizar sua janela para poder ver os menus e fazer as alterações necessárias. Nem preciso falar que fica muito feio ver maximizado aplicativos como esses de bate-papos, além do que acrescenta mais passos no que o usuário quer fazer, por exemplo, para não mostrar os contatos offline não basta apenas na janela principal ir ao menu, agora antes tem de maximizar a janela para o menu aparecer e seguir com os outros procedimentos para isso, portanto um passo a mais.
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2011, 10:43 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #139 Online: 07 de MAR?O de 2011, 11:12 »
nao é necessário maximizar. basta mover o cursor sobre a barra superior a o menu aparecerá.

também nao gostei muito desse comportamento, a vantagem é q economiza espaço. Um dos objetivos implícitos é forçar os programadores a colocar as funções mais usadas na barra de ferramenta e não escondidas em menus. Os menus são para uso esporádico e não freqüentes. Veja o exemplo do Crhome, o menu esta escondido e ninguém sente falta dele. 
; Linux is almost there!

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #140 Online: 07 de MAR?O de 2011, 13:32 »
nao é necessário maximizar. basta mover o cursor sobre a barra superior a o menu aparecerá.

também nao gostei muito desse comportamento, a vantagem é q economiza espaço. Um dos objetivos implícitos é forçar os programadores a colocar as funções mais usadas na barra de ferramenta e não escondidas em menus. Os menus são para uso esporádico e não freqüentes. Veja o exemplo do Crhome, o menu esta escondido e ninguém sente falta dele.  

Pode ser mesmo só questão de adaptação, mas que essa usabilidade é questionável, para mim é.

Não uso o Chrome, tenho até instalado aqui, talvez seja por que gosto da forma mais tradicional das janelas, com os menus, entretanto aí é questão de gosto, só não vale generalizar com o termo "ninguém". No chrome você pode acessar as configurações naquele ícone de ferramenta. Já no Unity fica tudo muito escondido.

Até depois que você falou sobre mover o cursor sobre a barra superior, eu lembrei que tinha mesmo visto isso, mas também notei que ao fechar um aplicativo o menu ainda permanece lá em muitas vezes, talvez um bug. De qualquer forma algo ainda muito confuso e feio isso de adicionar os menus das janelas dos aplicativos e o topo das janelas desses aplicativos na barra superior do gnome, isso aos meus olhos ok.
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2011, 13:34 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #141 Online: 07 de MAR?O de 2011, 17:48 »
nao é necessário maximizar. basta mover o cursor sobre a barra superior a o menu aparecerá.

também nao gostei muito desse comportamento, a vantagem é q economiza espaço. Um dos objetivos implícitos é forçar os programadores a colocar as funções mais usadas na barra de ferramenta e não escondidas em menus. Os menus são para uso esporádico e não freqüentes. Veja o exemplo do Crhome, o menu esta escondido e ninguém sente falta dele.  

Pode ser mesmo só questão de adaptação, mas que essa usabilidade é questionável, para mim é.

Não uso o Chrome, tenho até instalado aqui, talvez seja por que gosto da forma mais tradicional das janelas, com os menus, entretanto aí é questão de gosto, só não vale generalizar com o termo "ninguém". No chrome você pode acessar as configurações naquele ícone de ferramenta. Já no Unity fica tudo muito escondido.

Até depois que você falou sobre mover o cursor sobre a barra superior, eu lembrei que tinha mesmo visto isso, mas também notei que ao fechar um aplicativo o menu ainda permanece lá em muitas vezes, talvez um bug. De qualquer forma algo ainda muito confuso e feio isso de adicionar os menus das janelas dos aplicativos e o topo das janelas desses aplicativos na barra superior do gnome, isso aos meus olhos ok.

tenho visto as opiniões do colega e teem fundamento sim
p/ nerds adaptações são mais fáceis, mas p/ usuário básico é outra coisa

acabei de testar o livecd do ubuntu 11.04 no minha plataforma tudo intel, pelo boot e entrou tudo normal
o que a principio na interface acho que pode confundir é o barra superior ficar trocando de menu, de acordo c/ cada janela aberta
imagina duas janelas abertas numa mesma área de trabalho, pode confundir. p/ quem usa o gimp c/ duas ou mais imagens abertas sabe o que acontece, é por aí.
o dock até acho interessante, desde que tenha a opção de ficar fixo
o acesso aos programas segue a linha do gnome3
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #142 Online: 08 de MAR?O de 2011, 11:37 »
minha opinião (nerd) sobre o unity:

pro:
Tenta trazer algo de novo ao desktop. Encarando problemas que antes eram empurrados pra debaixo do tapete, como os icones no systray.
Realmente aproveita melhor o espaço dos monitores.
Não impactou na performance.
Na maioria das vezes vc não sente falta da barra de menu ou da barra de título.
traz pro usuário comum os conceitos de dock e lançador.

con:
ainda ta mal acabado. tenho uma dock inferior ao AWN e um lançador inferior ao gnome-do ou synapse. espero que melhorem isso.
nem todo aplicativo é compatível com o menu global.
quando preciso usar o menu de janelas não maximizadas, fica confuso.
eliminaram os applets e não colocaram nada no lugar, eu preciso do monitor de sistema :(
ainda não ta personalizável.

admiro a canonical por esta tentando mudar as coisas. torço para q der tudo certo.
; Linux is almost there!

