Instalar Ubuntu 10.10

Iniciado por Deduchka, 06 de Novembro de 2010, 13:23

tópico anterior - próximo tópico

Deduchka

Olá!

Finalmente decidi-me a aderir ao Linux,trocando o windows pelo Ubuntu 10.10.

Com o live cd tudo corre bem, mas... depois de instalar tive problemas.

Instalei junto com o windows (a primeira opção). Criei três partições e a instalação decorreu com normalidade.

Ao reiniciar, aparece o dual boot, escolho o Ubuntu e... nada! Fica um ecrã preto com o seguinte: "Ubiquity main oprocess (1449) Killed by Term signalt-upgrade bios or use force_addr=0xaddr
Alert!
/dev/disk/by_uuid/a498f18c-bb85-4c1b-a9b9-1f1e854f28e5 does not exist. Droping to a shell!
BusyBox v1.15.3 (ubuntu 1:1.15.3.1ubuntu5) built in shell (ash)"
e depois fica a palavra "initramfs"
Se eu introduzir "help" e depois "exit", continua para o ambiente de trabalho do ubuntu, mas com algumas limitações/dificuldades.
Não consigo ligar à internet, embora consiga ligação com o router (WIFI).
Não consigo personalizar o ambiente de trabalho, diz faltar controladores...

Será que alguém pode ajudar com a transição?
Caso seja necessária mais alguma informação, estou ao dispor.

Agradeço antecipadamente qualquer colaboração prestada.

Aquele abraço
"O futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo e vai dormir!"

rjbgbo

de onde vc baixou a iso p/ criar o livecd?
também instalações dentro do windows são problemas
outra coisa, essas partições que vc fez, antecipada/ se instalou dentro do windows, podem ser obsoletas p/ isso.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

ZéWilson

Olá, amigo Dedushka

Sou um bebê no Linux, mas o que fiz talvez possa lhe ajudar ou lhe dar uma pista.
Tentei instalar em meu Notebook, e a mesma coisa aconteceu com os CDs que gravei.
Fui parar no site americano do Ubuntu http://www.ubuntulinux.org/desktop/get-ubuntu/download e fiz a instalação pelo instalador do Windows. Talvez você não queira este tipo de instalação, mas ela me permitiu aprender que o meu processador é um amd64 e por isso é necessária uma instalação específica, que presumo seja a de 64 bits. Talvez este seja o seu caso. Nesta página que mencionei você encontrara esta distribuição para 64 bits. Espero ter lhe ajudado.

rjbgbo

Citação de: ZéWilson online 06 de Novembro de 2010, 16:29
Olá, amigo Dedushka

Sou um bebê no Linux, mas o que fiz talvez possa lhe ajudar ou lhe dar uma pista.
Tentei instalar em meu Notebook, e a mesma coisa aconteceu com os CDs que gravei.
Fui parar no site americano do Ubuntu http://www.ubuntulinux.org/desktop/get-ubuntu/download e fiz a instalação pelo instalador do Windows. Talvez você não queira este tipo de instalação, mas ela me permitiu aprender que o meu processador é um amd64 e por isso é necessária uma instalação específica, que presumo seja a de 64 bits. Talvez este seja o seu caso. Nesta página que mencionei você encontrara esta distribuição para 64 bits. Espero ter lhe ajudado.

opa colega, me permita um esclarecimento
as versões chamadas de amd64 no ubuntu, servem p/ processadores de 32 ou 64bits sejam amd, intel ou outro
amd64 é tão somente nomenclatura de um tipo de versão
também versões de 32bits do ubuntu podem ser instaladas em processadores de 32 ou 64bits sejam amd, intel ou outro

Deduchka

Citação de: rjbgbo online 06 de Novembro de 2010, 14:34
de onde vc baixou a iso p/ criar o livecd?
também instalações dentro do windows são problemas
outra coisa, essas partições que vc fez, antecipada/ se instalou dentro do windows, podem ser obsoletas p/ isso.
Viva,
Obrigado pela tua ajuda.
Respondendo às tuas questões. Baixei de http://www.ubuntu.com/. Reiniciei com o live cd na drive, portanto fora do windows.
Criei as partições com as opções do live cd e ajuda em papel (que tinha imprimido anteriormente).

Quanto à questão levantada por ZéWilson, não, não é um amd.

[[[]]]

Deduchka

Viva!

Como uma imagem vale por mil palavras, tirei umas fotos às mensagens de erro que surgem no arranque do Ubuntu:
Esta parece referir um problema com a inicialização do SO, no entanto, não sei como reparar o problema!

A segunda surge quando na escolha do SO se pressiona "e". Coloco-a para verem se há algo errado.

Esta última surge quando introduzo "help" e depois "exit", após uns segundos carrega o SO.

Hoje, fez 131 actualizações, cerca de 117Mb. Portanto tenho internet. O que não funciona é o firefox!
O IM também funciona.

Se alguém me puder ajudar, agradeço queria eliminar estes problemas para retirar o windows. Mas só quando me conseguir desenrascar, porque preciso do pc.

[[[[]]]]

rjbgbo

hj andei as voltas c/ o kubuntu 10.10 aqui pelo virtual box e também vi esse erro na tua 3ª tela, sincera/ ñ sei o que é, tenho que pesquisar.
sincera/ são por essas e outras coisas que ñ migrei do ubuntu 10.04lts e nem vou migrar. a versão 10.10 só tô testando em maquina virtual e/ou pen drive

qto ao firefox, veja se resolve - http://wiki.ubuntu-br.org/FirefoxDicasETruques#head-a30ed7d6295e4d56fdfa0a54286419d4d83efcc9

tem uns tópicos também falando sobre como desativar o ipv6 no ubuntu 10.10, pode ser por aí.

Deduchka

Olá!

Já comunico através do Ubuntu.
Citação de: rjbgbo online 07 de Novembro de 2010, 16:40
...qto ao firefox, veja se resolve - http://wiki.ubuntu-br.org/FirefoxDicasETruques#head-a30ed7d6295e4d56fdfa0a54286419d4d83efcc9...
Muito obrigado. Foi só desactivar o IPv6, como sugeriste.

Agora só falta resolver as questões do arranque. Estou aberto a ideias e sugestões, é o meu segundo dia com Linux  :-[

Um abraço a todos

rjbgbo

dê uma procurada por literatura dos assuntos
update-grub
burg-manager

como te falei, também tive problemas c/ uma tela assim no kubuntu 10.10, que testei no virtualbox rodando dentro do ubuntu 10.04lts

Uploaded with ImageShack.us

ñ cheguei a instalar no virtualbox, mas no boot cliquei em f6 e adicionei o sugerido na tela force_addr=0xaddr e continuou a dar erro, testei mais duas distros pelo virtualbox - mandriva e opensuse e ñ vi isso, provavel/ se dá ao novo kernel usado pelo ubuntu 10.10, que inicial/ deu problemas de aquecimento de processador, conforme relatado aqui no fórum por alguns participantes - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73144.0.html

fica aí uma dica: o ubuntu 10.04lts é uma versão de longa duração e tá muito boa por aqui, tenho um hardware tudo intel e vou ficar c/ ela até a próxima versão lts, as outras somente vou experimentar através de virtualbox e/ou usb-creator.