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #143 Online: 09 de MAR?O de 2011, 08:57 »
Eu gostaria de saber:

parece que o desktop vai mudar, ele aceita icones e papel de parede?

posso mudar para o do gnome?

alguma orientação dos companheiros que estão experimentando?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #144 Online: 09 de MAR?O de 2011, 10:24 »
Eu gostaria de saber:

parece que o desktop vai mudar, ele aceita icones e papel de parede?

posso mudar para o do gnome?

alguma orientação dos companheiros que estão experimentando?

taí uma boa pergunta, qto aos wallpapers ñ vejo problema em trocar, mas ficar mudando de tema, isso pode sim vir a ser prejudicado num primeiro momento.

os designers do Ubuntu vão ter que trabalhar p/ por coisas novas no mercado e soozinhos.



mais alguns exemplos de telas do unity.

sendo que tive a curiosidade de intalar o gimp, p/ checar seu comportamento, c/ as 3 janelas padrões abertas; e junto c/ um outro programa aberto numa mesma área de trabalho.

vale ressaltar que o virtualbox aqui ñ está executando o unity, e essas telas foram capturadas no modo desktop padrão s/ efeitos.
 
mas em todos as interfaces de exibição o comportamento do menu é paratica/ o imposto pelo unity, salvo umas exceções como pude notar no synaptic.











Como se vê o menu do 'painel superior' muda de acordo c/ a janela selecionada.
No caso do Gimp, que já um programa, que tem um monte de gente que reclama, desse seu formato, o menu dele é extenso, como será integração c/ os applets?

Por exemplo, eu aqui que gosto de ativar Janelas ativas automatica/, no Unity esse recurso fica impossível de ser usado, por conta dessa mudança do menu do 'painel superior'.

Sincera/ ainda ñ sei até que ponto isso pode ser prejudicial a um novo usuário do Linux Ubuntu, esse troca troca de menu do 'painel superior', e como ele vai se integrar aos applets: aparecendo e sumindo, de acordo c/ o tamanho do menu usado por cada programa.

Nessa primeira olhada no Gimp, achei que esse tipo de programa pode ser um pouco prejudicado.

Agora mais umas capturas c/ telas maximizadas. O Unity, esse tipo de uso é mais adequado ao meu ver lembrando o kde4.







Um detalhe interessante, no 'painel inferior' consegui mudar de janela c/ um simples rolar do scroll do mouse. Como já temos hj no tradicional gnome.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #145 Online: 09 de MAR?O de 2011, 12:44 »
Só uma ressalva: já não é pra atualizar o título do tópico?

Outra coisa: realmente, mordi minha língua quando falei mal do unity. Só uso o 10.04 agora quando quero trabalhar sério, se não, passo a maioria do tempo no 11.04. Está muito bom, só precisa dar um acabamento melhor ao ícones e mudar algumas configurações da barra, tipo, poder adicionar menus e retirar.
Eu mesmo não uso os menus e aplicativos que tem.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #146 Online: 09 de MAR?O de 2011, 19:57 »
esse é o natty sem o unity né?

libonati

  • Visitante
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #147 Online: 09 de MAR?O de 2011, 20:24 »
Neste momento estou postando com o fedora. Já comecei a me adaptar com esta distro. Se o ubuntu com natty não me agradar diga adeus ao povo do fórum e vou virar um fedorento. ;D

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #148 Online: 10 de MAR?O de 2011, 02:01 »
Neste momento estou postando com o fedora. Já comecei a me adaptar com esta distro. Se o ubuntu com natty não me agradar diga adeus ao povo do fórum e vou virar um fedorento. ;D

Uso mint e nem por isso deixei o fórum.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Tópico Oficial: Ubuntu 11.04 Natty Narwhal - Versão Beta 1 Disponível
« Resposta #149 Online: 10 de MAR?O de 2011, 11:42 »
esse é o natty sem o unity né?

Sim, não gostei do Unity, prefiro o Gnome-Shell, mas não vou instalar agora, vou esperar o Natty se tornar a versão final.

Até a versão 10.04 ser lançada eu também preferia ficar com a versão mais nova. Mas agora acho que esperarei até a versão 12.04. Talvez mude por causa do GCC 4.5, isso vai depender, se o natty vier com o gcc 4.5.2 mudarei, se não, vou esperar o proximo LTS